|
ACF BRILL |
Ao som de um blues que fala do Cadillac da mamãe.... A maior parte desses ônibus é igual aos GM Coach urbanos que rodaram muito no brasil, os "Gostosões". Eram assim chamados por terem sido os primeiros urbanos com ar condicionado e suspensão a ar nos dois eixos, além de câmbio automático em pleno começo dos anos 50.
|
GM COACH GOSTOSÃO |
Há também os rodoviários GM Coach antecessores dos PD 4104 da Cometa, os Siversides de 1948, além de um Brill ou outro de eixo dianteiro avançado. Em 1948 a gasolina era barata e eles usavam descomunais motores Waukesha a gasolina de 9 litros e seis cilindros em linha, que trabalhavam deitados dentro do chassi, ao contrário dos GMC.
|
GMC COACH SILVERSIDES |
Equipados com motores 4/71 Detroit Diesel de dois tempos, som lindo e muita fumaça preta, tinham câmbios Allison automáticos de duas marchas no caso dos urbanos. Já os rodoviários eram para homens fortes e hábeis de cambiada, com quatro marchas sem a minima sombra de sincronização. Era uma delícia observar um motorista de alto bordo executar sua arte trocando as marchas sem uma arranhada...
Nenhum comentário:
Postar um comentário