Alta Roda nº 770 — Fernando Calmon — 4/2/14
VW up!
QUEBRA PARADIGMAS
Pouco mais de dois anos depois da
apresentação no Salão de Frankfurt Alemanha, o Volkswagen up! chega às lojas no
final deste mês. Trata-se do automóvel mais importante que a marca já lançou no
país, depois do Fusca e do Gol. E tratou de quebrar alguns paradigmas em modelos
pequenos ao obter notas máximas em testes de colisões e segurança infantil do
Latin NCAP, além do menor consumo de combustível pelo Inmetro, quando equipado
com ar-condicionado e direção assistida.
À exceção do Gurgel BR 800, o VW up! é o
carro de menor comprimento (3,60 m) já produzido em série no Brasil. Ainda
assim, o espaço interno é razoável para a proposta do modelo, graças ao
entre-eixos de 2,42 metros (6 cm a mais que o Uno, por exemplo). Largura para
ombros no banco traseiro equivale ao Polo, o que garante conforto para dois
adultos apenas. Atrás, espaço para joelhos fica a dever; para a cabeça, bom.
A VW modificou vários características do
modelo alemão: seção inferior da tampa do porta-malas em aço (original em
vidro), janelas traseiras de descer (basculantes na Europa) e mais 6,5 cm no
comprimento para garantir um porta-malas de 285 litros com estepe convencional
(29% mais em comparação equivalente) e 50 litros no tanque (volume 43% maior). Assim,
o carro se adequou às condições de uso brasileiras, incluindo sistema de
ar-condicionado e altura de rodagem elevada em 2,6 cm, o que sempre piora o
coeficiente aerodinâmico (Cx de 0,32 para 0,36).
Ergonomia para o motorista é muito boa com
regulagem de altura do banco (todas as versões) e do volante (a partir da
intermediária). Assistência elétrica de direção se destaca pela maciez e
rapidez, embora a versão de entrada não a ofereça. A saída de ar central
direciona todo o fluxo para a vertical, o que pode parecer estranho, porém é
mais eficiente para o ar-condicionado.
Motor de 3 cilindros/1 litro/82 cv (etanol)
tem sonoridade e aspereza típicas, sem ser desagradável. Na primeira avaliação,
em circuito fechado e baixa quilometragem no odômetro, o desempenho não
empolgou. Deve-se esperar, no entanto, uma melhora ao se rodar mais, pois os
dados de fábrica apontam 0 a 100 km/h em bons 12,4 s. Engates de câmbio
perfeitos, acerto de suspensões no melhor compromisso maciez/estabilidade,
freios bem dimensionados e dirigibilidade em ótimo nível fazem do up! uma
referência dentro de seu posicionamento de mercado.
Alguns pormenores desagradam: conta-giros
pequeno, ausência de faixa degradê no para-brisa e de opção de vidros elétricos
traseiros. Em compensação há uma prática prateleira divisória escamoteável no
porta-malas e interessantíssimo aparelho multimídia removível, sem fios, tela
tátil, navegador GPS, computador de bordo, pareamento funcional simultâneo para
dois celulares.
Um dos aspectos mais importantes estudados
pela VW foi a faixa de preço do up!. Objetivo, conforme previsto pela coluna,
alcançado: custar menos que o descontinuado Gol G4, se este estivesse equipado
com airbags e freios ABS. Versão de quatro portas, R$ 28.900; a de duas portas,
que chega em dois ou três meses, por R$ 26.900. Nesse patamar concorre, com
novo Uno, March e poucos outros abaixo da barreira psicológica próxima dos R$
30.000.
RODA VIVA
FORD decidiu lançar o novo Ka nas versões hatch e sedã simultaneamente.
Em razão do atraso no início da produção, as vendas só começarão em julho
próximo. Ambos com motor de 3 cilindros/1 litro. Haverá ainda o 4-cilindros/1,5
L. A empresa procura um nome – a ser acrescentado ao Ka – na versão de 4
portas, cujo desenho final já se conhece.
ESTE será um ano de novidades para a Honda. Além da reestilização do Fit,
no fim de abril, sua versão sedã City receberá retoques em seguida. Depois vem o
cupê importado Civic Si (motor de 2,4 L/205 cv). E mais no final do ano, o
Civic receberá as pequenas atualizações já presentes no mesmo sedã vendido nos
EUA.
TOYOTA precisa mesmo mudar certas características de projeto do Etios. Recente
versão Cross tem exageros quanto a apetrechos e apêndices para tentar entrar na
onda aventureira. Apliques generosos em preto piano no painel, por exemplo,
deixam uniformidade pouco atrativa. Retrovisores com comando elétrico melhoram
a experiência ao volante.
CONSULTORIA inglesa Jato informa os dez modelos mais vendidos na Europa, em
2013: Golf, Fiesta, Clio, Polo, Corsa, 208, Focus, Nissan Qashqai, BMW Série 3
e Astra. Destaques: Golf vendeu 60% mais que o segundo colocado (situação rara
por lá); SUV crossover da Nissan continua com desempenho de vendas notável;
pelo preço e por ser o único sedã, o Série 3 surpreende.
LEITOR Eugênio Chiti lembra um automóvel ainda em produção mais antigo que
o Uno Mille, que saiu de linha e passou o “troféu” ao mexicano Nissan Tsuru
(primeiro Sentra). É o indiano Hindustan Ambassador Classic (Morris Oxford III),
fabricado desde 1958 quase sem mudanças. Só a versão “modernizada” Ambassador Avigo
parou em 2010. O “velhinho” continua firme.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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