No atual NAIAS, North American International Auto Show, em Detroit, a Volkswagen mostrou um novo conceito de SUV, chamado Cross Blue, acima do Tiguan e abaixo do Touareg, projetado especificamente para o mercado norte americano.
O Cross Blue tem um trem de força híbrido plug-in que combina um motor TDI a dois motores elétricos, uma transmissão DSG e um sistema de tração em todas as rodas chamado de ‘cardan by wire’. Seu consumo é de 2,1 litros a cada 100 km, ou 47,6 km/litro. Para alimentar dois tipos de motores, ele possui duas ‘entradas de combustível’, uma para diesel no lado direito do carro e uma que cobre dois soquetes elétricos no lado do motorista – o primeiro para carregar as baterias de íons de lítio e o segundo para conexão de aparelhos elétricos.
O Cross Blue foi desenhado na Alemanha sob a liderança de Walter da Silva (chefe de design do Grupo Volkswagen) e Klaus Bischoff (chefe de design da marca Volkswagen) em estreita colaboração com a Volkswagen da America. Ele tem 4.987 mm de comprimento, 2.015 mm de largura, 1.733 mm de altura, bitolas largas de 1.686 mm (dianteira) e 1.696 mm (traseira), rodas de 21 polegadas com pneus 235/45.
O motor de combustão interna é um trurbodiesel de 190 cavalos e 400 Nm, os elétricos são um dianteiro de 40 kW e 180 Nm e um traseiro de 85 kW e 270 Nm, acionados por uma bateria de 9,8 kWh.
O Cross Blue tem três filas de dois bancos em sua provável versão de produção, mas a segunda fila poderá ter opção de três bancos, deixando o veículo com espaço para sete pessoas. O espaço para cabeça é bom em todo o carro, com 1.077 mm na frente, 1.020 mm no centro e 917 mm atrás. O espaço para pernas é muito bom também, com 947 mm na fila do meio e 917 mm na de trás. O acesso à fila de trás é feito através de deslizamento dos bancos da fila do meio, que pode ser feito com um movimento de mão.
O porta-malas, atrás da terceira fila de bancos, tem capacidade de 335 litros; com a terceira fila dobrada, a capacidade sobre para 815 litros; com a segunda fileira também dobrada, chega a quase 2.000 litros. No console central vai uma tela de toque de 10,2 polegadas, e atrás de cada encosto de cabeça há um Apple iPad Mini.
Além de sua extraordinária economia, o Cross Blue apresenta excelente desempenho: 305 cv de potência e 700 Nm de torque significam zero a cem em pouco mais de 7 segundos, 120 km/h máxima em modo elétrico e 203 km/h em combustão interna. Com bateria totalmente carregada, cobre 22 km no ciclo de teste americano, ou 33 km no ciclo europeu. Com os dois sistemas funcionando, a autonomia pode chegar a 1.063 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário