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O novo Renault Twingo tem o DNA do antigo Renault Rabo Quente, por ter motor traseiro. O antigo 4CV foi o primeiro carro da Renault e um raro modelo na Europa com mecânica tudo-atrás em 1948.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE_JKQnrbZWkP97lzO5IFsho5qj8hyMKJqp9OgJBuRxKMdngpU50ySCOHmzoQd6kDwabqv1dJVoGCdy6baxvDoA-EBI5vNhrnb9KpNepcZHX4vRhKqlVM0I_G0BRl9AqUDI4Z7SaYztNi6/s1600/IM2716-hr.jpg) |
O imortal "Rabo Quente", pois no Brasil era inédito um carro de motor traseiro |
Nesses tempos, quando a Volkswagen patinava nos destroços da IIª Guerra e o Besouro era pouco mais do que uma curiosidade, o motor do 4CV, como hoje, era um 747-cm³ com 22 cv e quatro cilindros em linha com comando lateral, que deu gênese ao nosso Dauphine inicial com 31 cv e três marchas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF54LAsi-6G75747mfgebwbZ2BmSEOSCtyOL1iFb4Js74hMHd-fHzIX4fAlwnvMJHFm3MPtru6ej72hPxVNhyq9qvH3HmK5P4raeqOwLJrpwOSxEzf86qkueqs_YJl0lXgqIbWGWuvBvzG/s1600/1093-br-1.jpg) |
O Renault 1093 |
Depois vieram os "40 hp de emoção" do Renault Gordini. O final da série no Brasil foram os Interlagos e o Renault 1093 já com 53 cv e capazes da assustadora velocidade de 130 km/h. O último carro antes do Twingo e do Smart com motor traseiro foi o Hillman Imp de 1973, que vemos abaixo:
Aqui vemos como se verifica a bateria, o líquido de refrigeração e o do lavador de para-brisa. Nada como um carro francês para ser diferente... A plataforma é compartilhada com a Daimler e seu Smart. os motores são um três-cilindros 1.000 com 70 cv e um 900 turbo com 90 cv e 14 kgfm de torque, o que o transforma no Porsche dos pobres...Veja abaixo os detalhes do interior e como verificar a bateria e os líquidos...pena que a Renault não quer importá-lo. o Porsche dos pobres...
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