quarta-feira, 6 de abril de 2011

UM STREAMLINER DOS ANOS 40


Norman Tibbs projetou muitos dos carros bem-sucedidos na pista de Indianápolis. Em 1946 começou a fazer à mão um carro esportivo qque terminou em 1948, claramente inspirado nos projetos dos Auto Union e Mercedes feitos para correr na pista alemã de AVUS, onde chegaram a 400 km/h... O carro de Tibbs tinha o motor instalado atrás do cockpit apertadinho em um carro enorme, coisa bem de americano. Era uma bom Buick oito-em-linha de comando no bloco e válvulas no cabeçote com 4.200 cm³, tirado de um Buick Super. Na versão original produzia 140 cv, o suficiente para levar o carro de 1.000 kg a 200 quilômetros por hora.


O detalhe é que a carroceria custou 8.000 dólares, mais do que um Rolls-Royce Silver Dawn da época. O carro todo custou US$ 10.000, talvez graças a simplificações como a suspensão de Ford 46 na frente e atrás. Afinal não era pra fazer curva mesmo...mas o carro é um sopro de beleza em um  mundo na América que acreditava em maior é melhor e toneladas da cromo... Chegar em algum lugar com esse carro em 1950 era como chegar com uma nave espacial, ainda mais se o escapamento for bem-feito, pois esses Inline Eights Buick faziam música...







6 comentários:

  1. Do ano em que nasci?!!... Só podia ser coisa de outro mundo.
    ps: carro é o escambal, automóvel !!!

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia as linhas stream line mais dos onibus dos carros nao tinha visto ainda, simplesmente marvilhoso esse carro.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bonito.
    Bem que voce disse de onde ele pegou a inspiração para este seu Streamline :-)

    ResponderExcluir
  4. Um carro apropriado para Roger e Jessica Rabbit! Lindo e exótico!

    ResponderExcluir
  5. Eugênia, seu comentário foi preciso!!! Aparentemente, nem eu, nem Zé Rodrigo, nem Zé Mahar poderíamos dirigi-lo por razões, digamos, de capacidade cúbica interna...o que é uma pena!!! Talvez o Cava coubesse lá dentro.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é sempre bem vindo. De preferencia identifique seu comentário.