Salão de Genebra, 06 a 16 de março,
tem posição mercadológica bem definida para sobreviver na disputa entre a
poderosa meia dúzia que se impõe ao setor: novidades europeias e pesquisas para
os novos tempos com os automóveis – menores consumo, e emissões, integração com
eletrônica, novos combustíveis.
Novidades
De veículos comuns, motores de ciclo
Otto – combustível vaporizado e velas de ignição -, ainda tem seu lugar e
serão, por tempos, maioria das vendas.
Ford Focus -
No setor, é a novidade mais palpável a consumidores brasileiros, exibindo as
próximas mudanças a ser aplicadas no produto feito na Argentina. Mudança maior,
frontal, grade mais elevada, trabalho no grupo óptico, idem para o traseiro.
Dentro, trabalho em materiais como o cromo satinado, no console, porta luvas,
para mudar, melhor operar, oferecer sensação de aconchego e refinamento.
Mudança maior, embora culturalmente difícil ao mercado brasileiro, é a opção de
um novo motor: três cilindros, 1.0, 12 válvulas, injeção direta e turbo, 123 cv
e uns 15 quilos de torque. Este motor será produzido no Brasil, inicialmente
com aspiração atmosférica, marcando o sucessor do Ka. Caixa de seis marchas,
suspensão, direção e freios reacertados.
---------------------------------------------------------------------------------
Ford Focus, refrigério nas linhas
----------------------------------------------------------------------
Freemont Cross –
Tecnologia brasileira permeando a carro norte americano. As invenções Fiat sob
o rótulo Adventure aparecerão no Freemont e em outro
Fiat, o Panda. Coisas conhecidas, decoração com grade, molduras de faróis em
preto, bancos mesclando tecido e couro. Para o mundo, duas versões de motor:
2.0, 16v, 140 cv e 2.4, 170 cv, este tracionando as unidades enviadas ao
Brasil. Tração dianteira com cinco marchas, 4x4, seis velocidades.
Audi TT –
Terceira geração do esportivo TT; a configuração prática do protótipo mostrado
no Salão de Detroit, o Allroad Shooting Brake – utilitário
esportivo de performance. Da marca, a versão S, com tração total, do A1, sem
sucesso no Brasil. Série especial, a RS4 Nogaro comemora 20 anos da RS2.
BMW –
Série 2 Tourer, primeiro BMW de tração dianteira, concorrente de Mercedes
Classe B. Outro nível, a Série 4 Grand Coupé.
Citroën C1, Peugeot
108 –
Revisão estética do C1, lançamento do 108, pequenos franceses com a mesma base
no pânico da sobrevivência o carro também é o Toyota Aygo. Da Citroën, o
Cactus, nova experiência construtiva, com envolvente moldura chamada Airbump, um para choques a meia
altura.
Ferrari –
Revisão no modelo Califórnia, incluindo turbo alimentador em motor V8 3,9
litros para produzir 560 cv e abundante torque em baixas rotações, dando
extrema maneabilidade.
Honda Civic Type R –
Cupê endemoniado, seguindo a tendência das grandes marcas. Quer chamar atenção
arrancando 276 cv de um motor 2.0.
Hyundai –
Crescendo em vendas e participação mundial, quer tomar posição de coragem,
fazendo concorrente para os Mercedes Classe S, o Hyundai Genesis. V6, 3,8
litros e V8 5,0.
Lamborghini Huracan –
Sucessor do Gallardo, carroceria marcada por intensiva combinação de metal e
fibra de carbono, motor V10, 5,2 litros, 601 cv e pouco imagináveis 325 km/h de
velocidade final.
Mercedes S-Class
Coupé –
Impactante versão duas portas do novo parâmetro em automóveis de luxo. Junto,
versão Estate - camionete, perua, station wagon ... Ambos V8, 4,7 litros, 450 cv.
Mini - Nova plataforma,
prática, maior, permitirá instigadora versão como a do Mini em 6 - 6! - portas.
-----------------------------------------------------------------------------------
Mercedes S Class, coupé. Classudo.
----------------------------------------------------------------------------------------
Renault –
Tenta voltar aos tempos do Twingo, genial produto. Novo modelo,
desenvolvido com a Smart, criou solução não aplicada pela Renault há quatro
décadas, o motor traseiro. No caso, o tricilíndrico do Smart ForFour.
Volkswagen –
Atualização e ampliação da linha Polo. Versões, motorizações e, até, CrossPolo.
E ficará de olho no Vision C, proposta de sua marca menor, e mais atrevida
em design, a Skoda. Se bem recebido pelo mercado, será co-optado.
-----------------------------------------------------------------------------------
Mercado mundial,
uma olhada
Fechados os
números das vendas de automóveis em 1014, a Jato Dynamics, consultoria
brasileira em informações automotivas, ilumina o caminho. Chineses, vendendo
19M mantiveram a primeira posição crescendo incríveis 18% apesar de projetados
números menores, garroteados por ação anti poluição - ganhou a indústria,
perdeu o mundo. EUA, 2º., novamente, entre sorrisos expandiu 7,6% em relação a
2012, crescimento ascendente. A crise de 2009 foi-se. Terceiro mercado, Japão,
5,3M, estável, quarto Brasil, 3,5M, queda de 1,6%; Alemanha quinto, com
retração de 4,1%. Todos os BRICS tiveram queda.
Marcas
Num ranking de
marcas Toyota mantém-se líder: 6,4M; VW segunda 5,9M; Ford terceira 5,3M;
Chevrolet 4,3M. Pouco imaginável ao nosso mercado, a Nissan é a quinta mais
vendida no mundo, 3,9M, à frente da Hyundai, 3,7M. Sétima a Honda, colada na
mesma centena de milhar. Oitava Kia 2,1M; Fiat 1,7M e Renault, pouco mais de
milhão e seiscentos mil automóveis vendidos. Quando você olha a Kia, pouco mais
que adolescente, superar as centenárias Fiat e Renault, com expansão garantida
por exportações vê, o mundo do automóvel mudou.
Por categoria,
picape mais vendido o Ford F 150. Utilitário esportivo, Honda CR-V, 8º.
na lista geral. Automóvel, Ford Focus, em torno de milhão de unidades.
---------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Choque – Choques
na matriz Ford. Apesar do salto em 50% nas vendas, seus carros híbridos não
cumprem exigências de consumo pelo governo dos EUA, e empresa dos EUA, a Paice
LLC a aciona.
Desacordo -
Diz, a fabricante de automóveis aplica sua tecnologia sem acertar cessão de
direitos ou pagamento de royalties. Mesma empresa acionou a Toyota
– e ganhou, e está em arrepios com Kia e Hyundai pelas mesmas razões.
Cenário –
Wanxiang, chinesa, com US$ 149,2M arrematou os ativos da Fisker Automotive,
promissora fábrica de carros elétricos nos EUA – sem marca e logo.
Novela -
Não parece questão encerrada pois a Wanxiang comprou a 123 Systems, fornecedora
das baterias, fechou a torneira, levou a cliente à falência.
Ocidentalização –
Ética do método à parte - parte mafiosa, a se observar, marcham para o
Ocidente. Dias antes compraram 15% da centenária e internacional
Peugeot/Citroën.
Outra –
Tesla, outra fabricante, capitalizada, pertencendo a Elon Musk, dono do Paypal,
assustou-se com a situação da concorrente, comprou e desenvolve tecnologia para
baterias, deixando de ser cliente da Panasonic.
Ampliação –
Reformou antigas instalações da Nummi, ex união GM e Toyota, mas não chegará a
utilizá-las para seus carros e baterias. Novos planos tornaram-nas pequenas.
Agora, diz, terá Giga fábrica.
Mercado –
Incremento de vendas gerando expansão não apenas pela autonomia pretendida, 320
km, mas por custar menos, por ampliar o leque de produtos, com pequeno sedã
para combater Mercedes C e BMW 3, e utilitário esportivo.
… II –
Distantes, perdidos em discussões sobre o álcool ser atrelado à gasolina e esta
agora importada, desconhecemos no Brasil a realidade e o crescimento da
presença dos carros elétricos.
Futuro – Pacific Northwest National
Laboratory, dos EUA, acelera ampliar o uso dos veículos movidos por
eletricidade: desenvolveu baterias lítio-enxofre, capazes de armazenar quatro
vezes mais energia – entenda-se a prática de maiores autonomia e duração.
Não deu – O
GT 86, projeto Toyota de fazer esportivo usando mecânica 2.0 de Subaru, e da
tração total eliminando a dianteira, não vende o esperado. Antes de desistir
prepara versão com motor mais forte, e cancelou a opção conversível.
Claro –
Um Subaru completo, tração integral, anda melhor e custa menos.
Atraso – Fábrica
da JAC, em projeto na Bahia, continua presa à feitura das fundações, e assim
não cumprirá o calendário do início de produção neste exercício. Apenas em
2015.
Coisa séria – Tens
agradável e novo Citroën C4 Lounge 2013 ? Confira se o
chassi tem número entre EG 500081 e EG 537375. Se, agende com revenda verificar
o módulo de controle do freio. Nesta série houve descalibração, exigindo muita
força para frear.
Mercado –
Novo Corolla chegará ao mercado na 2a. quinzena de março. Quer
comprar a modelia atual ? Barganhe. Dá negócio. Carro datado –
na gíria o de modelo passado – em estoque neste ano atípico, é mico a
ser esconjurado, do tipo melhor não ganhar agora para não perder depois.
Atrapalho - Fiat anunciou a
apresentação do Linea 2015 - mas em abril. Não tem problema com estoques,
sinaliza o futuro, avisando a novidade para deter interessados em adquirir
outras marcas.
Brincadeira – Diz a
Hyundai ampliará de cinco para seis anos a garantia de seus carros – caso
o Brasil vença a Copa do Mundo, tornando-se hexacampeão.
Parece brincadeira de mau gosto. Se tem qualidades por que não fazer desde já?
Novidade – Lotus
mandou desenvolver moto com sua marca pelas empresas especialistas Holzer e
Kodewa. Sua C-01 mantém a filosofia da marca, baixo peso e potência média. No
caso, 210 cv vindos de motor V2, 1,195 cm3, transmissão de seis velocidades, em
chassis de aço carbono e titânio. Experimentais, 100 unidades. Afim?
inscreva-se em www.lotus-motorcycles.com/
-------------------------------------------------------------------------
MOTO LOTUS ELÉTRICA: O Zé, mecânico em
Pirenópolis, GO, olhou e disse: “Mais feio que bater em mãe - no Dia
das Mães ...”
---------------------------------------------------------------------------
Carnissan –
Na Internet o segundo filmete da hábil conexão proposta pela Nissan entre
fabricar veículos e preparar desfile de Carnaval, seu caso com a escola de
samba Salgueiro. Está em (facebook.com/nissanbrasil)
Esperança –
Felipe Nasr foi contratado pela Williams como terceiro piloto e de testes. Bons
patrocínios, como da Petrobrás e do Banco do Brasil permeando para a equipe,
dar-lhe-ão boa visibilidade, atenção e divulgação.
Caminho –
Itens importantíssimos numa atividade onde é rara a junção de capital e
competência pessoal, como no caso. Nasr, sem o risco de elogio ao conterrâneo, é verdadeira esperança de ascensão
na Fórmula 1, corolário de carreira construída por vitórias.
Derrapagem – Coluna 4813 se
equivocou quando, no final de novembro antecipou a certeza da ida publicando
inconfidência de familiares traçando opções para outras equipes. Errou a
equipe.
-----------------------------------------------------------------------------------
Felipe
Nasr. Mais esperança
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Memória – Honda
NSX 1992, ex Ayrton Senna, segundo dono o banqueiro Antônio Carlos de Almeida
Braga, não atingiu valor mínimo, US$ 125 mil – uns R$ 330 mil, em leilão
no circuito inglês de Silverstone.
História –
Dificuldade em nosso antigomobilismo é a falta de informação correta,
lastreada. Grande maioria à base do soube, ouvi li, não sei onde, e por aí vai,
sem rumo. Poucos clubes dão importância às referências, a Federação setorial
filiando alguns, pouco se dá a respeito, omissa no traçar e abrir caminhos.
Descaminho –
Sem pesquisas, pouco se sabe da realidade e, daí, a ignorância irresponsável, a
falta de dados, e ante dúvida sobre algum item, logo rotula de “Série
Especial” para explicar o que não sabe.
Sem rumo -
Sem saber decupar números de registro para descobrir dados do produto,
quantificar produção de modelos e versões, por total, ano ou período, na
maioria das vezes usa a palpitologia baseada no desconhecimento.
Exceções –
As há quanto a Malzonis e Pumas com motor Vemag; bom levantamento de Willys
Executivo; dados dispersos com fontes diferentes relativamente à produção dos
Willys Interlagos.
Simca - O
bom sítio www.simca.com.br, organiza
cadastro e nele a listagem atingiu 474 unidades,
de sucata a carros de museu. Belo trabalho. Tens Simca, conhece quem
tem, conte ao sítio, ajude a salvar a memória da marca.
Gente – Alterações
na área de relacionamento externo da General
Motors. OOOO
Aposentadorias, PDVs, demissões, transferência. OOOO Contratará
9 recém formados para moldá-los às funções. OOOO
Issao Mizoguchi, engenheiro, tremenda promoção. OOOO 1o.
brasileiro a dirigir bloco de mercado da Honda, Presidente da Honda South
America. Mandará em tudo da marca: produção, importação, vendas de motos e
automóveis. OOOO Dieter Zetsche, no. 1 da Mercedes,
alegre. OOOO Resultados de vendas e lucros em automóveis,
seu projeto pessoal, aumentaram seu bônus pessoal de 8,15M para 8,25M de Euros
– uns R$ 26,5M. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário