Encarapitado literalmente na Serra do Caramulo, perto de Coimbra, está o museu igualmente do Caramulo. Ali estão alguns símbolos automotivos da longa noite da ditadura violenta e vingativa do Salazar. Os vemos juntos na primeira foto, logo abaixo: um Chrysler Imperial, uma Mercedes Benz Grosser 770K e uma Cadillac Series 75 1947. Todos os três serviram ao ditador, com alguns pormenores impagáveis...As fotos são de Jules Sandman, meu inimitável correspondente.
A Mercedes, pesadamente blindada na Alemanha, foi a metade de um par comprado pela PIDE, a polícia política lusa, depois de um atentado fracassado do Partido Comunista Português ao líder do Governo em 1935, no mais puto estilo Spy Vs Spy, com direito a bomba com pavio e tudo. Mas Salazar gostava mesmo era de carros americanos, então espalhou que não queria andar na Mercedes porque poderia parecer presente de Hitler que, como os aliados, cortejavam o mandamás luso. Isso vindo de um irmão ideológico do regime Nacional Socialista...um campeão das liberdades individuais que fazia o regime militar tupiniquim parecer um colégio de freiras...
Então a elite lusitana comprou um Chrysler Imperial 1935, um levemente Airflow, que serviu até que Salazar pudesse comprar depois da Guerra o que realmente gostava: Uma limousine Cadillac 1947 Series 75, que o transportou por muitos anos. O potente Chrysler, apesar de sua blindagem dos anos 30 pesar toneladas, foi guardado com as chaves no painel e o tanque abastecido...onde? Na prisão em que estavam os comunistas do atentado.... isso resultou em um portão arrombado, uma cara de Chrysler amassada e até hoje com sinais de lanternagem e o pessoal vermelho na estrada pra nunca mais voltar...depois a gente faz piada com nossos irmãos...nada disso pé piada, tudo verdade....
|
O imortal Chrysler Imperia Aairflow Blindado. O para brisas tem 15 mm |
|
Essa MErcedes 770 K pesa quatro toneladas e tem 150 cv. Alcança 140 por hora. Foram fabricadas 119 unidades. Fui abrir a porta e não consegui da primeira tentativa. Após ser instado a puxar feito homem, pensei que se as doibradiçãs falhassem eu morreria aplastado como um inseto.... só rodou 7.700 km e foi guardada por anos... |
|
Amada Cadillac 47, ainda com o plastico nos bancos de tecido, a mando do condutor lusitano.. |
|
Bugatti 1930 |
|
Bugatti 57 SC 1937 |
|
Citroën 15 Six de 2.800 cc com dupla carburação para fazer Rally de velocidade |
|
Ferrari 166 Inter |
|
Ferrari 365 Daytona |
|
Ferrari F40 |
|
Hispano Suiza H6 |
|
Lamborghini Miura SV |
|
Mercedes 380 K |
|
Mercedes CLK GTR |
|
MG TC 1947 |
|
Porsche 928 GT 1980 |
|
Lancia Montecarlo 037 de motor central e compressor mais Turbo |
|
Lotus Europa |
|
Rolls Royce Phantom II 1936 |
6 comentários:
Visitar Portugual já é uma coisa fantástica... Agora, visitar Portugal e ir a esse museu, é o quê, então ?!?!?! É como ir à França, no vale do Loire e não conhecer o museu da Matra... Um abraço, Mestre... Lindas fotos...
Caros amigos,
Tive a felicidade de conhecer este museu tendo como anfotrião, o Sr. Dr. João.
O dono do museu.
Foi sem dúvida uma tarde inesquecível.
Abriu todos os carros, entrei em todos eles e ele foi muito simpático.
Visita imperdível.
abraço
Muca
Um espetáculo mesmo... o meu preferido é a Mercedes 770 K, muito linda, chiquézima!
Portugal apesar do pouco território e população proporcional guarda muitas raridades em diversos museus. Em Lisboa existe o Museu dos Transportes (será este o nome oficial?) não muito longe da Torre de Belém. Nas competições possuem diversos autódromos e kartódromos aptos a receber competições internacionais que são de fazer inveja ao Brasil com seu território e principalmente sua grande produção de veículos.
parece que nós é que somos a grande Piada!
E eu que pensava que no Caramulo só tinha limusine preta...
Estando em Portugal esta visita é obrigatória. Só o passeio já vale metade da viagem.
@Ricardo:
Epa, eu dei essa mancada... Em compensação encontramos uma coleção de Cadillacs, que tal? Fica perto do Chateau de Planchoury.
Parabéns Mr, Nahar!
Postar um comentário