Nos anos 40 a Rolls Royce fez um motor V12 de 600 CV. Aspirarado a gasolina (muita...), era para ser usado em um tanque inglês, o Cromwell abaixo. O delicado motorzinho é bem semelhante a um dos que impulsionaram o Spitfire e o P51 Mustang, menos o compressor mecânico, já que ele iria funcionar ao nível do mar e não demandava maior quantidade de oxigênio. Ao contrário da maior parte dos motores aeronáuticos usados em hot rods,
esse foi montado de forma que parecesse um bom e velho V8 americano: ignição convencional ao invés de magnetos, dois carburadores Holley gigantes (27 litros de cilindrada...) e uma bomba d´água dianteira normal. Como o delicadíssimo motor gera calor como gente grande há dois radiadores, um de quatro fileiras de Ford 32 e outro enorme na traseira com dois ventiladores elétricos. E assim mesmo no estágio inicial em que esse vídeo foi feito ele ainda esquenta e solta vapor por não estar ainda purgado todo o sistema de ar na água da refrigeração... Legítima ideia de jerico...
O motorzinho perto de uma alfa Giulietta |
Um comentário:
Isso me lembrou dois carros em específico:
O Tank Car do Jay Leno (Continental AV1790 V12 aircooled do M47 Patton + 2 turbos):
https://www.youtube.com/watch?v=hAG0O5d0wHY
O Bentley do Brian Johnson (vocalista do AC/DC), também com um Meteor V12 - o v[ideo comeá com um carro elétrico e termina com o bentley do Johnson:
http://www.topgear.com/uk/video-search?Phrase=fisker%20karma&Urn=fisker-karma-series-18-episode-4
Bonus - hot rod com V12 flathead de Linciln Zepyr (um dos roncos mais legais que eu já ouvi:
https://www.youtube.com/watch?v=fYitWD9g9ns
Postar um comentário