O ultimo Ford de tração traseira more hoje, sem choro nem vela...Aqui se esncerra uma era gloriosa de carros australianos que sucumbe ao deus da racionalização impõe Focus e Modeo. Carros bons, mas nunca mais teremos uma separação entre Igreja e Estado, entre suspensão, direção e tração...
A seguir a nota do Autoblog do Argentina do Cristófalo:
Concebido por Robert McNamara (leer más), el Falcon se lanzó a la venta en Australia en 1960 y dos años después comenzó a producirse en la planta argentina de Pacheco. En nuestro país se mantuvo en producción hasta 1991 (historia del último ejemplar). Durante esos 29 años se fabricó casi medio millón de unidades, contando a las versiones Sedán, Rural y Ranchera.
El actual Falcon sólo se comercializa en Australia, Nueva Zelanda y otros pequeños mercados de Oceanía. Su gama de versiones incluye versiones deportivas preparadas por Ford Performance Vehicles, como la GT Boss 335, con un motor V8 5.0 de 450 caballos de potencia.
2 comentários:
Mais uma legenda que vai para o Walhalla dos automóveis. RIP, Falcon.
Lee Iacocca fala um bocado do Falcon na sua autobiografia,inclusive elogiando muito Mc Namara,como um dos Garotos Prodígio da Ford. Era um carro tão bom que serviu de base para o Mustang,por ter um conjunto que não dava problemas,robusto e econômico. Tanto que as seguradoras davam desconto aos proprietários de Falcon. Pena essa despedida,é o fim de uma era.
Postar um comentário