Foi descoberto há poucas semanas um legítimo "Barn Find" da melhor qualidade: o primeiro automóvel projetado por Ferdinand Porsche. Foi um protótipo executado pela tradicional empresa de componentes elétricos de Jakob Lohner em Vienna, que inclusive teve uma filial brasileira.
Foi em 1898, quando o motor a gasolina não tinha sido viabilizado por Charles Kettering por meio de seu sistema de bobina e platinado, o que o tornou tão confiável quanto o motor elétrico, já nessa época bem mais velho e desenvolvido. O veículo elétrico também dispensava esforços maiores na partida, problema só resolvido em 1912 pelo mesmo Kettering.
O P1, como está sendo chamado, foi construído a partir de um quadro de madeira, com um motor de cinco cavalos intermitentes no eixo traseiro, o que lhe permitia até 25 km/h, uma velocidade tremenda nos tempos de tração hipomóvel - muito popular no Sul do Brasil...
o P1 foi guardado em um galpão perto de Vienna em 1902, e lá ficou até agora. os bancos ao estilo de carruagem se perderam, mas a Porsche os replicou em acrílico e está expondo o veículo em seu museu, prova palpável do começo da carreira de um gênio, não importa onde gostava de colocar seus motores ou seu trabalho com o Partido Nacional Socialista, do qual não teria escapatória na Alemanha dos anos 30 e 40.
o P1 foi guardado em um galpão perto de Vienna em 1902, e lá ficou até agora. os bancos ao estilo de carruagem se perderam, mas a Porsche os replicou em acrílico e está expondo o veículo em seu museu, prova palpável do começo da carreira de um gênio, não importa onde gostava de colocar seus motores ou seu trabalho com o Partido Nacional Socialista, do qual não teria escapatória na Alemanha dos anos 30 e 40.
Herr Ing. Prof. Doktor Porsche
Nenhum comentário:
Postar um comentário