![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6kGdQfUYCkbFValPas8k0Trk_2sSoZedvDDmG5c3uGolcY3Cm3L8MyZ12_3GrVQevqenr_ZCc_ZnfHagcpawTY2UG1RV-7puLILxTrQq8oaVCHeOpSHqCeyrkeJAyVqq-JuYmXWGlI9c/s400/acf-brill-05.jpg) |
ACF BRILL |
Ao som de um blues que fala do Cadillac da mamãe.... A maior parte desses ônibus é igual aos GM Coach urbanos que rodaram muito no brasil, os "Gostosões". Eram assim chamados por terem sido os primeiros urbanos com ar condicionado e suspensão a ar nos dois eixos, além de câmbio automático em pleno começo dos anos 50.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigEX-KDdheZkC9EjtuUgWRkgGg7mXUmqVGd_ALwB2uPqZLPyUwsqRx91FYmBlj-qLFdic8ISRLhoBIgfU90QB8X3q0i9odaqIcZFGHkedyBHFrDVyq1eIkDtEyEKxpRfW_a_xiuBvmwiU/s400/Gr%25C3%25A1fico6.jpg) |
GM COACH GOSTOSÃO |
Há também os rodoviários GM Coach antecessores dos PD 4104 da Cometa, os Siversides de 1948, além de um Brill ou outro de eixo dianteiro avançado. Em 1948 a gasolina era barata e eles usavam descomunais motores Waukesha a gasolina de 9 litros e seis cilindros em linha, que trabalhavam deitados dentro do chassi, ao contrário dos GMC.
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GMC COACH SILVERSIDES |
Equipados com motores 4/71 Detroit Diesel de dois tempos, som lindo e muita fumaça preta, tinham câmbios Allison automáticos de duas marchas no caso dos urbanos. Já os rodoviários eram para homens fortes e hábeis de cambiada, com quatro marchas sem a minima sombra de sincronização. Era uma delícia observar um motorista de alto bordo executar sua arte trocando as marchas sem uma arranhada...
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