quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

STUDEBAKER LARK WAGONAIRE, O ULTIMO TANGO EM SOUTH BEND

uma boa ideia do tamanho dele




Nos estertores da outrora gloriosa Studebaker, já nessa época centenária pois começou fazendo carroções e carruagens em meados do século 19, a situação exigia soluções geniais para enfrentar o rolo compressor dos Três Grandes do mercado americano. 
Perto da metade dos anos 60 o ultimo recurso da marca de South Bernd, que foi muito popular no Brasil, inclusive montada aqui, era a linha de compactos Lark, para os americanos, poucos, que não sonhavam com as barcas dessa época. Mas valia tudo para ganhar mais algumas vendas. 
Foi aí que surgiu pelas mãos de Brooks Stevens a ideia de ampliar a capacidade de carga das station wagons dando-lhes uma parte do teto corrediço. É fácil entender, como se vê no velho filme de propaganda, que havia a capacidade de carregar até uma geladeira, ou um cavalinho pequeno...
Aproveite e veja o resto da linha Lark, nessa época com um V8 disponível, cambio automático e assistências na direção e nos freios, além de ar condicionado. O grande detalhe era o V8 dispor opcionalmente de um compressor mecânico Borg Warner que lhe aumentava a potência de 180 para 275 CV brutos. Isso em um carro menor que um  Opala, pesando menos de 1300 quilos.
Repare como a grade lembra Mercedes: eles eram os distribuidores nos Estados Unidos. Pena que fosse ruim de suspensão em termos esportivos...




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