50 Anos da McLaren em Laguna Seca na Califórnia
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AS GIULIAS
ROGERIO MACAHADO
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Fomos até a pista de Laguna Seca em Salinas na California para assistir à comemoração dos 50 anos da McLaren. A organização foi responsabilidade da HMSA (Historic Motor Sports Association) e o nosso anfitrião foi o piloto de clássicos Les Cannaday.
A McLaren foi fundada em 1963 pelo neozelandês Bruce McLaren, daí o significado da ave kiwi incluída no logotipo. Ele iniciou carreira na Fórmula 1 nos anos 60 pilotando para a Cooper e poucos anos depois montou sua própria equipe, ainda com ligações à Cooper.
Em 1966 a McLaren já era independente, atuando também na Can-Am, uma categoria de protótipos que reunia construtores canadenses e americanos. Entre 1967 e 1971, a McLaren venceu cinco campeonatos sucessivos com estes protótipos o que foi a verdadeira catapulta para a equipe. Infelizmente Bruce McLaren morreu em um acidente testando um novo chassi para aquela categoria em 1970.
A Can-Am também estava perto do final, a crise do petróleo veio em seguida e em 1974 determinou o encerramento da categoria na sua forma original.
A participação na Fórmula 1 que deu origem à McLaren não parou, a partir de 1968 as vitórias começaram a aparecer. Após a morte de Bruce o americano Teddy Mayer, que já acompanhava a McLaren desde o seu inicio, assumiu o controle da equipe que continuou em evidencia nos anos seguintes. As contratações já davam idéia do peso da equipe. Jody Scheckter, Emerson Fittipaldi (campeão em 74 e segundo em 75), James Hunt (campeão em 76) e Gilles Villeneuve que estreou na equipe em 77. Nos anos 80 a McLaren se uniu ao Ron Dennis que por sua vez arrastou o designer John Barnard revolucionando definitivamente a F1 com a fibra de carbono.
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A FAMILIA REUNIDA: SPORT E FORMULA 1 |
O Airton Senna colocou a marca em evidência entre 1988 e 1993 vencendo 35 GPs e conquistando 3 campeonatos, sempre às voltas com o rival de equipe Alain Prost que venceu 27 GPs e também conquistou 3 campeonatos para a McLaren.
A comemoração em Laguna Seca foi bastante eclética. Colecionadores e pilotos que utilizam McLaren nas corridas de clássicos trouxeram seus carros e foram realmente muitos os modelos. Entre eles o F1 do início da história da marca pilotado por Bruce McLaren em 1969 (M10A) e o carro que foi usado pelo Alan Prost em 1980 (M30). Todos os protótipos da Can-Am estavam presentes e clássicos de outras marcas também vieram homenagear a equipe. As inglesas Lola, Brabham, Lotus, Chevron, March,
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Maserati T61 Birdcage - 1961 |
Tyrrel circulavam ao lado de uma italiana muito rara, a Maserati T61 Birdcage (somente 16 foram produzidas entre 1959 e 1961). Completando o quadro, muitas Porsche, Alfa Romeo, Ralt e Rouch entre outros.
Os pilotos sempre amistosos faziam questão de mostrar detalhes e falar sobre a história dos seus carros. Muitos deles já na casa dos 60 anos e envolvidos o ano todo nas competições. Quando fora das corridas muitos dos carros estão nas próprias casas dos donos, sempre com alguma manutenção em curso. É o caso do Alan Nicholas cujo carro chamou minha atenção pelo estado impecável, uma Brabham BT21 de 1971 com motor Ford Coswort de 1600cc. Alan pilotava carros como esse profissionalmente nos anos 70. Em 2009, depois de aposentado e de muitos anos fora do cenário, encontrou esse carro à venda, comprou e voltou às pistas.
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McLaren M8 EF - 1971 |
De manhã bem cedo ele estava fazendo os últimos ajustes, vedando parte do radiador de óleo para manter a temperatura mais elevada, não troca essa vida por nada.
Outro veterano que não sai das pistas é o Skip Quain. Também aposentado, ele participa das corridas de clássicos com uma Lotus 23B 1962. Um detalhe, o carro pertenceu originalmente ao tri campeão da Formula 1 Jack Brabham. Skip conseguiu comprá-lo em 1978 e completou a restauração em 1981, quando estreou e não parou mais. Em 1991, depois de 10 anos de corridas foi executada uma nova restauração e quando voltou às pistas aconteceu uma surpresa, o próprio (Sir) Jack Brabham estava lá para assistir a corrida. Quando soube do carro ele faz questão de examinar tudo e depois de muitas estórias presenteou o Skip com diversas fotos originais dele no mesmo carro durante o campeonato da USRRC em 1962.
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Skip Quain e a Lotus 23B 1962 |
Foi uma homenagem realmente interessante e nessa modalidade o que preocupa menos são os resultados porque o encontro de pessoas é muito bom. Mas os velhinhos vão atrás das posições...
Resultados:
Os grupos são divididos pela velocidade potencial e pela idade dos carros.
HMSA Legends of Motorsports Laguna Seca 2013 – Grupo Um
1. Robert Davis, 1965 Lotus Super 7
2. Jonathan Feiber, 1960 Maserati Tipo 61 Birdcage
3. Al Arciero, 1958 Lotus Eleven
HMSA Legends of Motorsports Laguna Seca 2013 – Grupo Dois
1. Jon Norman, 1971 Alfa Romeo GTV
2. Mark Boen, 1970 Datsun 501
3. Mark Leonard, 1970 Porsche 914/6
HMSA Legends of Motorsports Laguna Seca 2013 – Grupo Tres
1. Josh Feiber, 1962 Lotus 23B
2. Danny Baker, 1963 Lola Mk5A
3. Robert Davis, 1963 Lotus 23
HMSA Legends of Motorsports Laguna Seca 2013 – Grupo Quatro
1. Roger Williams, 1971 McLaren M8E/F
2. Tom Malloy, 1971 McLaren M8E
3. Robert Ryan, 1968 McLaren M6B
HMSA Legends of Motorsports Laguna Seca 2013 – Grupo Cinco
1. Dan Marvin, 1976 March 76B
2. Chris Farrell, 1979 Ralt RT-2
3. Daniel Morgan, 1997 Lola T97
HMSA Legends of Motorsports Laguna Seca 2013 – Grupo Seis
1. Keith Frieser, 1972 Lola T290
2. Peter Hoekenga, 1971 Lola T212
3. Ken Davis, 1985 Ford Roush Mustang
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Tyrrel F1 007 - 1974 |
Postado por Jonas Mattos
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