Alta Roda nº730 — Fernando Calmon — 23/4/13
OPULÊNCIA
CHINESA
Como tudo na China é grandioso, o Salão do
Automóvel de Xangai, maior cidade do país mais populoso, não poderia ser
diferente. A começar pelo número de marcas locais desconhecidas no mundo ocidental
e focadas no mercado local. Apenas para citar algumas: Baojun, Bestern, Dongfeng,
Emgrand, Englon, GAC, Haima, Haval, Hauwtai, Icona, Oley, SouEast, Zinoro e
Zotye. Na maioria dos estandes as informações se limitavam a folhetos em chinês
e sem informações em inglês para imprensa estrangeira. A exposição termina na
2ª. feira, dia 29.
Explosiva demanda na China – vendas crescerão
7% este ano para em torno de 20 milhões de veículos leves e pesados, cinco
vezes mais que o Brasil – leva a situações inusitadas. Numa tentativa de
controlar a procura e a nuvem de smog que envolve Xangai, leiloam-se placas
para carros novos e podem alcançar até U$14.000/R$ 28.000. Por isso modelos
pequenos e baratos não compensam tal investimento. Quem tem dinheiro quer
conforto e mesmo automóveis médio-grandes contam com versões de entre-eixos
alongados.
Além de o mercado chinês ser o maior do
mundo, até 2020 deve alcançar 2,7 milhões de carros de luxo por ano, o que
desbancaria também os EUA nesse segmento de topo. Portanto, soa natural eleger
o Salão de Xangai para lançamentos como revitalização do Porsche Panamera, novo
Maserati Ghibli ou Lamborghini Aventador 720-5, edição especial de 50 anos da
marca. São lá as estreias do sedã A3 e dos conceituais crossovers (quase prontos)
BMW X4, Mercedes-Benz GLA, este candidato à produção no Brasil, e Citroën DS4 X,
apelidado de Wild Rubis por sua cor especial.
Para compensar os 17 novos produtos que a
GM lançará este ano, além da tradicional ofensiva da VW que lidera entre
automóveis, a Ford apresenta o carro-conceito Escort, originado de um Focus
sedã anabolizado, específico para o mercado local. Honda exibiu o Crider,
evolução do conceito C, mais próximo da nova geração do Civic que chega em quatro
anos. Curioso é reestreia de uma marca americana de carro elétrico, Detroit Electric,
que já produziu esse tipo de veículo de 1907 a 1939 (apenas 13.000 unidades).
Chinesas que constroem fábricas de
automóveis no País também apresentam novidades. JAC A20, equivalente ao hatch
J3, mostra dimensões semelhantes ao futuro modelo a ser feito em Camaçari (BA).
Mas o carro será específico para o Brasil, inclusive versão sedã Turin, em
estratégia semelhante à Hyundai Brasil com o HB20. Já o sedã A30 será importado
em 2014, como J4. No total, há cinco lançamentos da marca e três
modelos-conceito.
Chery também tem novidades. Além do novo
QQ, subcompacto que será produzido em Jacareí (SP), ao lado do Celer, apresenta
dois protótipos Alfa 7 (sedã) e Beta 5 (SUV), além do modelo futurístico @Ant.
RODA VIVA
CONFORME esperado, novo Fiesta, alinhado ao modelo europeu e início de
produção apenas seis meses depois, começa a ser vendido em maio sem motor de 1
litro, inicialmente (depois chegará o 3-cilindros). Compacto estreia motor de duplo
comando de válvulas variável, 1,5 litro/115 cv, nas versões mais baratas, e 1,6
litro/130 cv. Ambos dispõem da maior potência específica do mercado e partida
sem gasolina em dias frios, ao usar etanol.
CONSUMO em cidade/estrada, com 130 cv e câmbio manual: 1 L/7,9 km e 1L/9,9
km (etanol) e 1L/11,4 km e 1L/13,9 km (gasolina). Com 115 cv: 1 L/7,8 km e 1L/9,6
km (etanol) e 1L/10,8 km e 1L/13,7 km (gasolina). Na média, motor mais potente
é mais econômico, ao contrário do ocorrido no passado.
PREÇOS partem de R$ 38.990, pouco abaixo da maioria dos concorrentes de peso,
e sobem até R$ 54.990, na versão Titaniun, que inclui sete airbags e câmbio
automatizado de embreagem dupla, seis marchas. Ford investiu, ainda, em
segurança ativa ao adicionar, aos modelos de maior cilindrada, controle
eletrônico de trajetória e tração.
FIESTA apresenta, agora, estilo marcante: adotou nova grade frontal de identidade
da marca e manteve tradicionais lanternas traseiras elevadas para melhor
visibilidade. Interior também é novo e se nivela aos compactos “premium” do
mercado brasileiro. Por enquanto, conviverá com Fiesta Rocam que continua com
motor de 1 litro e preço menor.
SAVEIRO recebeu mesma frente de Gol e Voyage, na linha 2014. Assim tem
condições de avançar em participação de mercado frente à líder Strada, que
apresenta linhas já cansadas, mas não a ponto de lhe tomar a dianteira. Faltam
motor mais forte (continua o de 1,6 l/104 cv como única e incômoda oferta) e
preço competitivo, apesar de conjunto tecnicamente superior e estilo mais atual.
Começa em R$ 33.490 (cabine simples) e R$ 36.610 (cabine estendida).
VERSÃO Cross, da picape compacta da VW, é a mais equilibrada do segmento.
Combina tradicional espírito aventureiro, sem resvalar para o exagero e gosto
duvidoso. De novo, seu preço atrapalha ao iniciar em R$ 48.990. Evolução em
relação à Saveiro anterior aparece, com nitidez, exatamente nessa versão.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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