Logan. Mais Delon,
menos Depardieu
A Renault deu ótima acertada estética
em seu produto de fender mercados e fazer fama, o Logan. Mudou muito,
implementação na base, aprimoramento nas suspensões, direção, e exibe passo
para o futuro, especialmente porquanto vai contra seu descompromisso estético e
jeito de carro montado por algum viciado em Lego. Grande ganho. Manteve a
mecânica sólida, fiável, cuja resistência afasta o consumidor das oficinas,
prossegue com a mesma distribuição de área para motor/habitáculo/porta malas,
mas fez mudança geral na estética, incluindo melhor inclinar o para brisas,
sanear o visual do casamento das portas traseiras com a Coluna C. A carroceria,
digamos o revestimento que cobre a mecânica, mudou completamente. Para usar a
imagem do título, e situar com estética francesa, está menos o atualmente russo
Gérard Depardieu, e mais o ainda francês Alain Delon.
Intocados mantém-se o econômico motor
1.0 de 16 válvulas e o bem disposto 1.6 com 8 destes ventiladores, hábeis a
etanol e a mistura entre gasolina, água e álcool vendida como gasolina. 1.0 a
álcool gera 80 cv e 10,5 kgmf de torque. Gasálcool 77 cv.
O 1.6 gera 106 cv, e 15,5 kgmf em torque. Com a mistura de
gasolina a potência é de 98 cv. Grupo moto propulsor dianteiro, transversal,
bloco em ferro, transmissão mecânica, cinco marchas, tração dianteira.
Transmissão automática não é disponível - seu custo mudaria o perfil do
produto, levando-o a preço em faixa de competidores mais modernos.
Há a se deixar claro, as mudanças
de casca e conteúdo não mudaram o foco nem o posicionamento no mercado.
Os valores do projeto são mantidos: espaço, construção robusta e sem fricotes
mecânicos, manutenção à base de R$ 1 / dia. Continua sendo espaçoso,
resistente, barato e, como enfatizou Luz Castaño, tipo engenheira chefe do
produto, "bonito". O Logan mantém preços
para ser a primeira motorização O km. Para estes clientes a Renault
resgatou o financiamento em até 72 meses, seis anos, com 25% de entrada, dados
importantes ao bolso de quem sairá de um problema bem usado para comprar o
0 km novo. Leque de preços amplo, a partir de R$ 28.990 - R$ 1 mil mais sobre o
de lançamento em 2007 - a R$ 44.250, versão completa.
Espaço interno maior. A carroceria é
mais larga, a linha do painel, sua disposição e conteúdo foram modificados,
assim como as alterações na plataforma mudaram a parte de fixação dos bancos,
permitindo posição de dirigir mais confortável, epicurismo em carro
simples. Motores de baixo consumo e emissões endossados pela classificação do
Inmetro. As mudanças da plataforma, a base metálica onde por cima se prende a
carroceria e por baixo as suspensões, motor, direção, foi incrementada. Um
pouco de tecnologia de hoje em meio a estrutura inferior projetada há algumas
décadas, visando dar condições a melhor comportamento dinâmico, e atender às
exigências dos testes de impacto, - e seus resultados para os ocupantes do
veículo, característica que ajuda a bem classificá-lo. A Renault declarou
esperar 4 estrelas no teste da Latin NCAP.
Mudanças, muitas: ajustes para
implementar a suspensão pelo aumento da bitola, aproximando as rodas da
curvatura dos para lamas, redesenhados para lembrar músculos e capacidades.
Atualização técnica, o sistema elétrico agora é Multiplex, que pela
colocação de quilômetros de fios, permite uso de facilidades eletrônicas –
algumas impensáveis para o Logan, como sensores, sistema de navegação Midia
NAV, incluindo GPS e serviços, câmera de ré, sensores de estacionamento, coisas
não imaginadas a carro simples.
Para entender
O Logan não é um produto, mero e
simples sedã 4 portas. Ele é a base de uma família, o conceito que mudou a ação
da Renault no Brasil, o pai de seus colegas de linha - Sandero e Duster. Fazer
o Logan e estes desdobramentos significa remover qualquer resíduo de verniz
francês e aderir à rusticidade da Europa Oriental, de onde se origina o projeto
na romena Dacia. A corajosa definição viabilizou – e mais -, salvou a Renault,
garantiu sua permanência no Brasil.
O rústico Logan fala o idioma da
brasilidade. Não frequenta as Galerias Lafayette, não visita a L’Orangerie, nem
tem a menor ideia de onde seja o Musée Rodin em Paris. Mas suporta o piso
desnivelado, os buracos omissamente implementados, o asfalto tão ruim quanto
superfaturado, verdade prática da engenharia brasileira do mal fazer e dos
governos dos vários estamentos da administração pública em bem receber obras
ruins.
Na prática, sem paixões, neste
momento o mercado brasileiro exibe duas intervenções de brilho, de baixo custo,
criativas para manter competitivos por mais alguns anos, produtos com espaço e
imagem próprios: Logan e picape Fiat Strada 3 portas são passaporte barato para
mais uma rodada de vendas.
Quanto custa
O pacote de segurança inclui freios
com ABS e duas almofadas de ar, exigência legal, e todos os Logan produzidos a
partir de agora porta-los-ão. A versão mais, simples, Authentique 1.0, é quase
protocolar, com direção hidráulica – sem ar condicionado. Diz a Renault, há
compradores, como frotistas e taxistas – a R$ 28.990. Todas as versões possuem
uma luzinha indicadora do momento de troca de marchas, privilegiando a economia
em combustível.
Ao ver da Coluna, o novo
Logan só pode ser considerado como opção para compra partir da versão
Expression 1.6, ar e direção, mídia nav e sensor de estacionamento: R$ 40.290.
A versão de topo Dynamique é uma curiosidade,
discrepa do conceito básico, bem equipado, com itens de segurança, conforto,
frescuras tecnológicas. Custa R$ 44.250 e vem com auxílio elétrico para os
vidros nas 4 portas, na regulagem dos retrovisores externos, pintura metálica,
MediaNav 1.2, sensor de estacionamento, ar automático. Um opositor aos chineses
na regra de muito por menos.
Authentique 1.0
16VHi-Power – R$ 28.990
|
Opcionais:
Ar quente +
desembaçador traseiro - R$ 29.500
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Pintura metálica – R$ 30.040
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Ar quente + desembaçador traseiro
+ pintura metálica – R$ 30.550
|
Ar quente + desembaçador
traseiro + direção hidráulica – R$ 30.800
|
Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + pintura
metálica
R$ 31.850
|
Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + ar-condicionado
– R$ 33.400
|
Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica +
ar-condicionado
+ pintura metálica – R$ 34.450
|
Expression 1.0 16V Hi-Power – R$ 33.390
|
Opcionais:
Pintura metálica – R$ 34.440
|
Ar-condicionado – R$ 35.990
|
Ar-condicionado + pintura metálica – R$ 37.040
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Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 36.840
|
Ar-condicionado +
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metálica
– R$ 37.890
|
Expression 1.6 8V
Hi-Power – R$ 39.440 (ar-condicionado de série)
|
Opcionais:
Pintura metálica – R$ 40.490
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 40.290
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metálica – R$
41.340
|
Dynamique 1.6 8V Hi-Power – R$ 42.100
|
Opcionais:
Pintura metálica
– R$ 43.150
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático-
R$ 43.200
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático
+ pintura metálica – R$ 44.250
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Logan, mudou mais que os
preços
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Altima, o
Nissan grande
Para aumentar sua gama de
produtos, a Nissan inicia trazer o Altima. Será o topo de linha. Na base, o
March 1.0. Aos olhos brasileiros sedã médio/grande, em importação
tentativamente regulada com a demanda, versão única de decoração, a SL, motor
dianteiro, transversal, quatro cilindros em alumínio, 16 válvulas, 2,5 litros
de deslocamento, 182 cv de potência, transmissão XTronic, pico do sistema de
polias variáveis, tração dianteira. Terá a curiosidade dos bancos de gravidade
zero, que se adaptam automaticamente ao corpo, rica eletrônica de confortos,
com display 3D, alerta para pontos cegos e mudança
involuntária de faixa, câmera de ré, som Bose, ar dual zone, teto solar
elétrico. Concorrente do mexicano Fusion, porém produzido nos EUA. Apenas em
preto, prata e branco.
Pré encomendas a R$
99.800 nas revendas da marca. A Nissan quer preencher os nichos de mercado,
iniciando moldar sua imagem de montadora, cumprindo seu querer 5% do mercado,
demarrar produção local em 2014.
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Altima, Nissan de topo
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Mercedes CLA,
Range Rover Sport e piloto Facundo, Melhores das Américas 2014.
Como o faz há 13 anos, a
FIPA, Federación
Internamericana de Periodistas del Automóvil, promove a eleição de
automóveis, utilitário esportivo, e piloto, todos de maior destaque na América
Latino Americana, do México ao Uruguai. Sedã Mercedes-Benz CLA, revolucionário
em sua proposta de ser o novo produto de entrada da marca alemã; o Range Rover
Sport, utilitário esportivo considerado o ápice da combinação de conforto e
habilidades para enfrentar desafios fora de estrada, foram os veículos
escolhidos pela centena de jornalistas especializados. Como Piloto do Ano, o
argentino Facundo Regalia. competidor na categoria GP3. Dentre os brasileiros,
Augusto Farfus, que compete na DTM ficou em 3o. lugar; Felipe Massa
em 6º. E Felipe Nasr,
8º.
Em duas votações
depuradoras, o resultado final exibiu o CLA com 217 pontos – 14% dos votos,
distanciado 24 sufrágios do segundo, o BMW Série 4. Na categoria de utilitários
esportivos a vitória foi mais apertada para o Range Rover Sport, com 206
pontos, 13% do universo, contra 177 pontos assinalados para o novo Jeep Grand
Cherokee.
Festa para entrega dos
prêmios será em Lima, Peru, 17 de dezembro. AColuna integra o colegiado.
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Range Rover, melhor SUV pela
FIPA
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Roda-a-Roda
Novela – Mais um capítulo do folhetim “A
Volta da Alfa Romeo”, ora escrito por Sergio Marchionne, executivo número 1
da Fiat: novos planos, em 5a. edição: abril de 2014 – à apresentação
dos resultados do exercício e do próximo plano quinquenal da Fiat.
Atraso – Há anos a Fiat promete voltar com a marca em volumes
consistentes. Fez o Alfa 8C, vendido homeopaticamente, o 4C, apresentado em
prestações, prometido para lá estrear no início deste ano e novamente
postergado para o verão de 2014 – meio do ano.
Questões – Dentre problemas estão a queda em vendas; a falta de produtos
– hoje apenas MiTo e Giulietta -; retração de resultados na Europa em 13% e
queda de vendas no Brasil. O maior e mais rentável mercado mundial da Fiat,
deteve 9 anos de crescimento e, a seguir o PIB terá crescimento entre 0 e 1%.
Produtos – Em desenvolvimento na sede da Maserati, em Modena, Itália, com
visão de futuro, plataformas para Fiat, Alfa e Chrysler. Quatro, grande e
médio, sedãs e utilitários esportivos. Hoje o foco é voltar ao passado da
tração traseira e ir ao futuro, em todas as rodas.
Preju – Projeção do Tesouro dos EUA indica, para passar à frente as
ações da General Motors, assumidas para impedir seu fechamento, perderá US$
9,7B – uns R$ 23 Bilhões. O rombo é maior e inclui uns US$ 14B – uns US$ 30B -,
em empréstimos concedidos à GM.
Legal - Mercedes CLA conquistou 5, todas as estrelas, nos testes de
avaliação de segurança da Euro NCAP, para segurança dos ocupantes e pedestres.
Mico – Dúvidas com relação ao fim da Serie 1 BMW. A marca informa ter
cessado produzir Coupé e conversível. Única possibilidade de continuação é não
conseguir apresentar a substituta Serie 2 no NAIAS, o Salão de Detroit, EUA,
maior mercado da marca.
E ... – No Brasil há estoque. O Serie 1 com suas variações de
potencia, consta da lista de preço deste mês da BMW.
Mudança – Não se sabem todas as parcelas da conta, mas Carlos Ghosn, no.
1 da Renault-Nissan, iniciou processo de enxugamento nos cargos de gestão.
Caminho - Crê-se, fatores sejam queda de faturamento, dificuldade em
alcançar a margem de lucro de 8%, gastos com re
call com Nissan, e sua
declaração de cansaço para não acompanhar o próximo plano quinquenal das
empresas.
Aniversário – Para comemorar 1 ano de mercado no Brasil e o recorde de 360
unidades vendidas em setembro, melhor número, a Lifan tem o utilitário
esportivo X60 com teto solar, sistema multi media, tela de 7”, controle no
volante, a R$ 57.990. Sem, R$ 54.777.
Cobra ... – Construindo fábrica em Jacareí, SP, e incomodada com a
incredulidade fundamentada dos que seguem outros exemplos de promessas não
viabilizadas, a chinesa Chery resolveu disponibilizar olho Big Brother.
E pau – Instalou câmera em ponto elevado, para mostrar, em tempo real,
o andamento da obra e indicar, em gráfico, o percentual de construção já
atingido. Para ver, fabrica.cherybrasil.com.br . Terça, 05, à tarde, índice era de
62%.
Regionalismo – Cobra baiana anda em ritmo próprio, menor que a paulista.
Talvez explique o porquê das obras da fábrica da JAC, também chinesa, em
Camaçari, Ba, não sejam visíveis pelo satélite.
Outro – Cross,
versão do Toyota Etios, à venda dia 18. Não é propriamente produto, não estava
planejado, mas o fraquejar de vendas ao lançamento exigiu mudanças em
curtíssimo prazo, e a versão. No caso, tentativa de fazer evento, veicular o
nome do carro, torná-lo mais palatável ao consumidor nacional.
Mesmo – Sem equipamento para crossar,
exercitar seu designativo. Apenas um falso mata cachorro frontal, arcos para
bagagem no teto, e interior em tecido com logo bordado. Custa caro pelo que
oferece, carrinho com motor 1,5: R$ 45.690.
Bom – Novo recorde na blindagem de veículos: 4.769 no primeiro
semestre – 11,55% superior a idêntico período em 2012. Projeta associação de
classe, a Abrablin, no ano serão 10 mil. Mais blindado é o VW Tiguan, ao nível
IIIA, resistente a tiros de submetralhadoras 9 mm e revólveres Magnum 44.
Mal – Os índices de insegurança urbana avançam, o de homicídios é
recordista, e provocam a proteção veicular. Rio de Janeiro lidera, 12% do
mercado.
Mercado – Para fomentar
vendas, aquecer economia, melhorar índices, mostrar cenário favorável em ano de
eleição, governo deverá estender redução do IPI. Mais objetivas, fazer vendas,
fábricas darão bônus aos revendedores para reduzir preço ao consumidor. Medo
financeiro e institucional de o mercado se encolher após 9 anos de crescimento
facilitarão negócios.
Situação - Outubro mostrou 0,5% de crescimento e alimenta a esperança de
fechar o exercício com pequeno, porém crescimento.
Na prática – Momento está para os compradores. E automóveis em fim de
linha, como o Fiat Uno, ou o Renault Logan antigo, são passíveis de negócios
flexíveis. Logan há pouco tempo oferecia financiamento a Juro Zero.
II – Mas não está bom para os revendedores, premidos por estoques,
margens de lucros em redução.
Motos – No Salão de Milão, Itália, a Triumph anunciou mais dois
produtos no leque brasileiro: Thunderbird Commander, derivada da atual
Thunderbird Storm, motor 1.7, 98 cv, 156 Nm de torque, e visual Custom.
Produção local início de 2014. E entrada no segmento inferior, de 250 cm3, a
ser vendida no final de 2015. Empresa mudou de logo.
História – Para comemorar seus 60 Anos de Brasil, a Volkswagen montou
exposição no museu ZeitHaus (Casa do Tempo) no Autostadt, a cidade do
automóvel, instalada pela matriz em sua fábrica de Wolfsburg, Alemanha.
Diferença – Dos museus das fábricas de automóveis é o mais impressionante,
com pavilhões de cada uma das 12 marcas comandadas pela VW – exceto as de
caminhões MAN e Scania. Uma saborosa viagem no tempo.
Complicou - Doadores da área do aeroporto de Guarulhos notificaram
enorme lista de órgãos do governo e empresas: doaram o espaço para a construção
de um aeroporto militar, visando a defesa do país. Funcionou até o leilão de
privatização.
Então - A transmissão da gestão a empresas estrangeiras, ignora a
condição básica e documental da doação. Herdeiros, através do escritório
Andrade Maia querem saber como fica.
Ilustração – Carros desconhecidos aos 2K de visitantes anuais, entre
alemães e do enorme volume de estrangeiros que visitam a Volkslandia, Gol, SP2,
Brasília, Karmann-Ghia TC indicam a teimosia em fazer produtos próprios – única
exceção na VW -, capacidade de criar e desenvolver da distante filial. Para
arrematar, unidade da última série da Kombi, frete de ida: será agregada ao
museu alemão.
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Dr. Michael Macht, e o SP2 amarelo manga. Mais brasilidade, impossível.
Dr. Michael Macht, e o SP2 amarelo manga. Mais brasilidade, impossível.
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Também – Idênticos 60 anos, a
Porsche expõe em seu museu, em Stuttgart, Alemanha, sua competência na
construção de carros com desempenho superesportivo. Até 17 de março de 2014. Só
raridades.
Aula – Lá, o primeiro spyder 550, e o motor Fuhrmann, com 4
comandos de válvulas, um dos mais complicadas no mundo para ser regulado.
Outros, o 904 Carrera GTS, e o único 911 Turbo RS carro de rua com carroceria
leve do RS, concessão a famoso Porschemaníaco,
o regente Herbert von Karajan. Vais
à Alemanha? Aproveite. E o super museu da Mercedes está a passos.
Retífica RN – Corrigindo Coluna
4413: nome do CEO da MAN Latin America é Antônio Roberto Cortes. Mão
esquerda, personalista, trocou “r” por “t”, “a” por “s”.
Entrou Correa.
Gente – J. Mays,
diretor de design da Ford Motor Company,
aposentadoria formal. OOOO
Brilhante, superou o limite de sua especialidade, inventou e projetou o New
Beetle para a VW. OOOO Na
Ford, além dos conceitos estéticos da marca, novos carros para motores menores,
e os retrô Thunderbird e GT.OOOO
Um comentário:
Bravo !
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