No post da Alfa Sei um leitor atento notou que o roteiro da alavanca de cambio tinha a primeira fora do "H", como na imagem acima. Essa diferença é característica das caixas ZF dos anos 80, usadas em vários carros de maior potencia, como a Ferrari 400/412. A razão? nos carros de corrida a primeira só é usada para sair do boxe ou na largada. Portanto essa configuração torna mais rápida e fácil a troca entre segunda e terceira, ambas na mesma reta, bem como a quarta e a quinta marchas. Isso embora a Sei esteja longe de ser um caro esporte...No máximo um sedan esportivo... Alguém aí lembra de passar marchas?
4 comentários:
Não só lembro como sou fã de câmbio manual. Dog leg é fooooda!!!
Mestre M.,
Pizza fria nunca mais! =)
http://youtu.be/i5kwkTipAgI
É só uma questão de costume. Quando passo algumas horas ou dias dirigindo "914" com a primeira para trás, atrás da ré, estranho nos primeiros instantes quando retorno a um carro com câmbio com primeira para frente.
Já dirigi caminhões com esse sistema, inclusive o micro-ônibus que dirigi nas aulas para tirar minha CNH categoria D tinha esse câmbio, e por ironia do destino reprovei no meu primeiro exame porque engatei a ré no lugar da 1ª marcha kkkkk
Postar um comentário