Nos anos 60 a Michelin inventou e montou um veiculo de testes de pneu inacreditável, Mille Pattes ou Centopeia Levando às ultimas consequências a complexidade hidráulica de um DS normal, ideou um veiculo de dez rodas, seis atrás e quatro na frente, das quais duas do segundo eixo dianteiro são de tração, tudo controlado hidráulica mente por um pesadelo hidráulico de tubos e bombas, além da roda de testes...
As outras serviam para prover uma enorme aderência pois lá dentro, como se vê no filme de época, havia um suporte também hidráulico de caraga e angulo de esterço variável.
Servia para provar varias coisas, entre elas aderência frenagem e desgaste. tudo isso gerava arrasto e o veiculo precisava pisar na pista com a maior firmeza para que o teste fosse válido e não acontecesse a situação do Général Cambronne, o emmerdement rodoviário... A qualidade Michelin tem suas razões...
o primeiro rolling test bed, que só tinha quatro rodas e bambeava... veja a roda no meio, por baixo:
Um comentário:
Parece que saiu de uma história do Tim Tim...
Postar um comentário