Outro Ka. Base do
Fiesta novo
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Provocação,
o futuro Ka
Vendas apenas projetadas, sem maiores detalhes, a Ford mostrou,
estático, o futuro Ka. Tecnologicamente muito evoluído, deixa de utilizar uma
anciliaria mecânica, a plataforma do Fiesta – base do atual Ka e do finado
Courier – dá um salto, e assume a atual. A Ford Brasil desfruta de
peculiaridade: produção concomitante de plataformas de três gerações de Fiesta:
a do Ka, a do Fiesta baiano, e a do novo Fiesta, feito em São Bernardo do
Campo, SP.
Terá duas versões, hatch, mostrado, e sedã, em
testes, e sua inclusão na lista de produtos deve causar mudança curiosa: o Ka
não será mais o carro de entrada da marca. Esta posição deve ser ocupada pelo
Fiesta feito em Camaçari, Ba, com compressão em equipamentos e preços. Em
preços, acima o Ka e, superior a este, o Novo Fiesta.
Apresentação factóide, para gerar notícia, divulgação, e esperar
que clientes interessados em carros deste segmento esperem seu lançamento, a
ser anunciado em 2014.
Mudanças serão: dimensões - é mais amplo, tem um jeito de Logan,
Versa, aproveitamento da plataforma para fazer carro amplo internamente e adequado
a compradores emergentes; posicionamento - deixa de ser versão de entrada, a
dita Sub Sub, e se transforma em Compacto. A Ford sairá do segmento, porém no
Brasil deixará que ele se esgote com o Fiesta baiano, dito Fiesta Rocam;
motorização - versão de entrada deve ser tracionada pelo novo motor de três
cilindros, a ser produzido na fábrica ora em instalação incentivada em
Camaçari. Diz a empresa em seu curto dizer, nada mudará. Com otimismo pode-se
entender, o atual Ka não caiu, mas passeia à beira do telhado.
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Mercedes acelera projeto picape
Mercedes acelera projeto picape
O projeto de produzir a nova geração de utilitários/vans Vito em
sua fábrica argentina, nas beiradas de Buenos Aires, foi acelerado em quase um
ano, para meados de 2015. A direção da Mercedes decidiu dinamizar providências,
baseada, possivelmente, nos mesmos mapas e projeções analisados pela PSA e que
levaram à decisão de mudar plataforma e motorização no Mercosul (leia a
notícia). Em resumo, crescimento sub equatorial contra congelamento e queda
das operações europeias. Olharam, também, os mapas de venda do picape Amarok da
Volkswagen, sub família de único membro, que não vende como pretendido, mas dá
lucros, palavra sensibilizante. Philipp Schiemer, presidente da Mercedes no
Brasil é confesso admirador da idéia.
Picape ?
A Coluna obteve a informação, confirmou-a, mas
em outubro, em amenidades no Teatro Colón, Buenos Aires, o articulado
presidente da empresa na Argentina, disse nada haver. Entretanto, diretor da
marca no Brasil, maior mercado para o novo produto, confirmou a informação da Coluna:
a Mercedes desenvolve um picape, baseado na plataforma do Vito, motor dianteiro
longitudinal, tração nas 4 rodas. Única diferença será a cabine, totalmente
diferente, adequada ao uso específico. A produção do Vito não afetará a do
irmão maior Sprinter, mas dinamiza e implementa a pioneira fábrica Mercedes na
Argentina.
Por lembrar, picape para a Mercedes argentina não é novidade.
Teve-as ao início da década de '70.
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PSA avisa: novos plataforma e motor 3 cilindros no Mercosul
Capitalismo é capitalismo. Lucro é Lucro. Capital não tem
compromissos nem pátria.
Frases ouvidas milhares de vezes, especialmente no tema, quando
sai de produção algum automóvel agradável, mas de vendas inferiores ao patamar
desejado por seu fabricante.
A notícia abaixo se enquadra no mesmo parâmetro. Mercados sul
americanos sempre tiveram produtos defasados ou, mais recentemente, rotulados
ironicamente como Versão Mercosul, misturas ou soluções não existentes em seus
mercados de consumidores exigentes, para esticar a vida de produtos já antigos.
Exemplo típico e recente da PSA, holding de Peugeot e Citroën
marca, empurrar bolso abaixo dos consumidores a caixa automática espartana e
superada em suas quatro velocidades, comprometendo o bem arrumado Peugeot 408.
Apenas recém trocou pela de seis.
Novo passo
Lista de produtos atualizada, exceto pelo degrau inferior na
transição para os motores turbo alimentados. Entretanto, novidades demarrarão
da França e chegarão ao Brasil. A PSA acaba de anunciar fazer nova plataforma e
novo motor em sua operação Mercosul. Plataforma definida para El Palomar,
Argentina, no lugar do 207 ora descontinuado. Motor, local indefinido,
Argentina ou Brasil. A plataforma, dita EMP2 - a grosso modo Plataforma
Modular Eficiente – é produto do ajuste entre a PSA e a GM, aplicável a
veículos com motor dianteiro transversal, para tração dianteira ou nas quatro
rodas, e se diferencia da atual, empregada no Peugeot 308 e no Citroën C3, por
permitir grande modularidade em largura, comprimento e entre eixos, e ser 70 kg
mais leve por uso de novas ligas de aço, alumínio e ligas de magnésio.
Novo caminho
O motor é de 3 cilindros e faz parte do salve-se quem puder que
hoje toca o horror para todos os fabricantes extra BRICS, com queda de vendas,
lucros, ameaças de pouco futuro. No Brasil segue o pioneirismo da Volkswagen
que o aplica no Fox e o fará em grande volume para o UP!. O PSA terá cilindrada
variada a partir de 1.000 cm3, 16 válvulas, injeção direta e turbo, soma a
permitir potência entre 110 e 130 cv, e substituir seus atuais motores 1.5 e
1.6. Um pouco mais de pressão no turbo, terá potência de 2.0.
Seguimos o modelo estrangeiro de buscar menor consumo e emissões
e, com isto, os motores tem diminuído em volume e cilindrada. Três cilindros é
o caminho para os primeiros segmentos do mercado, a ser seguido pela Ford. Fiat
e Renault indefinidos, Hyundai não assume, mas é o seu 1.000 no HB20.
Chama-se EB Turbo Pure Tech. Na França, produção em
março. Comunicado de imprensa diz “será vantagem superlativa para a
expansão do Grupo em nível mundial”.
Nova plataforma e novo motor marcarão a segunda edição de
Peugeots 208 e 308, e Citroëns C3, C4 e DS3.
Significam, mais que uma plataforma e um motor, o mercado sul
americano, por lucrativo e futuroso, há que ser bem atendido.
Falamos para produtos no Salão do Automóvel de SP, outubro
2014. Capital não vê geografia...
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Roda-a-Roda
Especial
- Magnata da petroquímica, hindu comandando negócios a partir de
Dubai, Cheerag Arya, 32, assume estar longe da nossa realidade, e encomendou um
Ferrari à Ferrari. Especial, único, leva seu nome: Ferrari SP Arya.
Fácil - Algumas dezenas de desenhos e propostas e caminho final:
plataforma do 599 GTO, e muito trabalho aerodinâmico – grandes tomadas frontais
de ar, outras menores, sobre os para lamas traseiros, faróis menores, coisas
fáceis, de decoração, personalizam exclusivo automóvel.
Quanto
? - Arya tem outros destes animais de Modena: F 40, Enzo, 599. A
Ferrari, até agora, aceitou apenas 6 encomendas para veículo especial.Quanto
? Bom, se você perguntou, é
porque não terá a sétima exceção ...
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Macan – Novo utilitário
esportivo de entrada para a Porsche, o Macan utiliza a plataforma do Audi Q5.
Motores justificam preço superior, V6 – do mesmo Cayenne, 3.6, injeção direta,
turbo, fazendo 400 cv, ou 355 cv na versão S, transmissão dupla embreagem, 7
marchas.
Onde – Custará, chaves na mão do consumidor dos EUA, us$ 50 mil
– o mesmo pedido por sedã Mercedes CLA em preparação AMG. Deve estrear no salão
de Los Angeles, dia 23.
Troca-troca – Sergio Marchionne, número 1 da Fiat, deve ter utilizado
sua própria história de imigrante criado e bem sucedido nos EUA para fazer
importante mudança.
Brimo – Transferiu o afável Saad Chehab, 46, libanês de Beirute,
criado em Detroit, líder das marcas Chrysler e Lancia, a um dos desafios do
dia: vender 50 mil Maseratis em 2015. Em 2012 vendeu 6 mil, neste ano já
22.500. Será diretor de marketing. Maserati é a marca elevada da Fiat. Ferrari,
acima, vende por si própria.
Sinergia – Chehab-bey não é apenas mais um. É um
dos ‘o’. Quando Ford, foi observado por Marchionne, convidado a
almoço no qual, ao café, havia mudado de marca. É dele o slogan que
ajudou a alavancar vendas e lucros para a Chrysler sob comando Fiat: Importado
de Detroit.
Passo – A Mercedes anunciou comprará 12% do capital do Beijing
Automotive Group – BAIC -, seu sócio chinês na produção de automóveis. Faz
parte da abertura econômica chinesa vender ações. Para a Mercedes, vedar acordo
com outra marca.
Flex – Efeito demonstração de sua nova etapa no país, a da
industrialização, a BMW apresentará seu primeiro automóvel com motor flex, o
320i. Dizem revendedores, potência e torque não se modificaram, produzindo os
184 cv e 27,5 kgmf da versão anterior.
Respeito - Possivelmente a associação de engenheiros alemães bateu
pé no auto respeito profissional, e o BMW flex dispensa o tal de tanquinho de
gasolina para partidas em dias frios, um breve contra o conceito de engenharia.
Tem pré aquecedor do combustível, acionado com a abertura da porta do
motorista.
E ? - Já à venda, identificado como Activeflex em
plaqueta ao porta malas. Preços começam em R$ 129,950, vão a R$ 143.950 versão
GP e R$ 154.950 para Sport GP.
Começo – Apresentação à imprensa em dezembro, em conjunto ao
lançamento da pedra fundamental de sua fábrica, no pequeno município
catarinense de Araquari, próximo a Joinville. Fábrica terá aproximados
250.000 m2 de construção, empregará diretamente 1.150 pessoas para fazer entre
45 mil e 85 mil veículos/ano. Produto
será anunciado à ocasião.
Alconafta - Argentina aumentará e padronizará a adição de álcool na
gasolina, saindo de atuais 5 a 7%, para 10 %. Lá a mistura chegou a 15%,
decaindo pelo fim da isenção de impostos, com aumento de preço e falha na
produção. Corre-se para, quando a presidente Cristina Kirschner reassumir
funções, seja das primeiras medidas.
Re
call – Tens charmosos e novos Citroën C3, C3 Picasso e
Aircross ? Confira nos documentos para ver se o número do chassis está
entre EB528618 e EB535745. Estes carros tem defeito de fábrica, permitindo o
desmonte da suspensão, tornando o carro indirigível. Se estiver, inspeção
imediata nele. Graciosa em toda a rede Citroën. Dúvidas ? 0800
011 8088.
Mercado – O Novo C3 vendeu 3.205 unidades em outubro, mais da
metade entre os 6.191 veículos vendidos pela marca mês passado, marcando 2% de
participação no mercado. O recém lançado C4 Lounge vendeu 1.211.
Foco – Para a Citroën o mês exibiu crescimento acima da média
nacional nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sinalizando um mercado de
potencial mal cuidado.
Aliás – A Nissan passou a Citroën por uma cabeça: vendeu 6.299
no mesmo outubro. Marca acelera, quer brilhar como fabricante a partir do
próximo ano, e objetiva em 2015, 5% do mercado - tem menos que a metade
atualmente.
Ce
finis – Renault Argentina encerrou a produção do Symbol,
desenvolvimento para esticar a vida do cansado Clio 2 sedã. No Brasil últimas
unidades chegaram em abril, mas algum revendedor ruim de serviço ainda pode ter
unidade abandonada em estoque – querendo, é coisa para proposta monetariamente
indecorosa.
Diversificação - Depois da impostergável produção do diesel S10 com
redução de enxofre, retoma-se o esforço da produção do publicitariamente
dito Biodiesel, combustível obtido de óleos vegetais. Oferece
melhor lubrificação para a bomba injetora, mas penaliza por acidez, obstada por
nossa tecnologia em repeli-la nos motores a álcool. Todos os motores do Ford
Cargo são aptos e tratados para consumir a mistura com até 20%, o B20
Mais – A parte Bio tem
maior capacidade higroscópica, ou seja, absorve água, exigindo, por isto,
melhor filtragem. No caso, da Ford sensor de restrição avisa saturação e exige
troca. Hoje o B20 é o limite. As promessas oficiais de independência ao
petróleo, em transformar plantadores de mamonas, em xeiques tupiniquins,
ficaram no discurso lulista.
Mudança – Canto dos Buritis, no Piauí, para onde alocaram 600
família com tal promessa, não se transformou na Dubai equatorial. Mas, pelo
fracasso, talvez mude de nome para Choro dos Buritis. O Biodiesel
não se faz com conversinha, custa muito mais que o diesel, e este é o problema
que nem você, nem eu, nem nós estamos dispostos a financiar.
Guarda
chuva – Mercado em disputa feroz, a Mercedes-Benz quer retomar
liderança e utiliza seus argumentos sensibilizantes – qualidade provada, rede
capilarizada, marca de responsabilidade, coisa que algumas novatas não
conseguem iniciar contestar. Criou Garantia Adicional para caminhões e
Sprinter. Na prática, um seguro, sem limite de quilometragem, franquia ou
limites de reparos.
Desconto – Reduzir imposto quer dizer reduzir preço final
e, por consequência, reduzir o recolhimento de impostos. Certo ? Não.
Estudo da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, exibe, diminuir o
IPI fomentou vender, recolher outros impostos federais, estaduais e municipais,
em superávit superior a R$ 6B.
Equilíbrio – Governos sabem disto. Nossa imposição tributária, quase
50% num automóvel, recolhe muito aos cofres públicos – mas apenas se for
vendido. A redução do IPI é para baixar o preço final e induzir às compras.
Leque – Novata no Brasil, a inglesa marca de motos Triumph
ampliou leque de produtos com a Tiger 800. A R$ 35.900,00 é modelo de
entrada no segmento Adventure. Motor comum, tri cilíndrico, 799
cm3, 95 cv e 79 Nm. Chassi de aço, resistente, é on e off Road, com regulagens de
suspensão, curso, reatividade, altura do assento ...
Futuro – Muitos participantes, muitas demandas, muitos
desencontros – porém necessidade comum: todos os 190 países reunidos em
Varsóvia, Polônia, no COP 19 devem ajustar conceito comum e legislação para
obrigar suas indústrias a cortar emissões de gases com efeito estufa. Documento
comum em 2015, vigência em 2020.
Antigos – Por algum fenômeno sociológico, tudo referente ao ator
Steve McQueen é disputado a lances de elevada e insuspeitada testosterona.
Itens em mãos de terceiros voltam aos telões das hastas e alcançam cifras
inexplicáveis.
Quanto
? - Ano passado, o Porsche 911S que carregou uma câmera na feitura
do filme Le Mans, foi vendido a us$ 1.375.000 e o macacão Nomex
usado por McQueen no mesmo filme, a us$ 984.000 ! Agora, na vez, moto Harley,
WLD de 1938, 21.000 milhas – 34.000 km; certificado de origem e caixa de
ferramentas. O leilão é da Mecum, em Anaheim, 21 a 23 de novembro.
A fim
? www.mecum.com
Gente – André Senador, 50, jornalista, reconhecimento. OOOO
Comunicador do Ano 2013, pela Aberje, associação de comunicação empresarial.
OOOO Quem do meio sabe o trabalho de resgate para trazer a
Volkswagen ao distinto patamar de boa comunicação externa. OOOO É
primeiro reconhecimento do projeto mundial da VW, preparar-se em todos os
níveis em seu plano de assumir a liderança de vendas. OOOO Carlos Eugênio Dutra,
engenheiro mecânico, trabalho. OOOO Exerce com competência
planejamento e estratégia de produtos na Fiat, e acumulará com a liderança do
Chrysler Group do Brasil. OOOO Tipo
carrega, afina, toca e o piano. OOOO Continuará em BH e
novo posto permite acertar ou errar muito, pois a grande fábrica em construção
em Goiana, Pe, terá produto com a mesma base servindo Fiat, Chrysler e Alfa.
OOOO Comunidade alfista não lhe tem em grande apreço: seu projeto
acabou com a marca no Brasil. OOOO Nelson Piquet, tri campeão de
Fórmula 1, recuperação.Revisão dos 60 mil km na bomba de óleo. OOOO Joachim Mayer, alemão, VP de
Vendas da Mercedes Brasil, diversão. OOOO Em dezembro presidente da
Mercedes na Argentina. OOOO
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Dança, saúde e Henry Ford
Dança, saúde e Henry Ford
Homem de brilho manifesto
sobretudo no foco do império que o levou a ser o primeiro bilionário do mundo,
Henry Ford tinha peculiaridades, típicas de um executor bem sucedido. Da
pesquisa sobre novos processos de manufatura, à logística. De seu tempo como
gestor, entre o metal bruto ser arrancado como pedra a se transformar em um
motor e ser faturado, levava apenas e inacreditavelmente 4 dias.
Preso à terra, investia
em fazendas para formação de jovens agricultores, foi pioneiro na pesquisa da
soja como alimento e como material para componentes de automóveis. Entretanto,
uma de suas características mais curiosas tenha sido
a promoção de danças. Especialmente
as do tempo de sua juventude, em torno de 1880/90.
Entendendo que a dança
poderia fomentar o convívio social, contratou o melhor casal de dançarinos dos
EUA e promovia semanais sessões de dança, reunindo num dos laboratórios de sua
empresa, executivos e esposas. Autocrático, quase transformou diretoria e alta
gerência num grupo dançarinos de quadrilha - a square dance, que entendia
muito melhor que o nascente jazz.
Marcou e deixou
referências, construindo um grande salão de bailes em Detroit, onde às quintas
feiras promovia, uma espécie de baile oficioso da cidade, por si só uma
atração.
Com certeza Henry Ford
não conhecia estudos e pesquisas sobre as vantagens advindas da dança para a
saúde, mental, muscular, circulatória. Mas. como tudo que fazia à base do
palpite, acabava gerando resultados imediatos, e teses e estudos posteriores.
2 comentários:
Motor 3 cilindros com 16 valvulas , Uau ! ! ! ! ! ! ! !
Motor 3 cilindros com 16 valvulas , Uau ! ! ! ! ! ! ! !
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