EXEMPLO
QUE VEM DE CIMA
Por Fernando Calmon
Em 2014 a Fórmula 1 entrará em uma nova era
e os primeiros motores para a próxima temporada começam a ser revelados.
Diminuir o consumo de combustível, aproveitar energia desperdiçada em forma de
calor nos freios e sistema de escapamento e admitir ajuda de motores elétricos
estão entre os bons exemplos que a categoria máxima do automobilismo deixa para
os carros comuns.
Depois de muita discussão, se chegou à mais
significativa mudança técnica dos últimos 20 anos. Além da redução de
cilindrada de 3 litros para 1,6 litro e da troca do motor V-8 aspirado, injeção
indireta de gasolina por um V-6 com um único turbocompressor e injeção direta,
a eficiência no uso de combustível ficou 35% maior, apesar de superior em potência.
Os novos monopostos de F-1 são classificados
como veículos híbridos e podem contar com Sistema de Recuperação de Energia
(ERS, na sigla em inglês). Estão equipados com duas unidades elétricas de
motor-gerador reversíveis (MGU, em inglês).
Uma MGU, acoplada à árvore de manivelas do
motor a combustão, recupera ou fornece potência de até 163 cv, nível imposto
por regulamento. Sob frenagem, opera como gerador para ajudar os freios (reduz
a dissipação de calor) e recupera parte da energia cinética, convertendo-a em
eletricidade. Sob aceleração, aproveita a eletricidade (armazenada no ERS e/ou
na segunda MGU) e atua como motor auxiliar para impulsionar o carro.
A segunda MGU fica conectada ao
turbocompressor, conforme a coluna adiantou no final do ano passado. Opera como
gerador ao recuperar energia térmica dos gases de escapamento que movem aquela
turbina. A energia elétrica pode ser direcionada à primeira MGU ou à bateria do
carro para uso posterior. Essa MGU também funciona como motor para controlar o
desempenho do turbo: ora diminui sua velocidade em altas rotações para evitar
excesso de ar, ora aumenta sua velocidade para compensar a inércia dos gases em
baixas rotações e cortar o atraso de resposta do acelerador (conhecido como turbolag).
Já o ERS funciona do mesmo modo que o atual
KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética, em inglês), porém com dobro
da potência (163 cv) e desempenho 10 vezes maior. Segundo o diretor técnico da
Renault para novos motores de F-1, Naoki Tokunaga, o gerenciamento de energia será
bastante complexo.
“Esse gerenciamento inteligente terá que decidir
quando e quanto de combustível sairá do tanque, pois há um limite de consumo de
100 kg/h antes inexistente, e, da mesma forma, a quantidade de energia usada ou
recolocada na bateria para que esta não se esgote em duas voltas. Em 2013, o KERS
é usado em alguns trechos de cada volta. Mas, no próximo ano, para aproveitar o
máximo de potência disponível de duas fontes, dependerá do uso do acelerador,
velocidade em curvas, aerodinâmica do carro e de cada tipo de circuito.
“Não seria exagero afirmar que os F-1 de
2014 serão, provavelmente, as máquinas mais eficientes no uso de combustível e energia
disponíveis para rodar”.
Ruído dos motores, que tanto atrai o
público, será menor. De fato, os novos vão girar a “apenas” 15.000 rpm (3.000
rpm abaixo), porém com certeza não deixarão ninguém dormir nas arquibancadas.
Haverá pressão sonora mais do que suficiente.
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