quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O BARQUINHO DOS AMERICANOS...

                             USS INDEPENDENCE
 A Marinha americana estava ficando cansada de aturar os piratas somalianos e de outros países do Norte da África. Assaltavam, roubavam e matavam os marinheiros e não havia um método de resposta que não fosse os dos russos: cair matando de pau, mandar foguetes contra os barcos de pesca usados pelos piratas em mar alto, tanto ali como nas imediações da Indonésia. Mais ou menos como um Complexo do Alemão dos mares...
Alguns videos do bicho andando AQUI e AQUI .



Foi aí que um estaleiro do Alabam e a General Dynamics projetaram esse navio de 109 metros e 40 tripulantes, quase do tamanho de um navio de cruzeiro do Caribe. Movido por duas turbinas a gás e dois motores Diesel MTU de vinte cilindros em vê que devem somar mais de 50 mil cavalos, uma cifra secreta, ele alcança mais de 90 km/h ou 50 nós. Isso é uma velocidade fantástica para um barco tão grande. Essa capacidade é devida não só ao conjunto motor que o faz um hot rod do mar, mas também ao desenho do casco em forma de trimarã. São três cascos, um central e dois laterais que deslizam mais facilmente que um casco uno, pois são bem estreitos para sua largura, diminuindo o arrasto hidrodinâmico e dando mais velocidade e eficiência, como nos grandes veleiros de regata oceânica. A maneabilidade é assegurada por quatro hidrojatos orientáveis como um motor de popa de Itu. Isso permite curvas de entortar o pescoço, como um barquinho pequeno de 20 pés...


O casco e a superestrutura são construídos com a mesma tecnologia STEALTH que reduz a figura no radar inimigo, como nos modernos bombardeiros. O Littoral Combat Ship ou mais simplesmente o LCS2 carrega helicópteros capazes de combate firme, podem carregar até quatro toneladas de carga ou soldados, além de aviões do tipoVTOL, que decolam como os helicópteros: os Osprey ou os Harrier ingleses, que não precisam de pista. Pode chegar bem perto da costa, desembarcar carros anfíbios já que seu calado é de 4,5 metros e tem um bom armamento. A autonomia é de 10.000 milhas náticas ou quase 19 mil kmcom todo o conforto para a tripulação. 
A vida ficou mais difícil para a turma do “perdeu”...











3 comentários:

Antonio C. Jr. disse...

Fiquei sabendo deste blog por intermédio da "Revista da MOTO!", que é umas das minhas publicações preferidas há quase oito anos. A coluna do Mahar na revista é ótima, inspiradora e irreverente.... entretanto, aqui no blog ele se supera! Muito legal as postagens...fantástico os artigos sobre "o barquinho Stealth" dos gringos e do avião da Embraer!
Parabéns!!

Alexandre Cruvinel disse...

Impressionante uma jamanta dessas fazer o que faz. Quem já andou de lancha tem noção do que são 50 kt, rápido pacas.

Luby disse...

Show de bola, sera que já esta em operação ...
abs