No fim de 2008 o G-Power Hurricane RS baseado no BMW M5 tornou-se o automóvel de passeio mais veloz do mundo com 367,4 km/h. No ano passado, a G-Power lançou o M5 Hurricane RR, que bateu o recorde anterior, indo a 372 km/h.
Agora, uma produção limitada a 1.035 unidades da BMW M5 Touring está sendo equipada com o motor V10 de dois compressores, 750 cv e 76,5 mkgf a 5.000 rpm do Hurricane RS. A perua bate o recorde do MTM RS6R de 2009 por 15,8 km/h e do Brabus T V12 de 1997 por nada menos de 40 km/h. Sua velocidade máxima é eletronicamente limitada a 360 km/h, fazendo com que ela seja desde já conhecida como a perua mais veloz do mundo.
A base dos fenomenais 750 cv do V10 de 5 litros é seu sistema de dois compressores, versão SK IIII RS. Atrás dos compressores ASA T1-316, cada um deles comprimindo os cilindros de um lado do motor, a carga de ar desce a temperaturas que intensificam o desempenho através de um intercooler duplo-voluto refrigerado a água, pintado na característica cor laranja, que substitui a caixa de ar sobre o motor do modelo de produção normal. Suas passagens curtas facilitam a mesma resposta imediata co motor de produção, mas combinada com um torque bem mais interessante.
Dentro, o V10 de quatro válvulas por cilindro tem pistões forjados Mahle de alto desempenho, com maior resistência e compressão mais baixa. Devido ao fato de que os pinos de pistão e as bielas de produção não aguentam o forte aumento de esforços, eles são igualmente trocados por componentes mais resistentes, especializados – e caros. O mapeamento da eletrônica do motor tem seu papel, com os 750 cv aparecendo entre 7.500 e 8.000 giros, enquanto o torque máximo aparece a 5.000 giros.
Fritar pneus num bicho desses é a coisa mais fácil do mundo e por isso os conjuntos rodas/pneus são de 20 polegadas: rodas G-Power Silverstone revestidas de pneus 255/35 ZR 20 na dianteira e 285/30 ZR 20 na traseira. A suspensão é por molas helicoidais sobre amortecedores, com ajustabilidade de nove padrões de compressão e tração, além de ajuste de altura infinitamente variável.
Os freios são de 396 mm de diâmetro na dianteira e 380 mm na traseira, com pinças de 6 e 4 pistões, respectivamente. Opcionalmente, os freios podem ser de cerâmica, que reduzem a massa não suspensa em nada menos de 50%.
A Hurricane RS Touring pesa quase 2 toneladas em ordem de marcha, mas vai de zero a em menos de 4,5 segundos, zero a 200 em 9,7 segundos e zero a 300 em 26. segundos. Ela custa 242.016,80 euros, cerca de R$ 550.000.
A G-Power foi estabelecida em 1983, produzindo carros únicos, sempre baseados em BMWs. Seu sedã Hurricane RR de 800 cv é o mais veloz do mundo, mas não é o único veículo recordista: o M5 Hurricane a gás é o mais veloz dos GLPs, com 333 km/h; o sedã de 730 cv faz 360 km/h; O cupê de quatro lugares mais veloz é o M6 Hurricane CS, a 370 km/h; e o M5 RR é o sedã mais veloz, com 800 cv e 372 km/h.
vEJA O RESULTADO ABAIXO, NO VIDEO:
JOSÉ LUIZ VIEIRA
Uma perua para famílias muito apressadas...
ResponderExcluirChega a ser surreal ler que a velocidade é limitada a 360 km/h... E o que dizer do 0 a 200 km/h em 9,7s?!!! Meu carro não faz esse tempo nem no 0 a 100 km/h...
ResponderExcluirPara quem gosta de "peruas" de alto desempenho como eu, esse M5 Touring é um prato cheio!
Uêba, Motor 3 voltando!!!
ResponderExcluir