Salão de Frankfurt terá VW
Golf e Peugeot 308
Briga de cachorro grande,
a faixa de mercado onde estão o VW Golf e o Peugeot 308 é a de melhor
equilíbrio entre porte, importância e rentabilidade. Nela, Ford Focus, Fiat
Bravo, Audi A3 Sportback, Hyundai, Kia e muitos outros concorrentes de peso. Um
erro e as contas e o futuro se complicam no cenário de briga-de-foice-no-escuro que é o mercado mundial de automóveis.
Ter um bom produto e resultados é o sonho das montadoras. Nele o Golf é líder e
a Peugeot era segunda até 6 meses, caindo após.
Salão de Frankfurt, o IAA,
é referência temporal, econômica e geográfica para lançamento de produtos. E,
em sua casa, a Volkswagen fará festa grande para obter enorme divulgação com
seu Golf, para os chegados Golf 7, indicando a sétima geração do produto.
Líder, parâmetro, terá a responsabilidade de manter a liderança, fazendo-o
mundo a fora. Como a Coluna informou em outubro passado, a
empresa, em seu projeto de liderança mundial, quer passar o traço da atualidade
em seus produtos. Nada de carros ou motores antigos fazendo trabalho de
espeleologia mercadológica para descobrir algum buraco no mundo onde possa
vender carros peculiares com motores de projetos antigos. O Golf feito pela VW
há largos anos no Paraná é da geração 4 e 1/2: Quatro do quando tinha
similaridade com o modelo alemão. Meio indica a intervenção estética liderada
pela àrea de design da VW do Brasil para revitalizar o
automóvel.
O Golf 7 vem sobre a
plataforma MQB, permitindo variar a distância entre eixos, mesma base do Audi
A3 Sportback, importado recém lançado no país. A motorização deve ter a mesma
base, 4 cilindros, em alumínio, cilindrada de 1.4 e 2.0, 16 válvulas e turbo.
A campanha de publicidade,
em tradução livre dirá Sempre imitado, nunca igualado. E
anúncio gaiato, mostra uns amadores descompromissados tentando cantar My
Way, com gravação de Frank Sinatra mostrando claramente o que é original e
o que é cópia.
Diferenças
Produtos e marcas tem
comportamentos opostos. Enquanto a VW tem clientela europeia para o Golf, a
Peugeot apostou internacionalizar vendas, vender mais no exterior que no
continente de origem. E, o foco pela VW de padronizar mundialmente seus os
produtos, tem mira distante pela Peugeot: o novo 308 a ser lançado em
Frankfurt, nada tem a ver com o modelo iniciado produzir há dois anos pela marca
no Mercosul. Ela opta em ter modelo tipo Mercosul, um de seus melhores e o mais
rentável de seus mercados. Assim, em alguns anos terá a plataforma que dá
estrutura e com a carroceria da foto, entretanto com pequenas intervenções
estéticas para atualizá-la aos nossos olhos.
Na Europa, como
referência, disse a Peugeot o novo 308 custará 16.450 Euros – mesmo preço do
Ford Focus, e menos que Golf 7 a 17.715 Euros.
Mudança chamativa, a
Peugeot refreou o atrevimento estético – deve ter batido no limite da magnitude
de grade e grupo óptico, como praticou até a geração passada – adotando traço
mais comportado, contido, menores grades e faróis. Para enfrentar a
universalmente aclamada e reconhecida robustez construtiva do concorrente Golf,
a Peugeot diz nele incluir os mais elevados padrões de qualidade, incluindo
materiais de decoração, o metal acetinado e os detalhes em preto profundo.
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Novo Peugeot 308. Lá.
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Zero
na LatiNCap ainda repercute
Nota da Coluna sobre
avaliação realizada pela LatiNCap, entidade supra oficial, indicando GM Agile e
Renault Clio recebendo Zero numa tabela de cinco estrelas quanto a segurança em
batida contra barreira física, mereceu esclarecimentos da Renault. Ei-la:
“ O Novo Clio foi testado
sem air bag. Esta configuração corresponde à regulamentação em vigor nos
mercados onde é vendido, já que as regulamentações sul-americanas ainda não
exigem o air bag. A partir de janeiro de 2014, todos os Novo Clio serão
comercializados com air bag para o condutor e passageiro.
O Novo Clio cuja versão
foi testada pelo LatinNCAP tem um nível de segurança igual e até mesmo superior
àquele de seus concorrentes diretos no segmento (Peugeot 207 Compact, VW Gol
Trend 1.6, Fiat Palio ELX, 1.4 Chevrolet Celta, Ford KA Fly Viral, Chevrolet
Corsa Classic e Fiat Novo Uno). Todos estes modelos, testados em 2012, obtiveram
1 estrela nos resultados LatinNCAP. O novo processo mais rigoroso do teste
LatinNCAP fez com que o Novo Clio, testado em 2013, não obtivesse
nenhuma estrela. Se nos baseássemos no protocolo do LatinNCAP em vigor em 2012,
o Novo Clio teria obtido 1 estrela, assim como os seus concorrentes do mesmo
segmento “.
Questão poluída,
provocando contestações e respostas de comunicação social sobre um tema de
engenharia e segurança. A verdade clara é que os automóveis vendidos abaixo do
Equador, por falta de exigência dos consumidores e por leniência da legislação,
tem menos estrutura que os modelos de origem, submetidos a testes oferecem
resultados cabais, porém as condições infra equatoriais permitem contestações.
A argumentação da Renault
bem exibe a perigosa situação dos consumidores, correndo riscos de danos
físicos e de morte. Afirmar que a mudança no método conseguiria 1 estrela no
máximo de 5, é firula. No âmago da questão, Zero ou Um mostra riscos e perigos
em pancadas frontais.
Isto só mudará quando o
governo federal olhara para a indústria automobilística, quinta no mundo,
envolvendo 20% do PIB, como agente econômico e não como coisa paralela, menor.
A mudança de óptica permitirá entender que o entorno deste ente mítico e
mágico deve ser cuidado. Desde garantir vias onde possa circular e cumprir sua
função de agente da mobilidade, quanto ser seguro e proteger seus usuários em
acidentes.
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Roda-a-Roda
Afinando – A BMW confirmou o
início das obras de sua fábrica brasileira em Araquari, SC, para novembro –
parece, os alemães não estão considerando as chuvas de verão como obstáculo à
terraplanagem ... Em novembro de 2014, início de produção e produtos indefinidos.
Quer fazer 32 mil ao ano. Pelo volume deve pretender alimentar a Sul América.
Outra – A Honda fará outra
fábrica de automóveis no Brasil. Será em Itirapina, a 200 km da Capital e a 100
km da atual base, em Sumaré. Terá capacidade idêntica à hoje instalada, 120 mil
veículos/ano, e dela tirará, em 2015, um novo carro pequeno, do porte do Fit e
do City. Um deles, possivelmente, o pequeno utilitário esportivo apresentado
pela Coluna há dias.
Dúvida – A Volkswagen
alimenta a dúvida da produção do Golf geração 7 em sua fábrica no Paraná. A
verdade veio à tona. Fornecedor da marca informou à Coluna ter
componentes aprovados e em preparação para fornecer à linha de produção a
partir do início do próximo ano.
Cabeça fria – O pulo de
24,9% nas exportações, invertendo a posição de queda de 5% para alta em 20%,
não fez Luiz Moan, presidente da Anfavea – a associação dos fabricantes de
veículos –, embarcar na nau dos insensatos ufanistas. Sua crença atribui o
crescimento ao aquecimento dos mercados importadores. E não reflete ganhos de
competitividade de nossa indústria.
Condicionamento – Outra curiosa
consequência da visita do Papa: conteve vendas de automóveis Zero Km em Rio e
São Paulo.
Sem – Honda iniciou importar o
mexicano crossover CR-V com tração apenas nas rodas dianteiras.
Versão paralela à com tração total. Motor comum, 2.0, monocomando acionando 16
válvulas com aberturas variáveis. 155 cv de potência, torque de 19,5 m.kgf.
Pesa 54 quilos a menos e custa na versão luxo, R$ 5 mil menos que os R$ 114.900
pedidos pela versão ELX com tração nas quatro rodas.
Por observar, cada quilo
de transmissão custa quase R$ 100 ...
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Honda CR V, tração duas
rodas.
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Relatividade – Diz a imprensa
versada na mescla de economia e o varejo da vida pessoal de alguns agentes, que
a fortuna do ex bilionário Eike Batista se esvaiu e chegou ao tamanho da dívida
do ex senador Luiz Estevão com o Governo Federal: R$ 200 milhões. Em
sendo, o brasiliense está melhor na foto dos cifrões e zeros: seu patrimônio,
com alguns milhares de imóveis, e sua disposição em construir uma cidade nas
beiradas da Capital Federal, é aparentemente muito superior.
Derrapou – A coleção Carros Inesquecíveis do Brasil,
que semanalmente despeja nas bancas de jornais uma miniatura de veículo da
história da indústria automobilística brasileira por caros R$ 39,90, na última
edição derrapou na realidade. Mostra um Karmann-Ghia, diz ser de 1962, e o
exibe clarinho e monocromático. Mas, como exibido, não houve. Todos tinham duas
cores.
Financiamento – As promoções do tipo
Juros Zero – na verdade negociados pelas montadoras com seus próprios bancos –
tem reduzido a massa de financiamento. Décio Carbonari de Almeida, presidente
da ANEF, a associação das financeiras das fabricantes registra um decréscimo de
18% na comparação de junho de 2013 ao deste ano. Diz também, a taxa de juros
baixou. Em junho a média foi de 1,23% ao mês, Em maio, um décimo maior. No
bruto 15,80% ao ano.
Peso Pesado – O mercado de
caminhões passará por enorme e nunca vista alteração, com a chegada de novos
fabricantes, mais que dobrando a relação das marcas hoje vistas em nossas
estradas: Ford, Iveco, MAN – ex Volkswagen, Mercedes, Volvo e Scania.
Por cima – Um dos argumentos
de venda da marca Metro-Sachman, com produtos chineses é que seus produtos
foram dimensionados para carregar carga acima das especificações legais
brasileiras: 7,5 t no eixo dianteiro e 13 t no eixo traseiro. As normas legais
estabelecem respectivamente 6 e 10 toneladas. Na combinação de eixos, idem.
Realidade – Entre a letra da
lei e a realidade do asfalto brasileiro, os caminhões aqui produzidos pelo
menos igualam a nova marca. O excesso de peso é característica nacional. A
marca diz produzir 150 mil unidades anuais e utilizar componentes
internacionais produzidos e com assistência técnica no Brasil.
Novidade – Um diferencial
apresentado pela Scania para oferecer melhores resultados de operação aos seus
produtos leva o nome de Streamline.
Por si só os caminhões foram otimizados em aerodinâmica, pelo novo câmbio
Opticruise, e os novos motores Euro 5, sendo capazes de conseguir até 15% em
redução de consumo, primeiro item da operação. Complementa com pacote de
serviços para reduzir custos de manutenção.
Colectivo – A América Latina vem em crescente
utilização de sistema integrado de transporte urbano de passageiros. Canaletas
exclusivas, ônibus dimensionados a fácil entrar e sair, velocidades e
deslocamentos maiores. Uma evolução do que pioneiramente se implantou em
Curitiba, Pr. Com financiamento internacional o sistema se chama Transmilênio.
O de Bogotá, capital da Colômbia, acaba de inovar comprando 200 ônibus Volvo
híbridos diesel/elétricos, contrato de manutenção por 5 anos e de proteção da
bateria por 12. Além das vantagens ao trânsito há ao meio ambiente pela
drástica redução na emissão de poluentes.
Sintonia – Em Maceió mais um
revendedor Troller. Vendas, assistência técnica, e muito campo para os jipes da
Ford, entre o lazer, trabalho na agricultura e produção canavieira. Nome
é Trilha Maceió, e fica à av Fernandes Lima, 2604. Gerente Mário Pereira.
Sinal – Liderando por três
meses nas vendas do segmento scooter com seu modelo Lead 110,
a Honda se declara líder absoluta no negócio. Novidade no produto, pode ser
desligada nas paradas superiores a 3 segundos, buscando reduzir consumo.
Curiosidade como tecnologia, mas numericamente deve ser dado desprezível entre
o consumo mínimo e a economia idem.
Diversão – Quer
imaginar performance e barulho do motor Mercedes na Fórmula 1 de 2014 ? o V6,
1.600 cm3 com um turbo ? A
equipe Mercedes AMG Petronas gravou o motor e simulou percorrer o mítico
circuito de Monza. A mão de obra é áspera, mas a simulação muito interessante.
Está em www.youtube.com/MERCEDESAMGPETRONAS
Gente – Gustavo Ruffo,
jornalista, novo p.c. OOOO Deixou a revista Car and Driver e será repórter batucando computador
no Jornal do Carro,
publicação do Jornal da Tarde herdada pelo Estadão. OOOO Sérgio
Berezovski, jornalista, surpresa. OOOO Após anos na Editora
Abril, e neles chefiando a revista 4 Rodas, dispensado. Cortes. OOOO Santiago
Chamorro, colombiano, promovido. OOOO Novo presidente da General
Motors no Brasil. OOOO Indicação pessoal de James Ardilla, número 1
para a América Latina. OOOO Femininas indicações anteriores, pela
diretoria norte americana, foram fugazes. OOOO Edgar Lourençon,
engenheiro, carreira. OOOO Novo diretor de Vendas, serviços e
marketing da GM na América do Sul. OOOO Laurent
Barria, 38, francês, administrador com MBA, escala. OOOO Era diretor da Peugeot
em Portugal, agora o é no Brasil. OOOO Nívea
Ferradosa, publicitária, crescimento. OOOO
Deixou a Diretoria de Marketing da Citroën por cargo continental: diretora de
Marketing Digital da holding PSA América Latina. OOOO
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