segunda-feira, 13 de junho de 2016

O SHOW MAHARPRESS CONTINUA


O Mahar, o amigo Mahar, o idealizador e dono do blog Maharpress, se foi. Mas seu trabalho continua como se o blog tivesse piloto automático. O verdadeiro, os dos aviões, que os mantém voando sustentando velocidade aerodinâmica, rumo e altitude enquanto houver combustível, e não o piloto automático que em santa ignorância muitos fabricantes e muitos jornalistas automobilísticos dizem os carros ter, pois mantém tão-somente velocidade, uma impropriedade — sacrilégio? — que o Mahar jamais diria. Não diria não por entender de automóvel, mas por entender o automóvel.

Não me lembro quando conheci o Mahar exatamente, mas imagino que tenha sido lá pelo início dos anos 1970, na nossa cidade, o Rio, ele jovem mas já adulto, eu 8~9 anos à frente. Imediatamente percebi que estávamos na mesma frequência, estávamos sintonizados. E como isso é difícil! Onde tinha gasolina e borracha, lá estávamos. Ou ele aparecia na minha concessionária VW em Botafogo. Aparecia de carro ou de moto. E tome papo. Impressionava-me sua cultura automobilística.

O Maharpress é a cara do Mahar. E tem piloto automático, sim. Vai continuar. Mesmo sendo monomotor. Ao contrário do meu, o AUTOentusiastas, que é um site quadrimotor com 14 motores auxiliares sob as asas. O monomotor Maharpress haverá de encontrar alguém que assuma o posto de comando para só então desligar o piloto automático.

Tenho certeza de que é isso o que ele mais pensava nesses seus últimos anos de tanto sofrimento e que de certo modo o atormentava. Se eu me for, será que o Maharpress acaba?

Não, Mahar, não vai acabar, não. Onde quer que você esteja agora, já livre do fardo físico que tanto o fez sofrer, vai ver que o seu Maharpress continuará em voo. Mesmo com outro piloto, que apesar de nunca poder ter o seu estilo de ver e escrever as coisas, que é único, saberá se empenhar para que o Maharpress continue a ter o seu jeito. Quanto mais com você continuando a mandar sinais de rádio para a cabeça dele. Ou dela.

Requiescat in pace, amigo Mahar.

Bob Sharp

22 comentários:

  1. bob,
    minhas reverências e admiração. somente alguém, como você, gentil, sensível e generoso para manter vivas nossas lembranças sobre o mahar, este tipo impossível. r nasser

    ResponderExcluir
  2. Registro aqui o meu pesar pela viagem precoce do irreverente jornalista que apoio-me fornecendo-me informações para a minha dissertação de mestrado em Memória Social, cujo título foi " A Memória da Volkswagen do Brasil ", na UNIRIO. Com certeza, mais adiante nos encontraremos na eternidade, observando juntos os veículos que não mais poluirão a atmosfera...

    SYNVAL REIS NETO

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Bob pela brilhante iniciativa de seguir a memória do Mahar.

    ResponderExcluir
  4. Bob só nos resta agradecer tamanho carinho.
    Pode deixar que retribuiremos com o mesmo carinho, mas sem lhe perturbar com as brincadeiras que fazíamos com ele! 😂

    Um forte abraço
    Márcio Santos

    ResponderExcluir
  5. Bob só nos resta agradecer tamanho carinho.
    Pode deixar que retribuiremos com o mesmo carinho, mas sem lhe perturbar com as brincadeiras que fazíamos com ele! 😂

    Um forte abraço
    Márcio Santos

    ResponderExcluir
  6. Que ótima notícia Bob. Maharpress sempre esteve entre meus favoritos.

    ResponderExcluir
  7. Bob Sharp, faz parte da nossa vida!
    Sempre nos presenteando com ótimos exemplos
    Parabéns Bob.
    Saúde! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional iniciativa. Só podia vir de um autentico AutoEntusiasta, como voce Bob. Nós, os órfãos do Mahar, não estamos mais sozinhos.
    É vida que segue, o Mahar Press continuará nos abastecendo com noticias, muita informação e ensinamentos, movidos a gasolina e ferrugem.
    Obrigado e conte com a audiência dos fiéis correligionários, que era como ele se referia a nós, os seguidores do MP.
    Meu agradecimento a voce, Bob e a quem mais se dispuser a participar da pilotagem da nave Mahar.
    Grande abraço.
    Romeu Nardini

    ResponderExcluir
  9. Bob Sharp, não o conheço mas desde já deixo aqui o meu agradecimento pela atitude generosa e altruísta de manter "voando" o MaharPress.
    Conheci o Mahar na mesma época que vc, meados dos 70, e no primeiro contato filou uma pilotada na minha RD350 1974 zero km numa noite fria no postinho,(a cara dele rsrsrs) daí em diante se estabeleceu uma amizade de mais de 40 anos que por não morar mais no Rio, nutri à distância.
    Ele, por tudo que representou no mundo dos veículos movidos a combustão interna (e outros), é merecedor da nossa homenagem e do nosso carinho, e manter o Blog MaharPress voando não poderia ser mais apropriado.
    Parabéns e mais uma vez obrigado por essa homenagem ao nosso querido Mahar !!!

    ResponderExcluir
  10. Poxa legal Bob, não tão irreverente, mas com certeza um discípulo a altura do mestre. Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Nada mais justo que você assumir esse legado Bob, Parabéns e Sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Nada mais justo que você assumir esse legado Bob, Parabéns e Sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Nelson Cintra
    Nos conhecemos nas pista a longo tempo e conheci o Marhar posteriormente, e ficamos grandes amigo. Estivemos juntos em varios eventos, ele sempre com seu estilo proprio, assim fico feliz em saber que o MaharPess continuara voando.

    ResponderExcluir
  14. Estou tentando achar palavras para comentar, mas elas me faltam. Literalmente.

    ResponderExcluir
  15. Na triste falta da verve do Mahar, mais verve. Viva Bob Sharp, sensível e oportuno.
    Fangel.

    ResponderExcluir
  16. SHOW!!!!!!!!!!!!! vamos em frente

    ResponderExcluir
  17. Caros leitores e amigos do Mahar.

    Eu gostaria imensamente de tocar a obra do grande amigo Mahar, mas é impossível dado a ter que me dedicar ao AUTOentusiastas e muitos outros trabalhos profissionais. Com minha mensagem eu quis dizer que o Mahar tem amigos verdadeiros e um deles haverá de manter o Maharpress vivo, e não inerte, largado no hospedeiro blogspot. O que posso lhes garantir é que já há uma pessoa incumbida dessa que classifico de nobre missão.
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  18. Bob, Marcel Mano, quero falar com você ou a pessoa que irá tocar o Mahapress -considero uma putza atitude, e não vamos deixar de isso morrer! Não importa o comercial, mas sim mostrar que essas lendas são "perpétuas" se a tocada não tiver leitores que aderem a continuidade do mestre, não importa. Aí extinguimos de vez. Considero essa ação bastante importante, não só pelo Mahar, mas muitos profissionais especializados "mestres" que vão as coletivas para obter uma refeição farta e trivial!

    ResponderExcluir
  19. Agradecemos todas as manifestações para mantermos o Maharpress ativo.

    Esses primeiros dias são os mais complexos e o Bob nos agraciou realizando a difícil tarefa do 1º post (confesso que tinha vários releases abertos, mas não tinha coragem de postar nenhum deles porque não achava adequado continuar, ou reiniciar, sem um post chave e eu não podia fazê-lo).

    Agora iremos continuar com os releases que recebemos, com posts inéditos do Mahar e algumas matérias que irão pra Biografia dele e contribuições de outros jornalistas que ele admirava.

    Ah, e claro, sempre que possível, sexta será dia de Blues!

    Abraços,

    Equipe Maharpress

    ResponderExcluir
  20. Com todo meu carinho, Amigo Velho...

    www.historiasdoserjao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é sempre bem vindo. De preferencia identifique seu comentário.