Mercedes CLA. A Mercedes vira a esquina
Um dos
melhores jornalistas especializados em automóvel no Brasil é o português
Fernando Campos. Mora em Goiânia onde produz o bom programa de TV Rodas & Motores. Talento
desperdiçado, superior ao mercado, o culto luso é analista de primeira
qualidade. Dele é a chamada Teoria da
Esquina, sintetizada como o momento em que o desenvolvimento tecnológico
chega a um ponto que se diferencia do caminho comum, vira a esquina e cria nova
avenida imediatamente frequentada. Assim ocorreu com o Ford Modelo T, os
Citroën 2 CV, 11L, ID/DS, o Volkswagen, o Jeep, a Rural ...
A meu ver
o Mercedes CLA está nesta situação.
Recém
apresentado no Salão de Detroit, lançado na Mercedes-Benz Fashion Week, semana
passada em Berlim, lista de encomendas aberta e entregas a partir de abril.
O Porquê
É
automóvel de entrada para marca hoje dita Premium.
Motores de 1.6 a 2.0, 120 a 211 cv seguindo futuras regras européias,
transmissão mecânica, 7 marchas, de duas embreagens, funciona como automática.
O topo é versão AMG, e comercialmente várias versões diferenciando-se por
motorização casada com complementos de decoração, segurança e confortos. Motor
transversal, tração dianteira com opção de tração em todas as rodas.
Foge à
ditatorial simplificação ou do preço menor através da economia global, e do
carro menor ter desenho diferenciado, menos tecnologia, equipamento ou
engenharia que o médio ou o grande. O CLA não é um sub Classe A, posicionado em
compartimento superior, junto com os B, C, E e S.
Houve
excepcional cuidado no projeto, um desafio a todas as áreas, de projeto a
construção, incluindo desenvolvimento aerodinâmico, obtendo-se Cd 0,22, o menor
da marca e grande auxiliar de performance, redução de consumo e de emissões.
Porta invejável pacote de eletrônica e segurança, como veículos de maior classe
e cilindrada, em especial sistemas de frenagem baseados em radar, e pelo
entrosamento eletrônico para adequar-se aos usuários, de idade menor, e seus
equipamentos digitalizados.
Na
prática a Mercedes saiu do caminho anteriormente aberto – sem bons resultados
com os Classe A e B, em futurísticos desenhos, mas hoje falando a linguagem de
estilo da marca – e tomou uma via própria. O CLA é Mercedes em aparência e
proposta porém adequado a clientes desejando um Mercedes, ou entendendo não
precisar de carros maiores em tamanho, consumo e emissões – um dado que o
mercado brasileiro desconsidera.
Terá
grande amplitude, no caminho forçado pela legislação de auto preservação dos
novos tempos: carros e motores menores sem perder performance ou potência.
Ultrapassará
as fronteiras alemãs fornecendo base para a Nissan fazer modelo de entrada na
marca Infiniti, sua marca de luxo. Para nós, sul americanos, muita importância.
Como a Coluna antecipou em outubro, o
Nissan luxuoso e o CLA serão construídos em 2015 na fábrica que a Nissan
operará em Resende, RJ, no próximo ano.
Como dirá
o articulado Campos, “com o CLA viramos
uma esquina, ó pá”.
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Mercedes CLA. Novo
caminho, nova tendência.
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Rely, a Chery do B, vendida pela Venko
Mercado
de automóveis tem dobras e voltas inimagináveis. Uma delas se apresenta agora.
A Chery chegou ao Brasil representada pela Venko, braço de bem sucedida empresa
de fornecimento de merenda escolar. Montou rede com mais de 100 pontos, vendeu
quase 45 mil unidades. Porém a montadora chinesa achou que era muito mercado
para um representante, veio, assumiu o negócio, toca, importa e constrói
fábrica em Jacareí, SP.
Quando se
pensou que a Venko ficaria usufruindo do recebido no devolver o negócio, ela se
acertou com a compradora: representar a marca pelos pequenos comerciais da
marca e veículos maiores, não incluídos no plano de produtos da filial
brasileira. Utiliza a marca Rely e começa com 30 concessionários.
Os
picapes são restritos, com motor 1.0, 64 cv – potência inferior aos 1.0
brasileiros. Pelas pretensões de transportar 800 kg de carga mais motorista e
ajudante, os cavalos chineses sofrerão. Outro produto em breve, Van 7 lugares,
mesma motorização.
Diz a empresa, garantia de um ano ou 30 mil km;
iniciar operações com estoque de peças e componentes cobrindo 90% dos
atendimentos. Preço do Rely Pick-Up em R$ 29.990,00, – mesmo valor de picape VW
Saveiro, motor 1.6.
Informa, das quatro marcas importadoras de
miniutilitários chineses a Rely estará no topo, com produtos com ar
condicionado, direção hidráulica. Estuda montá-los no Uruguai, onde tinha
acordo comercial para montar o Chery Tiggo quando o distribuía.
No primeiro semestre quer expandir a rede de
distribuição pelo Sudeste e Sul. Após, Norte e Nordeste e ampliar na região
Centro-Oeste.
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Picape Rely
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Roda-a-Roda
Padrão – Salão de Detroit,
primeiro do ano, sinalizou: novos carros não são 2013, mas 2014. Evitam o
número 13 temido pelos estadunidenses – ou, as montadoras seguiram o modelo
político brasileiro.
Aqui – Apressados, sem
pensar no país, apenas em interesses pessoais, pulou-se o cronograma do ano de
realizações, anterior ao ano de campanha, e o ex presidente Lula, para evitar
as explicações que a todos deve, iniciou campanha: criou o factóide de espraiar
sua capacidade de gestão, ao humilhar o novo prefeito paulistano dando as
regras; quer tutelar oficialmente o governo federal; fazer caravana pelo país.
Guinada – Deu certo o golpe de direção dado pela Renault,
mudando o rumo comercial. Plantou nos mercados extra Europa e colheu, vendendo
em 2012 quase 1,3M, mais de metade do seu total. Atestado do acerto, na Europa
as vendas da marca caíram 18%.
Destaques – Brasil e Rússia são 2º e 3º mercados – lá,
controlando a Autovaz, dos Lada, maior do país. Na Europa, por números e
futuro, é o maior vendedor de veículos elétricos, 28% do mercado com Fluence
Z.E. e Kangoo Z.E.
Anjo Amarelo - O Mercedes-Benz
Classe A levou o maior prêmio automotivo da Alemanha, o Gelber Engel – Anjo Amarelo,
por ser o de preferência do mercado. Em imagem, símbolo de ótima soma entre design, imagem, custo x benefício,
funcionalidade, eficiência, segurança, relação com o meio ambiente.
Aqui – No Brasil dia 30,
em badalada festa em S Paulo. Venderá muito.
Lição – Ocupa o lugar
mercadológico vislumbrado pela Mercedes, quando preencheu os níveis de entrada
com o pioneiro e segundo Classe A. Cálculo certo, automóveis ótimos –
derrotados pelo estilo. Embora mais avançado tecnologicamente o novo Classe A é
o acaretamento da proposta inicial. Porque? Mercado aceita evolução, mas repele
revolução.
Surpresa – Problemas não faltaram: ausência de produtos,
atritos com a pequena rede de distribuição, aumento do IPI, do dólar, mas a Chrysler
conseguiu crescer: 31% de expansão, em torno de 7 mil unidades vendidas. Causa – Produtos, aumento da rede de
revendas – de 25 para 40, e chegar a 55 neste ano. Quer crescer 40% (sic) com
10 mil vendas. Aposta no SUV Dodge Durango, Grand Cherokee turbo diesel, linha
Jeep liderada pelo Compass. Mais que crescimento, é o sinal da volta ao
mercado.
Prêmio – A FIPA – federação
de jornalistas de automóveis da América Latina entregou prêmios durante o Salão
de Detroit, em meio a executivos das marcas expositoras, recepcionada pela
Univision Communications.“Auto de Las
Americas” foi o Hyundai i30; “SUV de Las Americas” eleito o Mazda
CX-5. “Piloto de Las Americas”,
Benito Guerra Jr, mexicano vencedor em 2012 de três rallies: Mexico, Argentina
e Espanha.
Lama ? ... – A Audi inicia
vender e apresenta o A6 Avant, station
wagon como capaz de enfrentar terrenos difíceis... 20% do peso em alumínio,
versões tração dianteira e allroad
quattro com tração total e maior altura livre. Motor 3.0 V6, injeção
direta, compressor mecânico, 310 cv de potencia e 440 Nm de torque, vai de 0 a
100 km/h e, 5,9s e final de 250 km/h. Transmissão de 7 marchas. Na lama por R$
350 mil ? Só vendo.
Sobrevivência – Para evitar
novo Tsunami, a General Motors acelera planos de demitir 20 mil metalúrgicos, e
quer encerrar entendimentos com governo alemão e sindicato em fevereiro. Começa
fechando a unidade de Bochum, onde faz novo Meriva, ao final de 2014. O
entendimento anterior era parar em fins de 2016.
Evidências – Com a certeza de
não ter outro socorro oficial como o ocorrido ao início do primeiro governo
Obama quando praticamente estatizada, quer livrar-se dos problemas com luz
vermelha. A Europa é um deles. As marcas alemã Opel e inglesa Vauxhall somam
prejuízos bilionários, e em 2012 perdeu 14% de vendas contra a média de mercado
de 8%.
Quanto ? – Dado não divulgado, o
valor pago pela sueca SKF para manter seu adesivo nos carros de Fórmula 1 da
Ferrari, onde está desde quando a Ferrari era oficininha em Modena. Valor não
divulgado.
Vocação – A Peugeot patrocinará o Flamengo pelos próximos
três anos. Tem tradição no campo, fundando o time de Sochaux, sua antiga sede.
Fréderic Drouen, número 1 da marca entende, montadora e time comungam em comum
o atual slogan Movimento e Emoção.
Responsabilidade – O Ford New Fiesta a ser produzido
a partir de abril na velha e referencial planta do Jeep em São Bernardo do
Campo, SP, sairá dos portões com grande responsabilidade: não comprometer a
imagem do produto no restante do mundo. É o compacto mais vendido na Europa em
2012.
Pipoca – A Citroën projeta vídeos no teto
de cinemas em Rio e S Paulo. Quer dar a sensação de amplitude visual consentida
pelo para brisas Zenith do novo C3, com 80 graus de ângulo de visão. Um test drive virtual com a nova e
exclusiva característica. O filme vai para as redes sociais. Quer ver fora do
cinema ? http://www.youtube.com/watch?v=-2AsAr2vTFk
Presença – No ano de
comemorações dos 60 anos oficiais no Brasil, a Volkswagen computa ser o maior
fabricante de nossa indústria automobilística. Em 2012, 852.086 unidades e, no
largo período, mais de 20 milhões.
Ocasião – Aproveitando as
férias Peugeot faz promoção aos carros da marca: troca de óleo semi sintético
do motor e filtro + inspeção de 22 itens a R$ 190 – direção, suspensão, freios,
direção, ar condicionado.
Arrepio – Quase 500 mil
pessoas acessaram o You Tube para ver o primeiro episódio dos quatro da
historinha de disputa rediviva entre Nelson Piquet e Nigel Mansel, ex campeões
de Fórmula 1, dirigindo o novo Ford Fusion. Produção cuidada, em muito lembra o
inesquecível Grand Prix , filme de John Frankheimer em 1966. O segundo filmete,
com apresentação técnica dos carros está em http://www.youtube.com/watch?v=dqcjxvH1AjE
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Piquet na filmagem
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Trabalho – Além dos automóveis a JAC Motors distribuirá e
depois montará pequenos caminhões – os VUC, veículos urbanos de carga - em sua
futura fábrica baiana. Aproveitar as restrições de circulação impostas nas
cidades.
T 140 – Produto tem peso bruto de até 3,5t, motor diesel
4 cilindros, Cummins, 2.8 e 140 cv. Quer vender 500 neste ano.
Ajuda – Comprar
uma Kawasaki ? O Consórcio da marca ajuda, com grupos desde a Ninja 300 com
prestações de R$ 245,00 até a Ninja ZX-6R, a mensais de R$ 634. Mais ? atendimento@consorciokawasakibrasil.com.br
5 comentários:
Quando trombares com esse "jornalista" perguntes à ele O que o ex" presidente metalurgico" fez contra a pessoa dele,melhor seria se ele praticasse o oficio do jornalismo (apurar corretamente os fatos ,antes de publica-lo )e informar corretamente aos leitores que o lançamento da CAMIONETE da empresa JAC não enquadra-se na denominação V.U.C.porque não foi homologada como caminhão e sim camioneta ou camionete,em vez de cuidar da vida alheia...
LIRA DO DELÍRIO
"Aqui – Apressados, sem pensar no país, apenas em interesses pessoais, pulou-se o cronograma do ano de realizações, anterior ao ano de campanha, e o ex presidente Lula, para evitar as explicações que a todos deve, iniciou campanha: criou o factóide de espraiar sua capacidade de gestão, ao humilhar o novo prefeito paulistano dando as regras; quer tutelar oficialmente o governo federal; fazer caravana pelo país." E BOTA DELÍRIO.
petralha é dose...
quanto aos veículos: vuc é um enquadramento por medidas. a classificação por pbt é dada pelo fabricante para, como você deve saber, ao sabor do seu interesse mercadológico. assim, é de 3,5 t de pbt para permitir ser conduzido por motoristas de classe b. maior o pbt exigiria profissional classe c, de maior remuneração.
quanto ao ex presidente, é metalúrgico presidente, e não ao contrário, que seria um descenso. e no pouco tempo em que exerceu tal mister, deve te-lo feito com mais discurso que habilidade, como exibe pelo dedo que alega ter perdido na função.
já basta ser doutor honoris causa, por fundamento desconhecido, mas com certeza a causa não vem de honra.
informe-se melhor, fuja da cartilha da língua pátria adotada pelo seu líder, e surrupie a crase antes do masculino, por inaplicável. nasser
"Além dos automóveis a JAC Motors distribuirá e depois montará pequenos caminhões – os VUC, veículos urbanos de carga "
camionete não é"pequenos caminhões "sr,sei disso até por dever de oficio para comparar um VUC OU (PEQUENO CAMINHÃO) tem 3.30m de entre-eixos com 6.30m de comprimento total enquanto o referido veiculo tem 2.49m de entre-eixos ,quase igual né?
Com "jornalistas" como o sr, que já escreveu sobre motores SCANIA com 16 cilindros e chamou o Luc de Ferran de brasileiro,precisei mesmo trocar "as fontes"E "me informar melhor" sem dúvida,o sr não me respondeu sobre o ex presidente,apenas tergiversou e o ofendeu (mais uma vez)condenar meu português por causa de uma crase ?,vou perder o sono sr JORNALISTA...
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