Seja feliz em três rodas... Ace Liberty
Mais do que as enormes e pesadas motos que conhecemos, a Harley Davidson inspirou outras coisas no mondo motor. Tudo começa nos anos 10 do século passado, na Inglaterra. O imposto para automóveis era altíssimo e havia um desconto para triciclos. Peter Morgan aproveitou isso e fez uma coisa que se convencionou chamar de TRIKE, ou seja, um veiculo de três rodas, mas com duas na frente e uma atrás, dando a tração. O Morgqan Thjree Wheeler foi fabricado até 1955.
Ace Liberty
E onde entra a Harley nisso? O motor era um JAP bicilindrico em vê bem igual aos da Harley. Eles inclusive fabricaram durante muitos anos um triciclo chamado SERVI CAR, muito usado pra trabalho. Por exemplo, se um mecânico tinha que ir entregar um carro a um cliente, ele rebocava um Servi Car atrás do carro e voltava nele, além de usos policiais de transito e pequenas entregas urbanas. O diabo é que não tinha suspensão traseira, tudo rabo duro igual às Harley dos anos 30 que forneceram a mecânica de mil centímetros cúbicos e lubrificação por perda total de óleo, um primor de “modernidade” mesmo nessa época..
Harley erviCar
Quando os Morgan saíram de linha o coração nostálgico dos Bretões levou a uma fabricação de um trike com motor de Moto Guzzi, o Triking. Produzido há mais de vinte anos, foi a razão do Peter da Ace Liberty fazer um pra ele mesmo. Experiente em construção de e dinâmica, ele tentou comprar um Triking e os ingleses fizeram solenemente pra ele. Então ele pegou um motor 1600 de Harley, juntou com uma caixa de cambio de cinco marchas de Toyota pequeno, uma tração traseira de moto BMW e aperfeiçoou a suspensão dianteira e a direção. Agora são triângulos superpostos e pinhão e cremalheira.
Triking Moto Guzzi
Os freios são a disco nas três rodas, as rodas são raiadas como deve ser. E o motor vai pendurado na frente, pujante e vibrante como só um Harley pode ser. A joça vai a duzentos por hora com certa facilidade, pois pesa mais ou menos 450 quilos e tem mais de 90 hp na versão mais mansa. Sempre lembrando que motor de Harley você faz a ratoeira que quiser, pois tem tudo isso e o céu também de veneno. Inclusive dá pra fazer um motor dois em Vê sem nenhuma peça original Harley, e chegar até dois litros. E uns 150 cavalos...Aí o céu é o limite, ou o remédio que você toma pra acalmar o delírio...
Sim, porque o carrinho anda muito, vai de zero a cem em seis segundos e faz curva como gente grande. Na traseira tem um pneu gordo de carro que lhe dá a aderência que esses triciclos desse povo “especial” que tem nas nossas ruas não têm. Essas maluquices motorizadas são inspiradas nas coisas que o Paulo Renha fazia nos anos 80 no Rio de Janeiro, sempre com mecânica traseira de VW, seu grande problema dinâmico.
Os Ace Liberty mudam de direção com facilidade, feriam muito bem com seus discos de gente grande e pneus modernos e têm uma direção suave e precisa. Com o tamanho mínimo deles, que faz um Ford Ka parecer uma limousine, a receita de veiculo esportivo leve está pronta. E custa barato, pode ser importado em forma e kit e paga imposto mais baixo que um veiculo inteiro. Precisa de mais?
Morgan Aero
texto publicado na Revista MOTO! que sai nas bancas esta semana....
2 comentários:
Olá Mahar,
Não nos conhecemos, mas temos pelo menos duas coisas em comum: a paixão por automóveis e o fato de termos blogs sobre o assunto. O meu é www.ciadecarros.com.br e o nome é "Automóvel, história e histórias". Dá uma olhada. Gostei muito do teu e, principalmente desta história dos Trikes. Vamos manter uma troca de informações? Meu e-mail é paulo@ciadecarros.com.br. Estou a tua disposição.
Saudações
Paulo
Motor Harley feliz...rs.. Mesmo vazando óleo...rs..
:P
Bjs
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