End eletrônico: edita@rnasser.com.br Fax: (61)3225.5511
Coluna 0611 09.fev.2011
___________________________________________________
Hora de picapes. Ranger Sport 2011, Mitsubishi Triton 2012
Hora de picapes. Ranger Sport 2011, Mitsubishi Triton 2012
Boa idéia a da Ford em enfeitar a versão mais simples e barata do picape Ranger – cabine simples, motor a gasolina – pregando acessórios, confortos, e dando um tapa industrial na aparência, incluindo charmosas rodas em liga leve. Chamou-a Sport e colheu resultados inesperados, como manter 15% do mercado para a nova versão.
Idéia boa, em 2011 evoluiu para a pintura de nova grade, para-choques e retrovisores externos na cor principal. Para destacar, o grupo óptico frontal foi escurecido e as rodas pintadas em cinza.
Manteve apliques externos em plástico e, solução do Ka, o do meio do painel pintado em cinza prata. Na prática 23 equipamentos de série além da direção hidráulica e do ar- condicionado - vidros elétricos um-toque e anti-esmagamento, travas elétricas, travamento automático, pequenos mimos e, relativamente ao modelo de entrada, apresentado há dois anos, aumentou o preço em 10% indo a R$ 56 mil, entretanto os acessórios superam o valor aumentado.
O foco da versão Sport é o usuário de estilo jovial, com quantos anos tenha, e que goste de aparecer. Seu preço é um vale-quanto-pesa relativamente aos pequenos picapes.
Produto rentável a público de muita graça e pouco trabalho, poderia ser complementado, diferenciar-se dos demais produtores de picapes, pelo uso da caçamba com paralamas externos – nos EUA esta versão chamava Splash, algumas importadas para o Brasil – e o gosto aqui sustenta pequenas indústrias que, por R$ 1,5 mil fazem-nas em fibra de vidro e vendem a consumidores diferenciados.
O motor do Sport é atualizado Duratec 2.3, 4 cilindros, 16 válvulas, tudo em alumínio, faz 150 cv e 22,1 kgmf. Câmbio mecânico, 5 velocidades, tração traseira, freios a disco na frente, tambor atrás. Recentemente a suspensão posterior melhorou muito a rolagem com o deslocamento dos amortecedores para as extremidades do eixo.
----------------------------------------------------------
Japa
A MMCB, que produz em Catalão, GO, utilitários Mitsubishi, reviu os picapes cabine dupla Triton, oferecendo adequações automobilísticas ao uso mais confortável, e nova versão XB com caçamba 18 cm mais comprida – XB na língua pátria dos norte-americanos indica Extra Bed – caçamba maior.
A automobilização dos Triton passa por aplicar melhor vedação termoacústica, pela inclusão dos comandos de som e piloto automático no volante de direção – nos diesel, apenas som, – e incorporação de GPS desenvolvido para a marca, cobrindo 1.200 cidades, 350 navegáveis em tela de 7 polegadas, 17,5 cm.
Mecânicamente podem contar com motores diesel – 4 cilindros, 3.200 cm³, monocomando e 16 válvulas, 165 cv de potência e 38,1 kgmf, e ciclo Otto, flex, V6, 24 v, 205 cv de potência, transmissão automática de 4 velocidades e mecânica com 5.
Assessoria de imprensa da MMCB não informou se o câmbio automático é de 4 marchas + overdrive, ou se a quarta é multiplicada; não sabe dizer dos freios traseiros; e desconhece a pretensão mercadológica e volumes de vendas para a versão com caçamba estendida.
Por razões igualmente desconhecidas, a MMCB resumiu o ano de 2011 a mês e meio, apresentando a modelia como sendo 2012.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Importados – Queda nas vendas dos importados em janeiro: 28,9% relativamente a dezembro. Número relativo, cresceu 93,2% comparado com janeiro de 2010. Entretanto o setor dos importados – sem fábrica no Brasil – cresceu a representação percentual dentro das vendas domésticas, de 3,73% a 4,16%, prevendo vender neste ano, 165 mil unidades.
Tira a mão ! – Sergio Marchionne, presidente da Fiat SpA, mandou o presidente do conselho da Volkswagen, Ferdinand Piëch, tirar as mãos da Alfa Romeo. Significa dizer a marca italiana não estar à venda. Para instigar, completou: por que não vai consertar a Seat ?
A marca espanhola da VW vai mal das pernas, mantida pela holding.
Gostinho – A Fiat em Betim recebeu uma das últimas unidades de Alfa Romeo 159 com motor V6. Deve destiná-la ao uso do presidente. A marca está ausente do país e terá trabalho para remontar rede de distribuição.
Negócio – A fim de Toyota Corolla com menor preço? Corra. A rede limpa o pátio das unidades 2010 e 2011, pois terá a modelia 2012 em março. Na prática aviva o mercado, com pequenas alterações na frente, traseira e câmbio com 6 velocidades, enquanto prepara mudança maior.
Foco – A marca esperou o surgimento do Renault Fluence e do Peugeot 408 para mostrar as novidades concorrentes.
Mensagem – Mostrar que seus carros devem ser como as pessoas querem, e não o contrário, será a essência da campanha publicitária da Renault para se harmonizar com o mercado brasileiro. Quer lembrar a família Logan e Sandero como adequadas ao piso do país e ao bolso do cliente, a garantia de três anos.
Voz do dono – Encerrou-se a pinimba envolvendo o Grupo Izzo e a fábrica de motos Harley-Davidson. De agora em diante a marca tocará seus interesses no país, cuidando da imagem, importação, distribuição e assistência. Fará nova rede concessionária nomeando em S Paulo, Belo Horizonte e, a curto prazo, Rio (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Campinas (SP) e Goiânia (GO). A fim de negócios? 0800 724 1188 ou sac@harley-davidson.com.br.
Enfim – O Brasil é o maior mercado de caminhões Volvo, instando-a a investir em sua fábrica de Curitiba, PR: fará motor de 11.000 cm³, caixas de câmbio com monitoramento eletrônico, e erigirá centro de logística.
Mudou – Empresário Sérgio Habib, trouxe a Citroën para o Brasil, tem quase metade da rede concessionária, e era a segunda rede de revendas Ford. Deixou os norte-americanos e adapta os espaços para receber a chinesa JAC. Quer inaugurar mais de 30 revendas no mesmo dia de março, quando lança a marca no Brasil.
Confusão – Estamos no segundo mês do ano e marcas apresentam carros 2012. Pouco resultado no apelo, serve apenas para confundir.
Bateria - A ACDelco lança baterias ACDelco FREEDOM 18 meses no mercado de reposição. A designação indica ser livre de reposição líquida e garantia de 18 meses. Diz o fabricante, tem maior capacidade de partida e de auto regeneração da carga.
Distância – Baterias norte-americanas e japonesas duram 4, 5 anos. Aqui, para durar ano e meio, merece modelo especial.
Cansou - A presidência do Grupo Valeo, gerindo a empresa na América do Sul, foi do paulistano bairro do Morumbi para Campinas, a 100 km. O trânsito paulistano e seu tempo perdido fazem migrar indústrias e pessoas para o interior. No caso, excelente entroncamento rodoviário e aeroporto capaz.
Peroba – 74 anos, câncer renitente levou Luiz Pereira Bueno, o Peroba. Piloto estelar, rápido sem aparecer, corria com o carro – qualquer um – e não contra o carro, andava rápido sem estragar o automóvel, vencia. Elegante, lembrava a tocada suave e veloz de Juan Manuel Fangio e de Jim Clark, fez a ponte entre o romantismo de Chico Landi e a moderna Fórmula 1, onde se aventurou sem estrutura financeira. Aqui esteve na profissionalização do automobilismo, dirigindo para a equipe Willys e criando a Equipe Z, mais conhecida como Hollywood. Modesto, rápido, foi-se antes do combinado e da homenagem que receberia domingo, no ABC Old Car, encontro de veículos antigos na Universidade Mauá, Sto André,SP. Há bom texto em www.fordparatodos.com.br
------------------------------------
Valor – O Simca Présidence esticado e tornado conversível para transporte do presidente francês De Gaulle foi vendido em leilão no Rétromobile, grandioso em exposição-vendas, Paris, semana passada: 117.300 euros. Uns R$ 260 mil. Barato. Nada rara e sem exclusividade Simca Jangada já foi vendida aqui por R$ 110 mil.
Gente – Carlos Henrique Ferreira, 37, engenheiro, novo desafio. OOOO Ex-Fiat, agora número 1 da área de imprensa na Renault, que quer ocupar espaços e bancou contratar o executivo da melhor equipe do setor. OOOO É o primeiro engenheiro tornado RP. OOOO
Um comentário:
O Caíque vai sacudir a Renault!
Postar um comentário