Terminou há uma semana a LAAD, a feira de equipamentos militares e policiais da América Latina. Centrada e um rico mercado de mais de 48 BILHÕES de dólares distribuído de forma desigual entre, principalmente, Brasil, Chile e Venezuela, a região promete gordos ganhos paraessa indústria onde ninguém acha caro um veículo de milhão de reais. Nesse cenário a grande estrela foi a IVECO Defence, o braço militar do Grupo Italiano pertencente à Fiat com o novo Blindado Guarani.
Associados ao exército brasileiro, os engenheiros da Iveco desenvolveram o substituto do Urutu e do Cascavel, os famosos blindados sobre rodas que foram o símbolo de regimes passados. Os 633 fabricados estavam ficando velhos e de manutenção difícil, pois seus trens de força estavam obsoletos, mais adequados a museus que a missões táticas;
Assim a IVECO, mostrando o raro senso de oportunidade propôs ao EB construir no Brasil uma nova “ENGESA” que produzisse um veiculo atualizado, com três eixos tracionados permanentemente e suspensão independente para melhor articulação em pisos acidentados, câmbio automático e motor Diesel moderno, da linha comercial OVECO. Em suma, um veiculo moderno, quede orgulho à Força. A fábrica projetada exclusivamente para o Guarani, como é chamado, vai construir só para o mercado Brasileiro 2.044 unidades até 2029, equipadas com o que há de mais moderno em telecomunicações e sensores de campo de batalha.
Junto com os Guarani a IVECO mostrou o LMV – Light Multirole Vehicle - uma espécie de Hummer usado com sucesso nas missões Italianas no Afeganistão e um DAILY blindado que não é destinado ao front de batalha.
O Agrale MArruá M31 reforçado com truque duplo na traseira, veículo a diesel que poderá ser vendido ao público civil por transportar mais de uma tonelada.
O Gladiador é um produto da INBRA, famosa blindadora de veiculos em geral. Com o recesso da guerrilha urbana a INBRA volta-se para novos mercados como o militar. Este veículo é movido por um MWM Sprint 2,8 Diesel Turbo de 140 cv e câmbio automático, além de, claro, tração nas quatro rodas.
O Gaucho é um projeto conjunto de um jipe moderno entre os Exércitos do Brasil e da Argentina, o que baixa muito seu custo. Construído com práticas de Dune Buggy, tem suspensão totalmente independente e a onipresente mecânica MWM Sprint 2,8 de 140 cv.
Abaixo vemos sua segunda geraçao, o "Caveirinha", um blindado de uso policial, com tração total e a mesma mecânica, resistente às armas do pessoal das montanhas: o AR15.
2 comentários:
Gosto muito destes monstrinhos. Achei interessante o novo veículo da Iveco, embora seja uma pena que não tenhamos mais indústrias nacionais capazes de fazer veículos assim.
É legal ver que na Rússia, da grande quantidade de veículos deste tipo que eles tinham em aplicações militares, uma grande parte passou para uso civil, e é um espetáculo comum nas ruas, principalmente nas grandes regiões inóspitas que eles tem por lá.
Sempre babei em cima desses bichões nas exposições de carros antigos.
Deve ser muito divertido dirigir um desses.
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