POUCA GENTE SABE HOJE EM DIA, MAS A FORD FABRICOU NO FINAL DOS ANOS 20 E COMEÇO DOS ANOS 30 (1929-1935) UM AVIÃO QUE TINHA O PAPEL DE SER O MODELO T DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. NESSE TEMPO AVIÃO AINDA ERA UM COISA MISTERIOSA E CARA E A FORD MUDOU TUDO ISSO COM ESSE AVIÃO . LANÇADO EM 1927 E FABRICADO ATÉ 1933, SÓ FOI TORNADO OBSOLETO COM, O ADVENTO DO IMORTAL DC3. tINHA TRES MOTORES ENTRE 220 E 450 CV CADA UM, CHEGAVA A 150 KM/H COM UMA MEDIA DE 13 A 15 PASSAGEIROS, SEGUNDO A VERSÃO.
UPDATE: UM PASSEIO PELO AVIÃO:
A RESTAURAÇÃO DE UM DELES:
UPDATE: UM PASSEIO PELO AVIÃO:
A RESTAURAÇÃO DE UM DELES:
Tem uma cabine de um desses no Smithsonian Air and Space Museum, em Washington DC.
ResponderExcluirTem também um "sofá" feito de várias poltronas de vários aviões diferentes.
É triste comprovar que hoje viajamos "enlatados" em poltronas ridículas. As poltronas desse Ford, do DC3 e do Constellation eram espetaculares!
Não subo num desses por dinheiro nenhum!!!
ResponderExcluirO Henry não fazia as coisas pela metade. Também fez um aeroporto em Dearborn (onde é a pista de provas), com a primeira pista de concreto dos US, com o primeiro hotel de aeroporto (que ainda existe e é ótimo) e, dizem, o primeiro terminal de passageiros dos US.
ResponderExcluirOs instrumentos montados externamente, sobre o suporte do motor, são extraordinários. Pra que gastar fiação e dutos quando o piloto pode muito bem olhar pra fora e ler... Só deve complicar um pouco em caso de chuva forte.
ResponderExcluirISSO, JOSÉ CARLOS, SINTA-SE SEGURO NA SUAS MARAVILHAS COMPUTADORIZADAS...ATÉ DAR TELA AZUL...LEMBRE-SE, É TUDO WINDOWS...
ResponderExcluirEu voei nesse avião em Oshkosh esse ano, uma experiência única pela bagatela de 80 dólares! Jamais esquecerei!
ResponderExcluirO designer do Trimotor, William Stout, também projetou alguns carros polemicos e com perfil aerodinamico como o Scarab. Na abertura do encontro de antigos de Amélia Island no ano passado o Trimotor fez um voo muito elegante...
ResponderExcluirRogério Machado