Alta Roda nº 716 —
Fernando Calmon — 15/1/13
VENCEDORES
E VENCIDOS
O ano passado recebeu
impacto de fatores que ajudaram a desarrumar um pouco a segmentação de modelos
no mercado brasileiro. O aumento de IPI atingiu em cheio os importados e vários
ficaram sem condições de competir. Cotas para produtos mexicanos também
prejudicaram o abastecimento de certos modelos. Alguns segmentos se esvaziaram.
É o caso de monovolumes médios (pararam Zafira e Xsara Picasso) e de stations
médias, sem a Mégane Grand Tour. Stations pequenas também perderam fôlego
(Parati ficou pelo caminho).
Por outro lado, lançamentos
esbarraram na impossibilidade de aumento rápido de produção. Assim, EcoSport
perdeu a liderança histórica desde que surgiu em 2003, mas deve recuperá-la até
o fim do ano deste ano. S10, apresentada no começo de 2012, teve tempo de
reação e segurou sua posição desde 1995. Ao contrário, HB20, Onix e Etios só
este ano poderão realmente subir posições no ranking, pois chegaram no último
trimestre.
Novos líderes de
segmento: Fusion, Mercedes-Benz Classe E/CLS, BMW Série 7, SpaceFox,
Freemont/Journey, Duster e Hilux SW4. Veloster dominou entre os esportivos, categoria
desmembrada dos verdadeiros carros esporte de preço e potência maiores.
O Gol,
individualmente, liderou pelo 26º ano consecutivo e ao lado da versão sedã, o
Voyage, forma dupla quase imbatível. Bom frisar que o modelo líder não é, e
nunca foi, o mais barato do seu segmento. Em um mercado movido pelo menor preço
desde os primórdios, esse resultado de vendas se torna ainda mais relevante.
Ranking da coluna
Alta Roda, compilado por Paulo Garbossa, da ADK, segmenta por distância entre
eixos, largura e preço. Classificação percentual baseia-se em emplacamentos e inclui
apenas modelos mais representativos.
Compactos: Gol/Voyage, 17%; Palio/Siena, 13%;
Uno/Mille, 11%; Celta/Prisma, 7,7%; Fox/CrossFox, 7,5%; Fiesta hatch/sedã, 7,2%;
Logan/Sandero, 6%; Corsa/Classic, 5%; Cobalt, 3%; Ka, 2,5%; Agile, 2,4%; March/Versa,
2,3%; Punto/Linea, 2,2%; 207 hatch/sedã,
1,8%; C3, 1,6%; City, 1,4%; Polo hatch/sedã, 1,07 %; Clio/Symbol, 1,03%. Dupla Gol/Voyage
resistiu.
Médios-compactos: Corolla, 16%; Cruze hatch/sedã, 15%; Civic,
14%; Golf/Jetta, 10%; Focus hatch/sedã, 9%; Peugeot 308/408, 6%; i30, 5%; Fluence,
4%; C4/Pallas, 3,2%; Bravo, 3%. Corolla acossado pelo Cruze.
Médios-grandes: Fusion, 22%; Mercedes C, 17%; Azera, 16%;
Sonata, 13%. Fusion voltou ao topo.
Grandes: Mercedes E/CLS, 22%; Cadenza, 21%; Omega, 17%;
300 C ,
14. Vitória apertada do Mercedes.
Topo: Série 7, 48%; Panamera, 34%; Mercedes S/CL,
6%. BMW aproveitou a chance.
Stations
pequenas: SpaceFox, 53%; Palio
Weekend, 37%; Parati, 7%. SpaceFox virou o jogo.
Stations médias e grandes: Freemont/Journey, 50%; Mégane
Grand Tour, 38%; Jetta, 5%. Amplo
domínio.
Monovolumes
pequenos: Fit, 28%;
Idea, 19%; C3 Picasso/Aircross,15% Fit com mais folga.
Monovolumes
médios: Picasso Xsara/C4,
35%; Zafira, 34%; J6, 22%. Equilíbrio ao final.
Picapes
pequenas: Strada, 48%; Saveiro,
27%; Montana, 20%. Strada inabalável.
Picapes
médias: S10, 29%; Hilux, 24%;
L200/Triton, 13%. S10 continua firme.
Utilitários
esporte pequenos: Duster,
24%; EcoSport, 19%; Tucson/ix35, 11%. Duster fez história.
Utilitários
esporte médios: Hilux
SW4, 28%; Captiva, 27%; Sorento, 17%. Hilux surpreendeu.
Utilitários
esporte grandes: Pajero Full/Dakar,
45%; Edge, 25%; Discovery, 8%. Pajero avançou.
Esportivo: Veloster, 87%; SLK, 8%; RCZ, 4%. Amplo
domínio pelo preço.
Esporte: Camaro, 56%; Mustang, 14%; BMW Z4, 6%.
Camaro ainda mais firme.
RODA
VIVA
Segundo previsão de
Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, o segmento de subcompactos
modernos pode dobrar sua participação no mercado nacional até 2020. Caso do Up!,
a ser fabricado em Taubaté (SP) e que estará à venda em 2014. Mas haverá ainda lançamentos
de outros fabricantes, inclusive chineses.
Razões para
crescimento de subcompactos: gastam menos combustível e ajudarão a diminuir consumo
médio da frota à venda de cada empresa, de acordo com as metas do governo para
2017; ocupam menos espaço nas ruas, estacionamentos e garagens de prédios, o
que se torna vantajoso em função do aumento de veículos em circulação
Campeões de vendas
nos EUA (os 10 mais) também já são conhecidos. Entre os automóveis, Camry e
Accord confirmaram as duas primeiras posições, que ocupam há uma década. Em terceiro,
o Civic, que vendeu como nunca em 2012 e resistiu aos comentários de que não
agradou. Em seguida, Altima, Corolla, Focus, Fusion, Cruze, Prius e Sonata.
Motores de 1,5 litro de cilindrada
voltam a despertar interesse no Brasil entre fabricantes aqui instalados. Além
de PSA Peugeot Citroën, Ford também vai incursionar nesse campo. Passat,
lançado aqui em 1974, utilizava inicialmente motor de 1,5 l , depois substituído
pelo de 1,6 l .
O JAC J3 flex também se vale dessa cilindrada, mas importado da China.
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fernando@calmon.jor.br
e www.twitter.com/fernandocalmon
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