quinta-feira, 21 de novembro de 2013

UMA RARIDADE MILITAR À VENDA: VOLVO TGB111 TANK KILLER

 O Volvo TGB-1111 é um veículo fora de estrada projetado e construído para funcionar como canhoneiro anti-tanque, com um canhão sem recuo Pvpj 1110 de 9cm, daí ser conhecido como "Tank Killer".

O TGB-1111 é um veículo raro em âmbito mundial e este é exemplar único no Brasil. É uma unidade com apenas 15.500km rodados, reais e comprovados, que importei em 2010. Está licenciado como veículo de coleção (placa preta), com vistoria 2013 realizada. A documentação do exército sueco registra que foi incorporado novo em agosto de 1980 e baixado em 1996, com apenas 5.405km rodados. 

Está em perfeito estado de funcionamento, inclusive tração dianteira, caixa de redução e bloqueio dos diferenciais. Está totalmente equipado, inclusive capota original, correntes, diversos sobressalentes e ferramentas. Os pneus são originais e estão em bom estado. O rádio é do modelo que o equipava originalmente mas não está operativo.

O sistema hidráulico de elevação do canhão (bomba e cilindro) está instalado e funciona. A confecção e instalação de uma réplica, se desejada, será muito fácil. Os compartimentos para transporte de munição estão intactos e com alguns exemplares do tubo de acondicionamento de projéteis. 

Tem documentação completa, inclusive manuais e a caderneta de uso no exército sueco.

Apesar do grande porte é de direção leve como um automóvel civil. Seu desempenho fora de estrada é excepcional, o que pode ser constado em diversos filmetes no YouTube. Alguns exemplos são reproduzidos em http://www.cvmarj.info/Volvo_TGB-1111_2.html . A sua versão civil venceu o Rally Paris-Dakar em 1983. 

Abaixo está um resumo de informações sobre o modelo. Outras informações podem ser encontradas na Internet.

Há fotos desta unidade disponíveis nos sites:
O veículo está no Rio de Janeiro, no Alto da Boa Vista. 

VALOR R$ 110.000, MENOS DO QUE CUSTARIA PARA IMPORTAR UM IGUAL


Aos interessados, peço fazer contato pelo eMail 


Sds

Claudio Duarte Pereira



Volvo TGB-1111 1975
Tank Killer
A família de veículos Volvo C3, com suas variantes C303 (4 rodas), C304 (6 rodas) e C306 (6 rodas, maior), foi produzida na Suécia entre os anos de 1974 e 1984 utilizando os mesmos componentes mecânicos: motor Volvo B30, caixa de câmbio mecânica de 4 velocidades, caixa redutora, diferenciais blocáveis e eixos do tipo portal para aumentar a altura livre sobre o solo. No exército sueco era denominada Terrängbil (fora de estrada), daí a sigla TGB.
A variante C303 tinha três versões: TGB 11, a versão básica fechada, com capota de aço, TGB 1112, também fechada e equipada para comunicações (rádio e telefonia) e TGB 1111, versão aberta dotada de um canhão anti-tanque Pvpj 1110 sem recuo de 9cm. O TGB 1111 também foi posteriormente utilizado como base para o lançador de mísseis terra-ar RBS 70
Foram produzidas cerca de 8.000 unidades da família C3, utilizadas principalmente pelo exército da Suécia e, em menor escala, pelo exército da Malásia. Um quarto desse total foi destinado ao mercado civil. Um C303 venceu o Rally Paris-Dakar em 1983 na classe até 10 t.
O motor Volvo B30 também foi utilizado nos veículos civis da série 160 da Volvo e na linha náutica Volvo Penta. É movido a gasolina, refrigerado a água, tem 6 cilindros e 3 litros de capacidade volumétrica. Produz 125 HP (93 kW) a 4200 rpm e seu torque máximo é de 224 N·m (165 lb·ft) a 2500 rpm. É alimentado por dois carburadores Zenith-Stromberg 175 CD 2 SE.
A caixa de câmbio é ZF tipo S 4 18/3 e a caixa redutora é uma FD-51 com desmultiplicação 2,39:1. As rodas são aro 16 com pneus 8.90”x16”. A velocidade máxima da variante C303 é de 125 km/h. O tanque de combustivel comporta 85 litros. O sistema elétrico é de 24V.
A estrutura que suporta a capota – fornecida pela Hägglunds – é reforçada para proteger os ocupantes em caso de capotagem. É totalmente basculante para permitir o livre funcionamento do canhão anti-tanque. Os compartimentos traseiros são dimensionados para o transporte da sua munição.
A suspensão é com feixes de molas e os freios são a tambor nas 4 rodas, servo-assistidos. A tração dianteira e o bloqueio dos diferenciais podem ser engajados em movimento.
Este veículo foi adquirido na Inglaterra em 2010 com menos de 12.000km rodados e aparentemente não sofreu qualquer restauração substancial. A única alteração conhecida é uma ignição eletrônica. Ainda está com a pintura e numeração originais do exército sueco.  


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