segunda-feira, 25 de junho de 2012

LA COLLEZIONE MARIO RIGHINI





Após o fim da Segunda Guerra Mario Righini montou um gigantesco Ferro Velho, coisa que deu muita grana e, com isso, montou uma belíssima coleção de 350 carros, motos, caminhões, tratores e automobilia variada que lhe chegava às mãos e era preservado e muitas vezes restaurado. Como dá para imaginar, a Coleção é centrada na rica história do carro Italiano e da Alfa Romeo, mas não fica restrita à Península.
Para abrigar a Coleção Righini usou os dois estábulos de um castelo medieval perto de Modena, um Pré e outro Pós Guerra. Estas fotos dão uma pálida idéia do que tem lá dentro, coisas como o Auto Avio 815, o primeiro carro que il Commendatore fabricou com dois motores de Fiat depois de sair da Alfa Romeo, anda sem poder usar seu nome nos carros por razões contratuais. 
É dificil absorver tudo em um só dia, pois é uma multidãode coisas boas que não acaba mais, a mais pratica noção de Céu na Terra. Mas não pense que isso é um amontoado de anões de Jardim, pois a grande maioria está em condições de uso: gasolina, bateria e vamos à Mille Miglia, por exemplo?



A primaira Ferrari chegando na casa de Righini. Faltou a voz de Pavarotti cantando Puccini - Nessun Dorma -- ao fundo, mas mesmo assim a singela beleza desse carro imortal e sua Carrozzeria Touring Superleggera me levou às lágrimas...
Aqui uma parte, os carros mais interessantes - como e ali existissem carros desinteressantes:
FERRARI 500 MONDIAL



A FERRARI DE VILLENEUVE

ALFA ROMEO TZ 2, A MAIS LIDA DAS ALFA


ASA 100 sPIDER, LA  FERRARINA



A ALFA ROMEO DE NUVOLARI

LAMBORGHINI 350 GT, O PRIMEIRO 

ALFA ROMEO 6C2300

FIAT CHIRIBIRI 7 LITROS 1914, RECORDISTA MUNDIAL DE VELOCIDADE

ALFA 6C2500 TORPEDO MILITARE

TORPEDO DI NUOVO

OM 1927FEITO EM BRESCIA

ALFA ROMEO 6C2500 FRECCIA D´ORO

ALFA ROMEO 6C2500 VILLA D´ESTE

LANCIA STRATOS DE RALLY

CISITALIA 1947

BMW 328 1937

A ALFA DE NUVOLARI, VENCEDORA DA MILLE MIGLIA








Um comentário:

Giovani A. Sardagna disse...

Mahar, estou sem fôlego!!!!Sensacional coleçao!!!Parabéns pela dica!!!