sábado, 8 de junho de 2013

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER




edita@rnasser.com.br           

Fax: 55.61.3225.5511 

Coluna 2313  05.Junho.2013


20 a 30 de junho, el  Salón del Automóvil de Buenos Aires
Soma de coragem, capacidade de entender o corcovear da economia argentina, vendas e perspectivas de crescimento, a Adefa, associação dos fabricantes, e a empresa AMC de promoções, farão a sexta edição do Salón Del Automóvil.  Será no espaço multi eventos, dito La Rural, em Palermo, beiradas da grande Buenos Aires. Contornaram as dificuldades. em especial as mais recentes, impostas pelo governo platino que negaceou o uso da área e, ao final, apesar do pouco tempo entre a certeza e a abertura, a Argentina, segundo maior mercado da América do Sul terá 40 novidades que interessam ao Brasil, maior. Mostra-las-á por 24 marcas internacionais, de automóveis e caminhões – única chinesa, a Chery.
A nós
De maior interesse ao consumidor brasileiro:
Citroën C4 Loundge, substituto do Pallas. Para os argentinos. DS3 conversível, dito Cabrio e um DS5 híbrido;
Chevrolet Tracker, SUV compacto – 4,25m, motor 1.8, injeção direta, 140 cv, transmissão automática com 6V ou manual com 5, tração total sob demanda. Mexicano, será importado para o Brasil com o nome de Traxx;
Chrysler, por sua divisão RAM, de picapes, repete a ação da Ford com o F 250. Importará o picape grande 1500, posição de tamanho e preço acima dos líderes de mercado lá produzidos, Toyota HiLux, Ford Ranger e VW Amarok. Completo, cabine dupla, motor V8 a gasolina, 5.7 litros e 390 cv de potência;
Fiat 500 L – quatro portas. Olhe e veja. Não é apenas um cinquecento esticado. De sua plataforma sairá o primeiro degrau da família Jeep, a ser produzido na fábrica de Goiana, Pe;
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Fiat 500 L – será base do Jeep pernambucano
----------------------------------------------------------------------------------
Ford Focus, nova edição, aposentando o modelo atual. E o Evos, visão nublada de conceitos transformadas em soluções aplicadas e a logo aparecer nos automóveis da marca, nos traços ditos Kinetic 2.0. Mostrado no Salão de Frankfurt 2011. Agora é referência e explicação.
Honda – mão inversa, conhecido no Brasil, novidade na Argentina. É o Honda Civic 2013, motor 1.8, 140 cv;
Jaguar, Land – Pretendendo crescer de importância no volume de vendas de Land Rover e Jaguar, os novos Jaguar XF Turbo – motor Ford, 2.0, injeção direta, turbo e 240 cv – chegarão primeiro à Argentina. Brasil, depois;
Peugeot – Carros conceito, foco forte sobre o 208, a ser lançado ao mercado argentino, instigará com o 301, que o país vizinho importará da Espanha;
Renault Fluence, retoques externos e no painel. Versão GT, diz a montadora, não terá mudanças.
Toyota – A montadora no Brasil nega introdução de pequenas – e necessárias - alterações no picape Hi-Lux como modelia 2014, ante a redução da participação da marca no mercado ante a concorrência dos novos VW Amarok e Ford Ranger. Diz também, apresentará o Etios, mas sem as melhorias apresentadas a fornecedores argentinos, contadas pela Coluna;
Volkswagen – Pequenas alterações no Amarok, como versão cabine dupla com motor diesel 2.0 com apenas um turbo. Potência era 122 cv foi aumentada a 140 cv, aqui lançada nesta semana. Também, linha Gol, o Beetle, e o Taigun, visão para o mercado sul americano do pequeno utilitário esportivo sobre o UP!.
Das Motorrad – Ou, A Moto. Exibirá as motos Ducati, marca italiana recém adquirida em nome de sua controlada Audi. Pode anunciar a produção do modelo Monster 696 no Brasil, nas facilidades oferecidas pela Zona Franca de Manaus, e projeto de exportação para a América Latina.
Mais
Haverá pista para testes fora de estrada, exposição de veículos em escala e, como sempre, culto nacionalista com exposição das Carreteras – antigos carros de corrida em estrada, criação argentina; hot rods e no tema, estrela maior, o Bucci Special, projeto do piloto argentino de Fórmula 1 Cleomar Bucci. E dois protótipos, o Bucci Bestium e o Bucci Dogo. Bucci é uma lenda. Criou o Special, construindo-o em fibra de carbono e materiais argentinos – aos 87 anos !
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Bucci Special. Velhinho competente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Reflexos da globalização, o Salón de Buenos Aires, assim como o de S Paulo, perderam controle nacional. O de lá é da AMC, a mesma do Salão de Paris. Daqui, Reed Exibitions, estadunidense absorvendo a pioneira Alcântara Machado.
Serviço
20 a 30 de junho - imprensa dia 19; preço 50 pesos – pelo andar da carruagem, uns US$ 6; pavilhão de La Rural, em Palermo, das 12 às 22h.
----------------------------------------------------------------------------------
Engine of the Year. E o vencedor é …
Concurso com 87 jornalistas especializados votando em 36 países – no Brasil, 5 – escolhe anualmente os melhores motores. Coisa técnica, com votação por pontos em cinco representantes por categoria. Neste, os resultados indicaram principais e por cilindrada:



International Engine of the Year 2013
Ford 999cc três cilindros turbo                                                                                                          
                                                           
Por categorias                                                                                                
Best Sub 1.0 liter                                                   
Ford 999 cc três cilindros turbo
Best New Engine
Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger                                                                                 
Best Green Engine
Fiat 875cc two-cylinder turbo CNG
Best Performance Engine
Ferrari 6.3-liter V12

Lista – indicados em cilindrada                                                        votos
                                                                                                             
Ford 999 cc três cilindros turbo
Aplicação -  Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand C-Max;
  479

Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger 
aplicação - Volkswagen Polo, Beetle, Golf Variant, Golf Plus, Golf Cabriolet, Scirocco, Eos, Jetta, CC, Tiguan, Touran/Cross Touran, Passat, Audi A1, A3, Seat Ibiza FR, Alhambra, Ibiza Cupra, Škoda Fabia RS                                          
                  
  408
BMW 2-litre twin-turbo quatro cilindros, gasolina 
Aplicação - BMW 125i, 320i, 328i, 520i, 528i, Z4 20i, 28i, X1 20i, 28i, X3 20i

 247
Porsche 2.7-litre diesel
aplicação  - Porsche Boxster, Cayman;
 
  245
Ferrari 6.3-litre V12 
aplicação - Ferrari F12 Berlinetta;
 233

BMW/PSA 1.6-litre turbo gasoline
aplicação -  Mini Cooper S, Clubman Cooper S, Countryman Cooper S, Coupé/Roadster  Cooper S, Paceman Cooper S, Cooper Works, Clubman Cooper Works, Coupé/Roadster  Cooper Works, Paceman Cooper Works, Peugeot 207cc, 208, 308, 3008, 508, 208 GTI,  308 GTI, RCZ, Citroën DS3, C4 Picasso/Grand Picasso, C5/DS5, C4/DS4;                                                                          


197
McLaren 3.8-litre V8 
aplicação - McLaren MP4-12C;
  180

Audi 2.5-litre cinco cilindros
aplicação - Audi TT RS, RS3, Q3 RS.
  111
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O diploma ao motor 1.0 EcoBoost Ford. Breve, no Brasil.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Uns camaradas com sangue Rosso Alfa ...
Melhor que o calculado, quase o dobro dos presentes entre automóveis e alfisti, o II Encontro Alfa Romeo em Caxambu, MG, sedimentou-se como evento oficial da marca, agregado pela prefeitura local e pela Secretaria de Turismo de MG.
Foi no Parque das Águas, em frente ao Hotel Glória. No primeiro, exposição dos veículos, área de vendas para peças, e a barraca do Alfa Clube, com artigos da marca, ótimos em qualidade e design.
No hotel, programa amplo desde coquetel de boas vindas expondo os carros estelares da mostra – FNM Timb, Alfa Romeo 2300 com o motor no. 1; protótipo nunca viabilizado do modelo ’87, nunca enviado à produção. Novidade, Alfa Giulietta QV importada pelo mineiro Carlos Berqó: palestras do eng Guilherme Sechinel sobre o uso prático de pneus e óleos lubrificantes de motor, e duas homenagens: ao recém desaparecido alfista Fábio Steinbruch; a Oswaldo Barros, mecânico e colecionador da marca desde sempre.
O Encontro de Alfas exibe diferenciada organização de extremo cuidado, e atinge o ideal antigomobilístico: cenário plano, sem as diferenças notáveis em outros eventos, isenta de manifestações de desnecessária ou inexistente superioridade. A sincronia a todos encanta, criando o clima de camaradagem sempre buscado nestas ocasiões. Caminha para coisa grande pelo crescendo de participantes, qualidade dos veículos e interesse sobre a marca, retratada pela presença do suíço Axel Marx, maior colecionador individual e consultor em história da Alfa. 
Apoios do Museu Nacional do Automóvel, do Grupo de Dirigentes de empresas ligadas à Fiat, Câmara Itália-Brasil, cidade de Caxambu, Estado de Minas, e continência na distribuição de prêmios para torná-los disputados. Destes, o Troféu Originalidade, pelo Museu, distingue o veículo que resistiu às novas tecnologias e novos confortos, mantendo intocados os métodos de construção, peças e partes, transformando-se em referência de originalidade – o objetivo do antigomobilismo.  Levou-o para Piracicaba, SP, Luiz Fernando Giocondo Teixeira com 2300 TI4 de 1986. Combinaram-se esforços para festejar os 40 Anos do Alfa Romeo 2300; apoio aos alfisti  que se estruturam para ir às Mil Millas Sportivas em Bariloche, novembro, esforço para dobrar presença de colecionadores e veículos em 2015, próximo encontro.
Melhor medida antigomobilista de sucesso? Ninguém deixou Caxambu para ir à grande feira de peças em Lindóia, no setor o mais importante evento.
Paixão explica tal grupo, curioso, insólito, mantendo a mítica, a lenda de marca desaparecida do mercado há uma década, levando mecânicos e peças de reposição. Como dizem, o sangue de seus integrantes é comum – e a cor é Rosso Alfa. Mais ? Não precisa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
GTVs nas cores da bandeira italiana                
------------------------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Mais – Enquanto não vence o proceloso mar baiano, que malha a proa de seu projeto de fazer fábrica, a representação da JAC importa o J3 e o Turin. Linha 2014, contidas mudanças no interior e linhas frontais.
Calendário – Apresentação à imprensa especializada seria dia 18. Data coincide com Salón portenho e, para não pagar o mico da ausência da mídia gratuita, mandou os carros aos revendedores, em pré venda, e entrega posterior. Teto de 25 mil unidades/ano, no acerto com o projeto Inovar Auto.
Ce Finis – Final de maio Citroën encerrou a produção do modelo C4 Pallas. Iniciou fazer o novo C4 Loundge no Brasil e L na Argentina. Apresentação no Salón del Automóvil – leia acima -, e vendas locais a seguir.
Da Caça – Hora do consumidor. Concessionários, com bônus e facilidades oferecidas pela montadora, anunciam unidades finais a R$ 49.900. A fim ? Chore - desconto adicional pintará.
De olho - A versão hatch subiu no telhado. Fugaz, espera sucessão.
Surpresa – Vendas da Ford no EUA em maio, cresceram 14% em relação ao mês do ano anterior: 246.585, quase colada na GM, com 6.000 unidades mais.
Vai ? – Como o crescimento embute veículos e motores menores, como o novo Fiesta e os EcoBoost estuda lá produzir o EcoSport, feito sobre esta plataforma.
Tempo – O Acordo tampão para negócios entre Brasil e Argentina deverá ser prolongado. Por ele, o Brasil deve importar 1,95 para cada 1,00B exportado. Clima não é bom para o estabelecimento de regras pétreas.
Opção – Outra versão do picape Ranger – versão XL, cabine simples, motor diesel menor, de 2.2 litros e 150 cv @ 3700 rpm e 375 Nm (@ 1500-2500 rpm) de torque. Para trabalho e frotas. Como a Volkswagen segue o caminho da GM com o S10 – de tudo para todos.
Desacordo – Diretor da Yes Aluguel de Carros conta dificuldade no repor peças como faróis, máquinas para vidros, lanternas, calotas, pois as concessionárias são duras nos descontos. Locadoras compram de 8% das vendas das montadoras.
Recorde – Mercedes-Benz fará festa importante: produção de 2 milhões de veículos comerciais no país. Presença de relevo, Stefan Buchner, CEO Mundial de caminhões. E apresentará Philipp Schiemer, novo presidente da MB Brasil.
História – Exporá modelos dos caminhões que fizeram sua história no Brasil, a partir do 312. Triste registro, é a única montadora que preservou seus marcos.
Mercado – A MAN brasileira colocou o pé no Chile em licitação para fornecer ônibus com tração nas quatro rodas, para apoio à extração de minério. É o Volksbus 15.190 e caixa de transmissão e eixos são estadunidenses Marmon Harrington. A representação da MAN no Chile é da Porsche Holding.
Ecologia - Diz a Nissan ter atingido os padrões da lei japonesa no reciclar de resíduos e, não apenas reciclagem dos produtos. Inclui metais, plásticos, air bags. No total, 145 mil toneladas foram processadas.
Antigos – Exemplo ao mercado de reposição para veículos antigos, a gaúcha Dekabrás tem novidade para DKW Vemag: tapete dianteiro, mais espesso, melhor vedação termo acústica.
Lembrança – Há 50 anos foi-se Christian Heins, brasileiro e então nosso único piloto em atuação internacional. Dirigia pela Alpine nas 24 Heures du Mans, saída de curva, rodou em óleo perdido por concorrente, achou uma árvore.
Homenagem – Ex articulador da Equipe Vemag, implantador da Equipe Willys, alavancas para o desenvolvimento tecnológico das auto peças brasileiras e formar a base dos nossos campeões, brilhante, amigo e orientador de pilotos e do nascente no ciclo do automobilismo brasileiro, será lembrado em missa: Igreja S José, r Dinamarca, 32, Jardim Europa, S Paulo, sábado, 15, às 15h.

Gente – Holger Haerter, ex CFO – diretor financeiro – da Porsche, condenado. OOOO Multa de equivalentes R$ 1.700.000,00 por informações falsas quando da tentativa desta marca em tomar o controle da Volkswagen. OOOO Cabe recurso – e prisão. OOOO

Nenhum comentário: