terça-feira, 30 de julho de 2013

JEAN MANZON EM CAÇAPAVA


SE NÃO ESTIVESSE ACONTECENDO MAIS NADA NO RENOVADO MUSEU LEE, EM CAÇAPAVA, VALERIA A PENA A VIAGEM PELOS 23 DOCUMENTÁRIOS REALIZADOS NOS ANOS 50 E 60 POR JEAN MANZON. FRANCÊS QUE VEI "FAZER " O BRASIL COMO TANTOS EUROPEUS NOS ANOS 30, MANZON FUNDOU UM ESCOLA ESTÉTICA NA FOTOGRAFIA DA REVISTA "O CRUZEIRO" E NO CINEMA COMJ SEUS DOCUMENTÁRIOS  AGORA EXIBIDOS. ALÉM DE TODO O NASCIMENTO DE UMA INDUSTRIA QUE A FERRO E A FOGO MOTORIZOU UMA NAÇÃO, TEMBÉM É VISTO O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃOONDE FICOU OBSOLETO TER UMA BARCA AMERICANA OU UM CARRINHO EUROPEU FRÁGIL, PARA TER UM CARRO BRASILEIRO.
A SEGUIR UM RELEASE DA DANA CORPORATION. QUE EM UM GESTO DE ELOGIÁVEL MECENATO RESTAUROU A OBRA DE MANZON EM MÍDIA DIGITAL.TUDO SUBLINHADO PELA INSUBSTITUÍVEL VOZ DE LUIZ JATOBÁ, O DECANO DOS LOCUTORES BRASILEIROS COM SUA VOZ DE AÇO E VELUDO...

Expo Roberto Lee Classic

A exposição em comemoração ao cinquentenário do museu de Roberto Lee será realizada, de 2 a 4 de agosto, no Centro Cultural de Caçapava (Av. José de Moura Resende, 474). Os visitantes contarão com entrada e estacionamento gratuitos, além de área especial para veículos clássicos. A programação completa está no sitewww.cacapava.sp.gov.br.




DANA APRESENTARÁ OS DOCUMENTÁRIOS
DE JEAN MANZON NA EXPO ROBERTO LEE


Entre os dias 2 e 4 de agosto, a indústria de autopeças Dana marcará presença na festa de 50 anos do primeiro museu de automóveis do país relembrando marcas e carros que fizeram história. A empresa exibirá na Expo Roberto Lee, em Caçapava (SP), uma série de filmes do cineasta francês Jean Manzon sobre o início da produção nacional de veículos.

A exposição de modelos clássicos faz parte de um conjunto de iniciativas organizadas pela prefeitura local e o grupo de conselheiros da entidade para resgatar a importância dessa coleção pioneira no desenvolvimento do antigomobilismo nacional. A meta é tornar a cidade novamente uma referência entre os aficionados pelas máquinas antigas.

Cenas Memoráveis

Os documentários que serão apresentados no evento foram restaurados com o patrocínio da Dana para comemorar o cinquentenário da indústria automobilística brasileira. Rodados entre 1952 e 1974, trazem imagens raríssimas, como a “Cidade FNM”, a viagem da Caravana de Integração Nacional, os testes em Interlagos e o I Salão do Automóvel.

Além de serem projetadas num telão durante a festa, as 23 produções passarão a integrar o acervo da entidade, que terá cópias digitalizadas de todo o material. Os clubes de antigomobilismo que estarão apoiando a Expo Roberto Lee também receberão o conteúdo em doação. Ainda é possível conhecer os filmes no site www.dana.com.br/historia

“É uma satisfação mostrar um pouco da nossa tradição automobilística, repleta de desafios e grandes superações, ao público que virá prestigiar o renascimento do museu. Daremos esse primeiro presente à coleção e esperamos colaborar novamente no futuro”, destaca Luís Pedro Ferreira, diretor de relações corporativas da Dana.


Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas

Criado em 1963 por Roberto Eduardo Lee, pioneiro do antigomobilismo brasileiro, o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi o primeiro do gênero no país e, até hoje, é a única coleção de veículos tombada pelo patrimônio histórico. Nos tempos áureos, atraia milhares de visitantes e personalidades para a Fazenda Esperança, na cidade de Caçapava.

Após permanecer fechado por duas décadas, em decorrência da morte prematura do fundador, o acervo foi doado à prefeitura em 2011. Desde então, poder público, empresas e aficionados estão somando forças para recuperar a coleção. Entre os 40 “sobreviventes”, estão raridades como o Tucker Torpedo, Alfa Romeo Grand Prix e Packard Roadster Dietrich.  



Sobre a Dana

Fundada nos Estados Unidos em 1904, a Dana é um fornecedor líder em tecnologias para eixos diferenciais, cardans, suspensão e gerenciamento térmico. Com operações em 26 países, desenvolve uma ampla linha de produtos para os maiores fabricantes mundiais de automóveis, veículos comerciais, máquinas agrícolas e equipamentos fora-de-estrada.

Na América do Sul, está presente na Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela. No total, são 26 unidades que empregam 4.500 pessoas. Com 66 anos de tradição no mercado brasileiro, desde a aquisição da Albarus, mantém atividades em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP). Para mais informações, visitewww.dana.com.br.


Informações para a Imprensa:

Taller Comunicação

Douglas Cavallari
(11) 3042-2697 / (11) 992-718-947


Faça o download de imagens em alta resolução em:




OS DOCUMENTÁRIOS RECUPERADOS PELO PROJETO DANA-MANZON



1) A LUTA PELO TRANSPORTE EM SÃO PAULO

Produção: 009
Ano: 1952
Duração: 10 minutos
Filme: P&B

Numa época anterior à instalação da indústria automobilística, o transporte era um grande problema a se resolver em São Paulo, a cidade que mais crescia no mundo. Para enfrentar o desafio, a CMTC investia em todas as frentes e produzia de tudo um pouco nas suas amplas oficinas. 

2) O BANDEIRANTE DE HOJE

Produção: 118
Ano: 1958
Duração: 9 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

Esse “bandeirante” é o Jeep, um dos grandes pioneiros da indústria automobilística nacional. O modelo é visto em todas as situações, do céu ao campo. Um momento especial é a inauguração da fábrica da Willys Overland pelo presidente Juscelino Kubitschek e o governador Jânio Quadros. 

3) UMA INDÚSTRIA QUE LIDERA O PROGRESSO

Produção: 157
Ano: 1959
Duração: 10 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

Você sabia que, desde 1949, existia no Brasil uma montadora de caminhões onde palavras como participação nos resultados, comissão de prevenção de acidentes, atendimento médico, moradia e escola faziam parte do dia-a-dia? Essa era a estatal Fábrica Nacional de Motores.

4) BRAZIL THIRD FORCE IN THE AUTOMOTIVE INDUSTRY

Produção: 166
Ano: 1959
Duração: 10 minutos
Filme: P&B
Narração: Derek Wheatley

Produzido para o Governo Federal, que o utilizou como ferramenta de propaganda, o documentário destaca a consolidação da indústria automobilística no Brasil. As operações da Fábrica Nacional de Motores, Willys Overland e Mercedes-Benz são apresentadas como exemplos dessa nova realidade. 

5) TÉCNICA, CHAVE DA ECONOMIA

Produção: 180
Ano: 1959
Duração: 6 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

A antiga montadora DKW-Vemag e seus inconfundíveis modelos com motores de dois tempos são retratados em todos os detalhes. Acompanhe os testes no Autódromo de Interlagos, a resistência do jipe Candango, a produção dos motores e a montagem das versões sedan e perua. 

6) COLUNA NORTE

Produção: 196
Ano: 1960
Duração: 9 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

Obra-prima de Jean Manzon sobre a indústria automobilística brasileira, retrata a viagem de 2.160 km, entre Belém e Brasília, realizada pela “Caravana de Integração Nacional”. O grande momento é a chegada do presidente JK à cidade, de bandeira em punho, a bordo de uma Romi-Isetta. 

7) FEIRAS

Produção: 215
Ano: 1961
Duração: 8 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

O Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, foi o grande palco das feiras de negócios nas décadas de 50 e 60. Saiba mais sobre essas exposições, as grandes inovações que trouxeram e veja quais foram as atrações que fizeram o sucesso do I Salão do Automóvel, realizado em 1960. 

8) NA TRADIÇÃO DE SANTOS-DUMONT

Produção: 228
Ano: 1961
Duração: 9 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

Produzido para a Força Aérea Brasileira, o filme resgata imagens raríssimas de Santos-Dumont, como as experiências em balões pelos céus de Paris, o voo do 14-Bis (feito que o consagrou como inventor do avião) e a condecoração como “Gran Oficial da Legião de Honra” na França. 

9) DRAMA AO AMANHECER

Produção: 234
Ano: 1962
Duração: 8 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

A exemplo de hoje, não era fácil o dia-a-dia de um trabalhador brasileiro dos anos 60. Morando longe, com o trem sempre lotado e o implacável relógio de ponto. A solução era a Vespa, a primeira moto feita no Brasil, uma iniciativa da montadora carioca Panauto em associação com a Piaggio italiana.

10) COMO NASCEU O PRIMEIRO CARRO BRASILEIRO

Produção: 296
Ano: 1962
Duração: 8 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

O Aero-Willys 2600 entrou para a história da indústria automobilística brasileira como o primeiro modelo totalmente desenhado no país. Acompanhe esses dois anos de intenso trabalho. Os desenhos, trabalhos de engenharia, produção das ferramentas, testes e, finalmente, o grande lançamento.

11) VENCEU O BRASIL

Produção: 306
Ano: 1962
Duração: 9 minutos
Filme: Colorido
Narração: Luiz Jatobá

Empregando 10.000 funcionários e fabricando 6.000 veículos por mês, a Willys Overland se destacava como uma das maiores montadoras brasileiras da época. Acompanhe a produção dos seus diversos modelos (inclusive a montagem dos esportivos Interlagos) e veja os carros “em ação” em Interlagos.

12) INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Produção: 376
Ano: 1964
Duração: 9 minutos
Filme: Colorido
Narração: Luiz Jatobá

A antiga montadora brasileira DKW-Vemag é o grande destaque. Toda a linha de produtos da marca é mostrada fase a fase. Da produção das ferramentas, pneus e motores até a linha de montagem. Além da aprovação final nos testes de laboratório, campo ou numa corrida em Brasília.


13) A LINHA DE MONTAGEM

Produção: 377
Ano: 1964
Duração: 9 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

O documentário retrata os primeiros anos da indústria automobilística brasileira, desde o processo de obtenção das matérias-primas e produção do aço até a grande transformação realizada nas linhas de produção das montadoras Willys Overland e Fábrica Nacional de Motores. 

14) FAZ PARTE DA VIDA BRASILEIRA

Produção: 380
Ano: 1964
Duração: 7 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

Produzido em homenagem à indústria automobilística nacional, enfoca a produção de veículos desde a extração do ferro e produção do aço até a montagem final de modelos como o Jeep e Aero-Willys. A indústria de autopeças ocupa um lugar de destaque, representada pela Fabrini e Cofap.

15) DE UM DIA PARA O OUTRO

Produção: 386
Ano: 1964
Duração: 9 minutos
Filme: P&B
Narração: Luiz Jatobá

É com um retrato do Brasil de tempos atrás, atrasado e dependente, que se inicia esse documentário. O cenário desfavorável muda completamente com a chegada do mais popular carro da história: o Fusca. Acompanhe o modelo ser montado, etapa a etapa, na grandiosa fábrica da Volkswagen.

16) O CAMINHO DO PROGRESSO

Produção: 401
Ano: 1965
Duração: 9 minutos
Filme: Colorido
Narração: Alberto Curi

Um estranho caminhão sueco, de cor laranja e movido a diesel, rapidamente conquista os motoristas brasileiros e se torna o “Rei da Estrada”. Para entender essa história de sucesso, acompanhe a trajetória da Scania-Vabis em nosso país e descubra como eram produzidas essas máquinas.

17) UMA VISÃO FANTÁSTICA

Produção: 459
Ano: 1967
Duração: 8 minutos
Filme: Colorido

A estrela é o Ford Galaxie, o primeiro carro da marca totalmente produzido no Brasil. Embarque nesse “túnel do tempo” e acompanhe cada detalhe do projeto, desde a complexa rotina de testes da época, passando pela produção dos motores e estampagem, até a finalização das primeiras unidades.

18) A UNIÃO FEZ A FORÇA

Produção: 490
Ano: 1967
Duração: 9 minutos
Filme: Colorido
Narração: Alberto Curi

A união entre dois gigantes da indústria automobilística brasileira da época, Ford e Willys Overland, foi motivo de grande agitação. Feito para desfazer qualquer boato, o documentário mostra que a nova empresa está mais sólida do que nunca. O Itamaraty Executivo encerra o filme em grande estilo.

19) A GRANDE ESCALADA

Produção: 546
Ano: 1970
Duração: 8 minutos
Filme: Colorido

Uma nova fase chega ao campo e às cidades. Tempos de maior produtividade, menor esforço e uma lucratividade nunca vista. Mas qual é a causa dessa grande revolução? Descubra em cada etapa de produção das colheitadeiras, tratores e equipamentos de construção da pioneira Massey Ferguson. 

20) BOA VIAGEM PELAS NOVAS ESTRADAS

Produção: 554
Ano: 1971
Duração: 9 minutos
Filme: Colorido

O mais moderno centro de pesquisas automobilísticas do país acaba de ser inaugurado pela Ford. Iniciando suas atividades, os modelos Corcel e Belina são submetidos a uma exaustiva bateria de testes. Mas ainda há tempo para a “descontração”, como um show de acrobacias no Rio de Janeiro.

21) É TEMPO DE CONSTRUIR

Produção: 561
Ano: 1971
Duração: 10 minutos
Filme: Colorido

No Brasil do “Milagre Econômico”, os equipamentos de construção não param. Dos grandes centros à selva amazônica, uma máquina Caterpillar está sempre em ação. Conheça o cotidiano da fábrica e o desafio de garantir a assistência técnica e o fornecimento de peças mesmo nos lugares mais remotos.

22) NOSSO PEQUENO 1800

Produção: 594
Ano: 1972
Duração: 10 minutos
Filme: Colorido

A Chrysler se instalou pela primeira vez no Brasil em 1967, após comprar a francesa Simca. Após cinco anos, era a hora de fazer grandes reformas para a chegada de um novo modelo. Nesse filme, acompanhe a criação do Dodge 1800, dos testes iniciais ao lançamento no Salão do Automóvel. 

23) O INVESTIMENTO TECNOLÓGICO

Produção: 640
Ano: 1974
Duração: 18 minutos
Filme: Colorido

Uma nova fábrica da Ford entra em operação no Brasil. Uma unidade moderna, onde assuntos como automação e respeito ambiental já fazem parte do dia-a-dia. Instalada na cidade paulista de Taubaté, produz os motores 2.3 OHC, utilizados pelos modelos nacionais e exportados para diversos países.


Um comentário:

totiy disse...

Poxa que bacana,que pena que não dá pra "restaruar" pessoas.