20 a 30
de junho, el Salón del Automóvil de Buenos Aires
Soma de coragem, capacidade de
entender o corcovear da economia argentina, vendas e perspectivas de
crescimento, a Adefa, associação dos fabricantes, e a empresa AMC de promoções,
farão a sexta edição do Salón Del
Automóvil. Será no espaço multi
eventos, dito La Rural, em Palermo,
beiradas da grande Buenos Aires. Contornaram as dificuldades. em especial as
mais recentes, impostas pelo governo platino que negaceou o uso da área e, ao
final, apesar do pouco tempo entre a certeza e a abertura, a Argentina, segundo
maior mercado da América do Sul terá 40 novidades que interessam ao Brasil,
maior. Mostra-las-á por 24 marcas internacionais, de automóveis e caminhões –
única chinesa, a Chery.
A nós
De maior interesse ao consumidor
brasileiro:
Citroën
C4
Loundge, substituto do Pallas. Para os argentinos. DS3 conversível, dito Cabrio
e um DS5 híbrido;
Chevrolet
Tracker, SUV compacto – 4,25m, motor 1.8, injeção direta, 140 cv, transmissão
automática com 6V ou manual com 5, tração total sob demanda. Mexicano, será
importado para o Brasil com o nome de Traxx;
Chrysler, por sua divisão
RAM, de picapes, repete a ação da Ford com o F 250. Importará o picape grande 1500, posição de tamanho e preço acima
dos líderes de mercado lá produzidos, Toyota HiLux, Ford Ranger e VW Amarok.
Completo, cabine dupla, motor V8 a gasolina, 5.7 litros e 390 cv de potência;
Fiat 500 L – quatro portas. Olhe e veja.
Não é apenas um cinquecento esticado.
De sua plataforma sairá o primeiro degrau da família Jeep, a ser produzido na
fábrica de Goiana, Pe;
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Fiat 500 L – será base do
Jeep pernambucano
Ford Focus, nova edição,
aposentando o modelo atual. E o Evos, visão nublada de conceitos transformadas
em soluções aplicadas e a logo aparecer nos automóveis da marca, nos traços
ditos Kinetic 2.0. Mostrado no Salão de Frankfurt 2011. Agora é referência e
explicação.
Honda – mão inversa,
conhecido no Brasil, novidade na Argentina. É o Honda Civic 2013, motor 1.8, 140 cv;
Jaguar, Land – Pretendendo crescer de
importância no volume de vendas de Land Rover e Jaguar, os novos Jaguar XF Turbo – motor Ford, 2.0, injeção
direta, turbo e 240 cv – chegarão primeiro à Argentina. Brasil, depois;
Peugeot – Carros conceito, foco forte
sobre o 208, a ser lançado ao mercado argentino, instigará com o 301, que o
país vizinho importará da Espanha;
Renault
Fluence, retoques externos e no painel. Versão GT, diz a montadora, não terá
mudanças.
Toyota – A montadora no Brasil nega
introdução de pequenas – e necessárias - alterações no picape Hi-Lux como
modelia 2014, ante a redução da participação da marca no mercado ante a
concorrência dos novos VW Amarok e Ford Ranger. Diz também, apresentará o
Etios, mas sem as melhorias apresentadas a fornecedores argentinos, contadas
pela Coluna;
Volkswagen – Pequenas alterações no Amarok, como versão cabine dupla com
motor diesel 2.0 com apenas um turbo. Potência era 122 cv foi aumentada a 140
cv, aqui lançada nesta semana. Também, linha Gol, o Beetle, e o Taigun, visão
para o mercado sul americano do pequeno utilitário esportivo sobre o UP!.
Das
Motorrad – Ou, A
Moto. Exibirá as motos Ducati, marca italiana recém adquirida em nome de
sua controlada Audi. Pode anunciar a produção do modelo Monster 696 no Brasil, nas facilidades oferecidas pela Zona Franca
de Manaus, e projeto de exportação para a América Latina.
Mais
Haverá pista para testes fora de
estrada, exposição de veículos em escala e, como sempre, culto nacionalista com
exposição das Carreteras – antigos
carros de corrida em estrada, criação argentina; hot rods e no tema, estrela maior, o Bucci Special, projeto do piloto argentino de Fórmula 1 Cleomar
Bucci. E dois protótipos, o Bucci Bestium
e o Bucci Dogo. Bucci é uma lenda.
Criou o Special, construindo-o em
fibra de carbono e materiais argentinos – aos 87 anos !
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Bucci Special. Velhinho competente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Reflexos da globalização, o Salón de Buenos Aires, assim como o de S
Paulo, perderam controle nacional. O de lá é da AMC, a mesma do Salão de Paris. Daqui, Reed Exibitions, estadunidense absorvendo a pioneira Alcântara
Machado.
Serviço
20 a 30 de junho - imprensa dia 19; preço 50 pesos – pelo andar da carruagem, uns US$ 6;
pavilhão de La Rural, em Palermo, das
12 às 22h.
----------------------------------------------------------------------------------
Engine of the Year. E o vencedor é …
Concurso com 87 jornalistas
especializados votando em 36 países – no Brasil, 5 – escolhe anualmente os melhores
motores. Coisa técnica, com votação por pontos em cinco representantes por
categoria. Neste, os resultados indicaram principais e por cilindrada:
International Engine of the Year 2013
Ford 999cc três cilindros
turbo
Por categorias
Best Sub 1.0
liter
Ford 999 cc três cilindros turbo
Best New Engine
Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger
Best Green Engine
Fiat 875cc two-cylinder turbo CNG
Best Performance
Engine
Ferrari 6.3-liter V12
Lista – indicados em cilindrada
votos
Ford 999 cc três cilindros
turbo
Aplicação -
Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand C-Max;
|
479
|
Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger
aplicação - Volkswagen Polo, Beetle, Golf
Variant, Golf Plus, Golf Cabriolet, Scirocco, Eos, Jetta, CC, Tiguan,
Touran/Cross Touran, Passat, Audi A1, A3, Seat Ibiza FR, Alhambra, Ibiza
Cupra, Škoda Fabia RS
|
408
|
BMW 2-litre twin-turbo quatro cilindros,
gasolina
Aplicação - BMW 125i, 320i,
328i, 520i, 528i, Z4 20i, 28i, X1 20i, 28i, X3 20i
|
247
|
Porsche 2.7-litre diesel
aplicação - Porsche Boxster, Cayman;
|
245
|
Ferrari 6.3-litre V12
aplicação - Ferrari F12
Berlinetta;
|
233
|
BMW/PSA 1.6-litre turbo gasoline
aplicação - Mini Cooper S, Clubman Cooper S, Countryman Cooper S,
Coupé/Roadster Cooper S, Paceman
Cooper S, Cooper Works, Clubman Cooper Works, Coupé/Roadster Cooper Works, Paceman Cooper Works, Peugeot
207cc, 208, 308, 3008, 508, 208 GTI,
308 GTI, RCZ, Citroën DS3, C4 Picasso/Grand Picasso, C5/DS5,
C4/DS4;
|
197
|
McLaren 3.8-litre V8
aplicação - McLaren MP4-12C;
|
180
|
Audi 2.5-litre cinco cilindros
aplicação - Audi TT RS, RS3,
Q3 RS.
|
111
|
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O diploma ao motor 1.0 EcoBoost Ford. Breve, no Brasil.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Uns camaradas com sangue Rosso Alfa ...
Melhor que o calculado, quase o dobro dos presentes entre automóveis e alfisti, o II Encontro Alfa Romeo em Caxambu, MG, sedimentou-se como evento
oficial da marca, agregado pela prefeitura local e pela Secretaria de Turismo
de MG.
Foi no Parque das Águas, em frente ao Hotel Glória. No primeiro,
exposição dos veículos, área de vendas para peças, e a barraca do Alfa Clube,
com artigos da marca, ótimos em qualidade e design.
No hotel, programa amplo desde coquetel de boas vindas expondo os carros
estelares da mostra – FNM Timb, Alfa Romeo 2300 com o motor no. 1; protótipo
nunca viabilizado do modelo ’87, nunca enviado à produção. Novidade, Alfa
Giulietta QV importada pelo mineiro Carlos Berqó: palestras do eng Guilherme
Sechinel sobre o uso prático de pneus e óleos lubrificantes de motor, e duas
homenagens: ao recém desaparecido alfista Fábio Steinbruch; a Oswaldo Barros,
mecânico e colecionador da marca desde sempre.
O Encontro de Alfas exibe diferenciada organização de extremo cuidado, e
atinge o ideal antigomobilístico: cenário plano, sem as diferenças notáveis em
outros eventos, isenta de manifestações de desnecessária ou inexistente
superioridade. A sincronia a todos encanta, criando o clima de camaradagem
sempre buscado nestas ocasiões. Caminha para coisa grande pelo crescendo de
participantes, qualidade dos veículos e interesse sobre a marca, retratada pela
presença do suíço Axel Marx, maior colecionador individual e consultor em
história da Alfa.
Apoios do Museu Nacional do Automóvel, do Grupo de Dirigentes de
empresas ligadas à Fiat, Câmara Itália-Brasil, cidade de Caxambu, Estado de
Minas, e continência na distribuição de prêmios para torná-los disputados.
Destes, o Troféu Originalidade, pelo Museu, distingue o veículo que resistiu às
novas tecnologias e novos confortos, mantendo intocados os métodos de
construção, peças e partes, transformando-se em referência de originalidade – o
objetivo do antigomobilismo. Levou-o para
Piracicaba, SP, Luiz Fernando Giocondo Teixeira com 2300 TI4 de 1986. Combinaram-se
esforços para festejar os 40 Anos do Alfa Romeo 2300; apoio aos alfisti
que se estruturam para ir às Mil
Millas Sportivas em Bariloche, novembro, esforço para dobrar presença de
colecionadores e veículos em 2015, próximo encontro.
Melhor medida antigomobilista de sucesso? Ninguém deixou Caxambu para ir à grande feira de
peças em Lindóia, no setor o mais importante evento.
Paixão explica tal grupo, curioso, insólito, mantendo a mítica, a lenda
de marca desaparecida do mercado há uma década, levando mecânicos e peças de
reposição. Como dizem, o sangue de seus integrantes é comum – e a cor é Rosso Alfa. Mais ? Não precisa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
GTVs nas cores da bandeira italiana
------------------------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Mais – Enquanto não vence o proceloso mar baiano, que
malha a proa de seu projeto de fazer fábrica, a representação da JAC importa o
J3 e o Turin. Linha 2014, contidas mudanças no interior e linhas frontais.
Calendário – Apresentação à imprensa especializada seria dia
18. Data coincide com Salón portenho
e, para não pagar o mico da ausência
da mídia gratuita, mandou os carros aos revendedores, em pré venda, e entrega
posterior. Teto de 25 mil unidades/ano, no acerto com o projeto Inovar Auto.
Ce Finis – Final de maio Citroën encerrou a produção do modelo C4 Pallas.
Iniciou fazer o novo C4 Loundge no
Brasil e L na Argentina. Apresentação
no Salón del Automóvil – leia acima
-, e vendas locais a seguir.
Da Caça – Hora do consumidor. Concessionários, com bônus e
facilidades oferecidas pela montadora, anunciam unidades finais a R$ 49.900. A fim ? Chore - desconto adicional pintará.
De olho - A versão hatch
subiu no telhado. Fugaz, espera sucessão.
Surpresa – Vendas da Ford no EUA em maio,
cresceram 14% em relação ao mês do ano anterior: 246.585, quase colada na GM,
com 6.000 unidades mais.
Vai ? – Como o crescimento embute
veículos e motores menores, como o novo Fiesta e os EcoBoost estuda lá produzir
o EcoSport, feito sobre esta plataforma.
Tempo – O Acordo tampão para negócios entre Brasil e
Argentina deverá ser prolongado. Por ele, o Brasil deve importar 1,95 para cada
1,00B exportado. Clima não é bom para o estabelecimento de regras pétreas.
Opção – Outra versão do picape Ranger – versão XL, cabine
simples, motor diesel menor, de 2.2 litros e 150 cv @ 3700 rpm e 375 Nm (@ 1500-2500
rpm) de torque. Para trabalho e frotas. Como a Volkswagen segue o caminho da GM
com o S10 – de tudo para todos.
Desacordo – Diretor da Yes Aluguel de Carros conta dificuldade no repor peças como faróis,
máquinas para vidros, lanternas, calotas, pois as concessionárias são duras nos
descontos. Locadoras compram de 8% das vendas das montadoras.
Recorde – Mercedes-Benz
fará festa importante: produção de 2 milhões de veículos comerciais no país.
Presença de relevo, Stefan Buchner, CEO Mundial de caminhões. E apresentará
Philipp Schiemer, novo presidente da MB Brasil.
História – Exporá modelos dos caminhões que fizeram sua história no
Brasil, a partir do 312. Triste registro, é a única montadora que preservou
seus marcos.
Mercado – A MAN brasileira
colocou o pé no Chile em licitação para fornecer ônibus com tração nas quatro
rodas, para apoio à extração de minério. É o Volksbus 15.190 e caixa de
transmissão e eixos são estadunidenses Marmon Harrington. A representação da
MAN no Chile é da Porsche Holding.
Ecologia - Diz a Nissan ter atingido os
padrões da lei japonesa no reciclar de resíduos e, não apenas reciclagem dos
produtos. Inclui metais, plásticos, air
bags. No total, 145 mil toneladas foram processadas.
Antigos – Exemplo ao mercado de
reposição para veículos antigos, a gaúcha Dekabrás tem novidade para DKW Vemag:
tapete dianteiro, mais espesso, melhor vedação termo acústica.
Lembrança – Há 50 anos foi-se Christian
Heins, brasileiro e então nosso único piloto em atuação internacional. Dirigia
pela Alpine nas 24 Heures du Mans,
saída de curva, rodou em óleo perdido por concorrente, achou uma árvore.
Homenagem – Ex articulador da Equipe
Vemag, implantador da Equipe Willys, alavancas para o desenvolvimento
tecnológico das auto peças brasileiras e formar a base dos nossos campeões,
brilhante, amigo e orientador de pilotos e do nascente no ciclo do automobilismo
brasileiro, será lembrado em missa: Igreja S José, r Dinamarca, 32, Jardim
Europa, S Paulo, sábado, 15, às 15h.
Gente – Holger Haerter, ex CFO – diretor financeiro – da Porsche,
condenado. OOOO Multa de equivalentes R$ 1.700.000,00 por informações falsas
quando da tentativa desta marca em tomar o controle da Volkswagen. OOOO Cabe recurso – e prisão. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário