Começar
de novo. A Renault se reconstrói
Quando aprovou seu projeto de instalação no Brasil e
inaugurou fábrica em 1998, a Renault foi valente. Das new comers, como chamadas as novas montadoras, fez o maior
investimento, sendo a única a implantar usina para motores.
Tempo e mercado passam, há reformulações, e a Renault,
em resultados desproporcionais, acertou no projeto. Mudou a relação com os
produtos, elegendo o Brasil como base de produção e mercado principal da
família Logan, Sandero e Duster, de plataforma rústica, resistente, e removeu
para a Argentina os extremos, o luxo do Mégane depois Fluence, e o inferior da
linha, o Clio sedã. As mudanças melhoraram, alcançaram recuperação e recordes
de vendas.
A expansão comercial fez cobrança industrial, batendo no
teto da capacidade de produção, mesmo funcionando em três turnos diários, seis
dias por semana, e com todos os ganhos de produtividade, chegou a máximos e
insuperados 220 mil veículos anuais. Num cenário de expansão, quem para, anda
para trás.
Ante perspectiva de crescimento, recuperando o tempo perdido,
e pelo relevo da rentabilidade da operação no Mercosul representa na tesouraria
da marca, aprovaram-se investimentos de R$ 1,5B no período 2011-2015.Destes, R$
500M acabam de ser gastos numa grande reformulação.
Sem espaço, a expansão exigiu artes: parar a operação e
construir uma fábrica dentro da fábrica. Como disse um operário da construção
civil, “tocou o horror, obras com a
fábrica parada; o pátio cheio de carros; prazo para tocar e acabar; cimento que
não secava por conta das chuvas. 60 dias para desmontar, quebrar, reconstruir,
re arranjar, testar e botar a fábrica a funcionar como se nada tivesse
acontecido. Trocamos o pneu com a
bicicleta andando”.
Mercado
As mudanças aditivaram a capacidade industrial em 100
mil automóveis/ano. Ano próximo crescerá mais, quando transferir a produção dos
utilitários Master para a nova fábrica da aliançada Nissan em Resende, RJ. A
expansão elevou a 7.700 empregos os 6.500 anteriores.
A
Renault quer se preparar aos novos produtos - reformulação de Logan neste ano,
e no próximo no Sandero e Duster, e a novidade: um picape Logan -, consolidada
a 5a. posição no mercado, gerando reconhecimento no âmbito da corporação:
Olivier Murguet presidente no Brasil, foi laureado pela matriz em razão da
performance da marca em vendas, participação e lucros.
As obras e a troca de figurinhas com a Nissan darão
capacidade para atingir o projeto de participar com 8% do mercado brasileiro
até 2016.
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A fábrica ampliada
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Novidades: Strada
Mangalarga, March 2014 e Fit Twist
Associar
valentia, resistência, confiabilidade e conforto de marcha dos cavalos
Mangalarga Marchador com picapes levaram a Fiat a denominar série especial, em
acordo promocional com a associação da raça.
Bem ajaezada,
arreata caprichada com bancos bordados e tapetes com logo da série.
Mecanicamente nas versões 1.6 16V cabine estendida e Adventure 1.8 16V cabine
dupla. Pacote tão enfeitado quanto burro de cigano: rodas em liga leve, rádio
Connect CD MP3, faróis com duas parábolas, molduras e canhões negros, volante
revestido em couro portando comandos de rádio, retrovisores externos elétricos,
ar, direção e itens de segurança como ABS e dois air bags, pneus uso misto, adesivos da associação dos criadores
deste fantástico brasileiro.
O valor dos animais
Strada Trekking 1.6 16V Cabine
Estendida R$ 46.550
Strada Adventure 1.8 16V Cabine Dupla R$ 59.440
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Strada em série especial
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Retoques
Para marcar
sua continuidade no mercado, aplainando terreno para o início de produção
nacional no último trimestre, a Nissan deu um tapa em seu carro de entrada, o March. Diz
ter ouvido sugestões de clients, daí oferecer estofamento em dois tons, friso
cromado na grade e um adesivo. Freios com ABS vem por obrigação legal, e
aparentemente os clientes preocupados com segurança não foram ouvidos pois air bags inexistem seja nas versões
motor 1.0 ou 1.6.
A Nissan
insiste em dize-lo japonês, está mais para liga das nações: projeto do Japão;
construção no México, motores da França; construção no Brasil. Preços com a riqueza nacional, entre R$
27.690 a R$ 41.590.
Enfim,
o Fit enfeitado
Mostrado em outubro chega o Twist,
versão do Honda Fit. Se algum cliente o vir como de aptidão esportiva, será
coisa pessoal, sem responsabilidade da Honda, que não o trata como um Land
Rover feminino. Ao contrário, com precisão léxico-cirúrgica o diz ousado. Diferencia-se pelo conjunto
frontal para choques e grade, faróis de neblina. No grupo óptico, máscara nas
células dianteiras e plástico translúcido atrás. Internamente bancos
diferenciados do Fit que o baseia, detalhes cromados, e carpete impermeável no
compartimento de carga. Vem com freios a disco nas 4 rodas, ABS com EBD nos
freios e air bags à frente. Cintos de três pontos e apoio de cabeça para todos
usuários.
Motor 1.5, 116 e 115 cv a etanol e
gasálcool. Preços, chaves na mão, em R$ 57.900 manual e R$ 60.900 com
transmissão automática de 5 velocidades.
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Twist, Fit ousado
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Em
junho, o novo Focus
Durou pouco a atual geração do bom Ford Focus. Em junho,
no Salão de Buenos Aires, a empresa exibirá seu sucessor, a ser feito em
Pacheco, Argentina, devendo chegar ao Brasil no quarto trimestre como 2014. A
logística da Ford mostrou-se lenta para repor o Ranger, também argentino, e o
EcoSport,
Investimento de US$ 200M – uns R$ 400 milhões –. gerará
900 empregos diretos, ampliará a capacidade de produção em 19% para atender ao
Mercosul. Neste ano a Ford registra 100 anos na Argentina, onde após
representação foi primeiro país sul americano onde implantou filial e iniciou
montagem superficial em 1915.
Roda-a-Roda
Zinoro
– Negócios provocam cada coisa. Você acredita
num carro que é BMW em tudo, linhas, motorização, mas se chama Zinoro ? Pois é.
A joint venture entre os bávaros e os
chineses da Brillance definiu o novo nome.
O
Mais – O Guiness
World Records confirmou o Bugatti Veyron Super automóvel mais rápido do
mundo, a 267.8 mph – 428,5 km/h. Dos EUA
a Hennessey contestou lembrando seu Venon GT cravando 265,7 mph = 425,1 km/h,
mas a Bugatti lembrou que sua velocidade maxima corta a 258 mph = 412,80 km/h.
No recorde, soltou as rédeas dos 1.600 cv do motor W12, 8.000 cm3, quatro
turbos.
Pragmatismo
– Sem conseguir alcançar o concorrente GM
Cadillac, a Lincoln dos luxuosos Ford, foi ao óbvio: contratou Mark LaNeve,
ex-marqueteiro da GM e ex-presidente da Cadillac. Dirigirá a Hudson Rodges e a
Team Detroit, agencias de publicidade da Lincoln e da marca Ford.
iLUV.
iLUV ? – Sabe o que um iLUV ? Está
preparado para ter um ? Ninguém sabe exceto nos
gabinetes mais fechados da Ford. A empresa pediu registro de patente para
alguma coisa como veículo urbano leve e inflável.
Lei
– Deve ser individual, leve, dobrável. Explicação a fórmula e engenharia tão
distantes dos parâmetros atuais, é exigência legal dos EUA, onde as marcas, por
sua produção, devem obter índices de consumo de combustível. Assim, veículos
elétricos se somam aos a gasolina e diesel para dividir consumo e emissões.
Re Call – Outra massiva
chamada de carros japoneses a consertos. Toyota, Nissan e Honda convidam 3.4
milhões a trocar air bags fornecidos
pela também japonesa Takata. Defeito antigo, carros produzidos entre 2000 e
2004. A Takata é segundo maior fornecedor mundial de air bags e cintos de segurança. Assim, mais interessa ao universo
dos acidentes e seus advogados, pois a grande maioria destes automóveis já foi
à reciclagem.
Alegria
– Renault festeja e divulga ser a única marca com seis veículos de menor
consumos no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Regra
– É ação oficial para tabular consumo e
emissões de veículos importados e fabricados no Brasil, orientando o consumidor
quanto a consumo. Boicotado por algumas montadoras e importadoras que não
aderem para não expor maus resultados. Mas sera obrigatório. Quer um conselho
pelo bem do país ? Na hora da compra escolha entre os listados no programa.? http://www.conpet.gov.br/consultacarros/
Flex
10 – Há 10 anos a Magneti Marelli apresentou
seu sistema SFS, o Flex, liderando esforços, logo seguidos, para identificar
combustíveis no tanque dos veículos, e faze-los se adequar para funcionar com
álcool ou gasolina.
Direta
– A MM terá sistemas de injeção direta em 2015, para novos motores a ser
fabricados no país. A injeção da mistura combustível faz-se sobre os pistões,
melhorando queima, ganhando potencia, reduzindo consumo e emissões.
Publicidade
– Com DAVID, agencia brasileira, a Jaguar
inicia campanha para vender a marca no país. Mudança de óptica, antes apenas
entregava. Denomina-se How alive are you,
e liga automóvel e batimentos cardíacos.
Nova
turma – Os novos Classe A, em hatch importado e sedan a
ser feito no Brasil, querem ampliar a clientela Mercedes, crescendo para baixo,
idade menor à dos compradores dos atuais Classe C. Daí, nova linguagem e novas
mídias. A Mercedes busca atingi-la por suas agencias Moma e ADBAT/Tesla, pelo
portal UOL, anúncios em IPad, QR Code, vídeo viral, YouTube e Facebook. Amostra
?
YouTube Mercedes-Benz do Brasil: youtube.com/watch?v=skHkv7kMAv8
Fanpage Mercedes-Benz do Brasil: facebook.com/mercedesbenzbrasil
Fanpage Mercedes-Benz do Brasil: facebook.com/mercedesbenzbrasil
Tecnologia
– Quer entender o sistema de transmissão
oferecido pela Ford no novo Eco, mecânico, seis velocidades e duas embreagens
? Veja em http://youtu.be/l3AhRdYlkpA. Parece automático, gasta menos, e é o futuro.
Para entender como engraza duas marchas ao mesmo tempo, vale olhar.
Cinema
– Nívea Ferradosa, diretora de marketing da
Citroën bem aproveitou a oportunidade de colocar carro da marca, o mítico 11L
de 1948 na re leitura do filme “Meu Pé de
Laranja Lima”, baseado em livro de José Mauro de Vasconcelos. Versão
anterior teve Willys Knight de 1929, raro, rico, mas conformado à história.
Visão
– Nada mais inadequado no conto passado em tempos sem asfalto que um monobloco
Citroën 11L, baixo, tração dianteira, para andar em estradas de terra, lama e
buracos da época. Como aplicação, é licença poética, mas exibe a sagacidade da executiva. Lançamento dia 19. http://youtu.be/GDePuLpo3Bg
Sucesso –
Empresa familiar, a gaúcha Agrale festeja 80 mil tratores produzidos em 51 anos
de existência. Hoje faz as linhas 4000, 5000 e 6000, de 15 a 168 cv.
Ciao, Bella – Outra
italiana com excitantes prazeres no montar. No caso, motos MV Agusta, marca com
dezenas de títulos mundiais. Refinada mecanicamente, distintivamente cara, do
pequeno clube com mais de 200 cv pelo motor 998 cm3, quatro cilindros, DOHC,
220,8 cv a 13.400 rpm, e enorme pacote eletrônico para aproveitar a performance
com tentativa segurança.
Pacote – Motor
de pequeno curso – 79x50,9mm, bielas em titânio. ABS Race de última geração,
pinças Brembo MotoGP, acelerador por rádio, controle eletrônico de
estabilidade, quatro mapas de injeção, regulagens para acelerador e freio do
motor entre Normal, Esportiva ou baixa aderência, corta-motor, suspensões e
esterço com ajuste eletrônico no painel, controle de tração, rodas forjadas, anti wheeling – para evitar empinar.
R$ 110 mil. 400 vendas em 2013 após
junho.
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MV Agusta. Italiana rica procura ...
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A
fim ? -
A MV Agusta do Brasil quer revendedores. Tem em Belo Horizonte,MG; S. Paulo,
Campinas e Ribeirão, SP; Curitiba, Pr; FPolis, SC; Rio,
RJ e Goiânia, Go, assistência em Aracaju, SE e Maceió, AL. Assunte: www.mvagustamotos.com.br
Obrigação – ABS obrigatório nas motocicletas a
partir de 125 cm3 na Europa a partir de 2015. A União Europeia, assustada com
5.000 mortes de motociclistas em 2012, que reduzir o número. Brasil poderia
exigir e começar nas dos moto boys, os mais expostos.
A Bosch criou
o ABS para motos e se alarma pois aqui apenas 1% das motos – e as de elevado
preço – o utiliza.
Ecologia
– Bagaço de cana, disponível em enorme
quantidade e quase sempre queimado na usinas de açúcar e álcool, começa a ter
nova utilidade: automóveis. Lavado, seco, processado e termicamente moldado
vira placas substituindo as de plastic, transformadas em acabamento de portas e
teto.
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