Esse V-16 foi a obra máxima de Howard Marmon, que resolveu concorrer em refinamento com o V-16 da Cadillac. Para isso contratou o engenheiro que o projetou, Owen Nacker, que foi trabalhar na Marmon. A principal diferença era ser o Marmon construido todo em alumínio e ter mais cilindrada, 492 pol³ ( 8.068 cm³ ) vs 452 pol³ ( 7.412 cm³ ) e 200 cv em vez de 185. Só 400 motores foram fabricados até que a casa caiu em 1933, auge da crise financeira iniciada em 1929, com o projeto faraônico do V-16, sem a Grande Mãe por trás para bancar as contas ... No resto o Marmon era semelhante, com 90 graus no "V", comando no bloco e vãlvulas no cabeçote.
Esse motor do FOR(d) (mar)MON Special teve a taxa de compressão aumentada, uma injeção eletronica instalada e um comando mais bravo fabricado, resultando em 410 cv a 3.500 rpm e ridículos 164 kgmf de torque, coisa de Scania V-8. Esta cavalaria é transmitida através de uma caixa T6 de Viper e um diferencial Ford 9". O carro foi feito à mão e alongado 15 polegadas pela McKee Engineering Quarter Master, menos as belas rodas raiadas e o escapamento em inox. Foi apresentado no Chicago Auto Show 2010/2011. Atente para os farois de superfície complexa feitos nos anos 30.
http://www.hotrod.com/featuredvehicles/hrdp_0807_1934_ford_roadster/#ixzz1YX77sBnV
Um comentário:
Muito bonitas as fotos, o roadster é muito mais charmoso que o carro original.
Já o V16 tinha ângulo de 45 graus assim como os Cadilac V16 da mesma época. Se o ângulo fosse 90 graus haveria sempre dois cilindros explodindo ao mesmo tempo, já com 45 graus isso não acontece e o motor fica mais suave - algo realmente importante num carro da categoria dele na década de '30.
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