segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DKW SECHSZYLINDER...

Agora é seis igual a doze em linha... Nos anos 60 alguém fez um quatro em linha, e agora um seis cilindros que deve ter sua morada ideal embaixo do capô de um Puma, ou, pensando bem, de uma Marajó. Deve ser fácil de extrair uns 130 cv. Aí a emoção está garantida.... Note bem que o bloco e o cabeçote são inteiriços,  fundidos especialmente:  a simplicidade do 2 tempos...


Pena que já fui a Neu Hamburg, a terra do Gordinho Devasso, e não vi isso... Logo eu que gosto do aspecto trapizonga de motores Auto Union...



ATUALIZAÇÃO: O MOTOR V6 ALEMÃO EM NOVAS FOTOS:
Com 1.300 cm³ teria sido o menor V6 jamais fabricado, já que o Mazda  dos anos 90 tinha 1.800 cm³. Esse motor tinha 103 cv na versão multicarburada e 87 cv na  mono carburada duplo corpo. como aqui no DKW MOnza. Uma pena que não foi à frente. Os motores seis-em-linha foram armados também na SAAB para recordes de velocidade pura, conhecidos pelos pilotos como Monster...




O LINDÍSSIMO DKW MONZA

BOA ATUALIZAÇÃO DO ZAVATARO, AUTORIDADE EM BKW V6, EM RESPOSTA A UMAS DUVIDAS MINHAS:

Povo da fumaça:
Nunca foi experimentadas uma ou duas ventoinhas elétricas nesse motor? Não esquentava a parede de fogo furiosamente? Radiador pequeno. não? O que é aquilo depois da polia do ventilador? O Lubrimat? No motor forado carro a ignição é bem mais convencional, com distribuidores, do queno motor 1000, não? Ninguém usou até hoje uma ignição de Suzuki ou Kawa nos motores três cilindros?

abraços curiosos

Mahar

RESPOSTAS pela ordem:

1. Soluções como a dupla ventoinha elétrica mostrada na foto anexada são soluções modernas. Não haviam na época que o Dr. Hans Müller Andernach desenvolveu esse motor. Cabe lembrar, o Dr. Andernach foi que projetou os motores e cilindros a 2T da SAAB. Daí os distribuidores externos, identicos aos utilizados naquele carro.

2. O radiador utilizado era identico ao utilizado no 1000 SP. Um pouco mais baixo do que o original mas ocupava toda a largura do cofre do motor. Esse motor tinha diversas particularides interessantes a respeito do sistema de refrigeração. Por exemplo: Aquela tampa de alumínio (parecida com uma tampa de valvulas de um motor a 4 tempos), na realidade forma uma enorme camara d'água!!!
O carro não tinha cabecote separado: O pistão subia por uma espécie de camisa encorporada ao bloco (formando uma só peça fundida) que ficava totalmente envolta pela enorme camara d'água citada. Ou seja, o pistão ficava totalmente refrigerado pela massa d'água que se formava no seu entorno!!! Posso ver se mando essas fotos se houver interesse. Portanto, não me consta que havia problemas de superaquecimento.
Depois da polia do ventilador, na imagem do motor fora do carro, existe a bomba d'água que justamente faz circular a água das camaras d'água para o radiador e assim sucessivamente.

3. Quanto a ignição eletronica, acredito que valha o exposto em 1.
Finalmente, cabe destacar, o Graciano lá do RS, um dos maiores especialistas DKW do Brasil. Acabou de montar um motor DKW de 6 cilindros em linha; Quem sabe com o tempo ele não desenvolve um V-6 2.0!!!


Abs,
Zavataro

2 comentários:

Cristiano disse...

Esse v6 em alta deve ter um som!Adoraria te-lo em um Puma DKW e num Fissore.

Anônimo disse...

Caro Mahar
vc que gosta do "aspecto bizzarro" de algumas experiências em 2 tempos, vai gostar de saber que aqui em Sp já roda uma Vemaguet com bomba d'água elétrica e carburador de venturi variável !!!!
É um verdadeiro espetáculo !!!! Torque de motor de 4 tempos (sai em segunda sem queimar embreagem e tem o câmbio longo !!!!)e confiabilidade única por conta da baixa temperatura de funcionamento.
Está à sua disposição para testes Abraços
luiz Marinelli
luizmarinelli@yahoo.com.br