domingo, 1 de maio de 2011

LAAD, O SALÃO DE VEICULOS DO RAMBO...



Terminou  há uma semana a LAAD,  a feira de equipamentos militares e policiais da América Latina. Centrada e um rico mercado de mais de 48 BILHÕES de dólares distribuído de forma desigual entre, principalmente, Brasil, Chile e Venezuela, a região promete gordos ganhos paraessa indústria onde ninguém acha caro um veículo de  milhão de reais. Nesse cenário a grande estrela foi a IVECO Defence, o braço militar do Grupo Italiano pertencente à Fiat com o novo Blindado Guarani.


Associados ao exército brasileiro, os engenheiros da Iveco desenvolveram o substituto do Urutu e do Cascavel, os famosos blindados sobre rodas que foram o símbolo de regimes passados. Os 633 fabricados estavam ficando velhos e de manutenção difícil, pois seus trens de força estavam obsoletos, mais adequados a museus que a missões táticas;




Assim a IVECO, mostrando o raro senso de oportunidade propôs ao EB construir no Brasil uma nova “ENGESA” que produzisse um veiculo atualizado, com três eixos tracionados permanentemente e suspensão independente para melhor articulação em pisos acidentados, câmbio automático e motor Diesel moderno, da linha comercial OVECO. Em suma, um veiculo moderno, quede orgulho à Força. A fábrica projetada exclusivamente para o Guarani, como é chamado, vai construir só para o mercado Brasileiro 2.044 unidades até 2029, equipadas com o que há de mais moderno em telecomunicações e sensores de campo de batalha.



Junto com os Guarani a IVECO mostrou o LMV – Light Multirole Vehicle -  uma espécie de Hummer usado com sucesso nas missões Italianas no Afeganistão e um DAILY blindado que não é destinado ao front de batalha.
O Agrale MArruá M31 reforçado com truque duplo na traseira, veículo a diesel que poderá ser vendido ao público civil por transportar mais de uma tonelada.

O Gladiador é um produto da INBRA, famosa blindadora de veiculos em geral. Com o recesso da guerrilha urbana a INBRA volta-se para novos mercados como o militar. Este veículo é movido por um MWM Sprint 2,8 Diesel Turbo de 140 cv e câmbio automático, além de, claro, tração nas quatro rodas.


O Gaucho é um projeto conjunto de um jipe moderno entre os Exércitos do Brasil e da Argentina, o que baixa muito seu custo. Construído com práticas de Dune Buggy, tem suspensão totalmente independente e a onipresente mecânica MWM Sprint 2,8 de 140 cv.
Abaixo vemos sua segunda geraçao, o "Caveirinha", um blindado de uso policial, com tração total e a mesma mecânica, resistente às armas do pessoal das montanhas: o AR15.




2 comentários:

  1. Gosto muito destes monstrinhos. Achei interessante o novo veículo da Iveco, embora seja uma pena que não tenhamos mais indústrias nacionais capazes de fazer veículos assim.
    É legal ver que na Rússia, da grande quantidade de veículos deste tipo que eles tinham em aplicações militares, uma grande parte passou para uso civil, e é um espetáculo comum nas ruas, principalmente nas grandes regiões inóspitas que eles tem por lá.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Dallabarba4 de maio de 2011 às 19:56

    Sempre babei em cima desses bichões nas exposições de carros antigos.
    Deve ser muito divertido dirigir um desses.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é sempre bem vindo. De preferencia identifique seu comentário.