Na alma os fabricantes japoneses procuram uma catarse de seu passado. Nos anos 50 copiavam as motos inglesas, principalmente as BSA, nesse tempo ícones do mundo motociclístico. Foi o caso da Meguro, uma das melhores fabricantes de moto do Japão dos anos 60. A Kawasaki era fabricante de aviões e procurou diversificar sua linha de produtos comprando a Meguro, já nessa época fabricante de motos com eletricidade sem o Príncipe da Escuridão, Joseph Lucas... e mais, não vazavam óleo... e tinham óleo no cárter!
Kawasaki Meguro
A imortal politica dos fabricantes do Sol Nascente em copiar e ir melhorando os projetos deu no monstro verde de tantas motos velozes, como a Kawa 900 dos anos 70, muito desejada no Patropi.
A Honda teve sua poderosa mão nesse nicho de mercado, os Retro Racers, com a excelente GB500 nos anos 80, mas ficou nisso mesmo e não teve seguimento.
Honda GB500
No começo desta década a Kawa lançou uma retromoto que honrava seu passado filobritânico: a W650, fabricda até 2006. Muito querida dos customizadores nipônicos por ser uma moto inglesa modernizada, porém vibrante, ela era um pouco pichada por não ter muita potencia mas bastante torque: 48 hp era o máximo.
Agora a Kawa está apresentando uma moto para os seguidores da lenda de James Dean, o povo do Jeans e casaco de couro preto, brilhantina no cabelo e óculos Ray Ban: a W800. Com 60 hp e muita atitude, a W800 tem a aura retrô sem os grilos da manutenção paranóica, onde você tenta adivinhar o que vai quebrar ou o curto do começo do incêndio...
Kawasaki W650
Um comentário:
Mahar, Nota dez para o C-Type no topo.
Foi um carro de sucesso em competições a partir de um modelo comum, acessível, coisa rara no mundo esportivo. Acho que somente o Brabham fez parecido. Algo com ouvir Dave Brubeck em Dave digs Disney.
parabéns, CD
Postar um comentário