Saiu no Autoblog na matéria do Salão de Los Angeles, a mais recente geração do protótipo do Subaru esporte de tração traseira. Eu sou fascinado pelos carros da fabricante nipônica que, junto com a Mazda, mais se aproxima dos conceitos europeus de esportividade, uma espécie de BMW do Sol Nascente....
A bandeira em que a Subaru se enrola, uma bandeira ferozmente individualista, é a de usar sempre motores boxer. Ou seja, motores planos de quatro (e alguns de seis) cilindros como o projeto original do Gol a ar, um carro que sempre me fascinou: uma história de ter um motor baixo, curto e leve na frente do carro que não funciona como um peso atrapalhando a mudança de direção e o centro de gravidade do carro.
Um motor quase entre eixos, que dá balanceamento praticamente perfeito, refrigera bem e carbura ( ou injeta...) com perfeição, além de permitir um escapamento de boas qualidades de fluxo.
Esse Subaru é feito pela divisão esportiva da fábrica sem turbocompressor, um motor de dois litros com injeção direta onde a ausência das delícias da aspiração forçada é compensada pelo uso de muitos materiais leves que favorecem a relação peso-potência; Além disso, há uma suspensão sofisticadíssima e a bendita tração traseira, o Santo Graal dos que distinguem pilotar de dirigir...
A cada protótipo diz-se que o modelo de produção está mais próximo. Mesmo que a marca seja a Gata Borrralheira de um certo importador tupiniquim, é um Raio de Sol e esperança nos corações de quem ama dirigir. Afinal o primeiro Subaru e´como aquela peça do vestuário feminino: a gente nunca esquece....
3 comentários:
Tive um Impreza GT 98 , com o qual fiquei alguns anos.
O carro que me deixou saudades...
De vez em quando vejo legacy e imprezas antigos início dos anos 90 abertura do mercado, svx, geralmente os impreza e legacy estão muito bem conservados e acima da média dos BMW, Hondas e Toyotas da mesma época;
Parecem ser sólidos de verdade;
Quando vejo um dos novos fico realmente muito feliz, adoro todos eles, agora uma pena é esta marca estar sob controle da caoa...
A massa de pessoas que compra civic e corolla, poderia dar uma olhadinha para estes subarus como por exemplo o impreza 1.6 e 2.0 de preços aceitáveis...
mas daí vem o medo de desvalorização, poucas oficinas pelo Brasil, muitos nem conhecem os carros e as propagandas são voltadas apenas para o melhor melhor do muuundoooo.
em tempo, Ssubaru e Mazda (que nos abandonou e agora com a alta do IPI prorrogará a vinda novamente) deixariam as ruas mais bonitas, sem dúvida.
Postar um comentário