domingo, 27 de fevereiro de 2011

SUBMARINO DE SUPERFÍCIE POR JLV


Barco de cabeça para baixo


A fabricante de barcos de passeio coreana Raonhaje pensou, pensou e viu que estava presa a um mesmo conceito de barco, com quilha embaixo e cabine em cima – e por que não fazer o oposto, só para ver como ficaria?

Dito e feito: aí está o Ego, essencialmente uma embarcação com cabine para duas pessoas abaixo da linha d’água, excelente para se observar a vida marinha. Com duas quilhas e um tombadilho em cima, uma escotilha e uma escada para acesso à cabine, o Ego não tem capacidade real de mergulho, mesmo não muito fundo - mas pode fica ‘boiando’ enquanto seus ocupantes exploram o fundo de um rio, uma lagoa, ou mesmo à beira de um oceano, ou navegando a uma velocidade bastante interessante em locais não muito profundos.


A Ego foi desenhada da maneira mais simples possível, para poder ser operada por virtualmente qualquer pessoa, com apenas três controles: um volante de direção, um pedal acelerador e uma alavanca para ir para a frente ou para trás.

Para não acabar tendo uma colisão, possui um monitor LCD que recebe a visão de uma câmera colocada acima da linha d’água, um aparelho sonar que avisa quando estiver entrando num local raso demais, um rádio marítimo VHF e um sistema de monitoramento a bateria. Disponível em sete cores, seu preço ainda não está definido (vai depender do número de unidades vendidas) e a entrega vai demorar de três a quatro meses.

O Ego se desloca a 5 nós (9 km/h) máximos ou a uma velocidade de cruzeiro bem mais tranquila durante até oito horas antes de ter de recarregar suas baterias, o que pode ser feito de seis a oito horas. os motores estão nos pontões, como se vê nas fotos. Como o Ego não é pintado com tintas anti-craca, o fabricante recomenda que seja tirado da água uma vez por semana para limpeza.


Suas ‘janelas’ são feitas de material acrílico utilizado em grandes aquários, 200 vezes mais resistente do que o vidro convencional e com 92% de transmissão de luz.

 MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DO JLV:

http://www.cargaetransporte.com.br/index.php?pagina=tech_by_mail.php?id=1793








Nenhum comentário: