Por Fernando Calmon
Segundo a empresa de consultoria de tecnologia
ABI Research, de Nova York (EUA), dentro de quatro anos mais de 60% da frota
mundial de veículos terá conexão com a internet para navegar por satélite (GPS)
ou trafegar dados. Na Europa e EUA o percentual pode chegar a 80%. Inclui até instalação
de caixas pretas, semelhantes às de aviões, que ajudarão a esclarecer acidentes
de trânsito. Desde já se discutem implicações sobre privacidade e mau uso dos
dados armazenados ou captados de forma ilegal.
Embora possa parecer estimativa otimista,
sem dúvida a tendência é essa. No caso do Brasil, o crescimento acelerado do
uso de telefones inteligentes abre espaço para a internet a bordo de veículos.
Rede celular de quarta geração, que estreia agora com velocidade de conexão 10
vezes maior que a melhor atual, será fundamental para expansão de serviços
remotos. Terá abrangência e confiabilidade até 2017? Ninguém garante.
Algumas aplicações estão em campo, como
Volvo on Call que aciona socorro de forma automática em caso de acidentes por
meio de internet e telefonia celular. Outra utilização muito prática e de integração
imediata ao dia a dia dos motoristas é o Teleservices, da BMW. Trata-se de avisos
de manutenção programada ou corretiva via interação pela internet entre
automóvel, fábrica e concessionária.
No Brasil o serviço começou, no fim de 2010,
para alguns modelos da marca alemã com tela multimídia e bloco de comunicação
(Combox). Em breve toda a linha estará assim equipada. O Teleservices é
opcional e segue um roteiro.
– Veículo apresenta manutenção em atraso,
item com desgaste ou problema iminente. Rede CAN-Bus interna detecta as falhas
e automaticamente cria chamada de reparo, por meio da conexão Bluetooth e
internet, de qualquer celular a bordo.
– Chamada chega à BMW, na Alemanha.
– Fábrica verifica componentes necessários
e avisa, por meio da rede de dados ISPA, a concessionária brasileira vinculada
ao veículo.
– Concessionária, após separar peças
aplicáveis ao carro, entra em contato com o cliente por telefone ou SMS.
– Se o cliente aceitar o orçamento, basta agendar
dia e hora para manutenção.
Esse esquema é previamente acertado com o
dono do carro, que concorda em pagar pelo custo da chamada de dados móveis, mais
barata que ligação telefônica. Em pouco tempo a Combox terá chip próprio de
celular e funcionará mesmo sem telefone a bordo.
A fábrica eliminará carimbos e anotações em
manual de manutenção. Tudo será feito de forma eletrônica e inviolável: por
meio de rede Wi-Fi o automóvel, logo ao chegar à recepção da oficina, transmite
às telas dos consultores técnicos os serviços a executar.
No fundo, a internet pode até mudar o
modelo de negócio das concessionárias. Ao criar vínculo remoto entre carro e
fabricante, ficará mais fácil atrair clientes para manutenção na rede
autorizada, mesmo após o término da garantia. Por enquanto, se adapta melhor às
marcas premium, mas o esquema tende a ser adotado por todos os fabricantes em
médio prazo.
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